Sorrindo pra vida - 14/05/2013

Deus quer lhe dar um coração novo

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 14 de maio de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Ezequiel 36, 22-28.

“Deus usa de misericórdia com todos nós, Ele nos traz de volta para Sua casa, nos purifica com a água do Espírito Santo e nos dá um coração novo”, ressalta Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, no Livro de Ezequiel, nós podemos ver a história de um profeta que viveu em um tempo difícil, onde aconteceu a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém. Quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu Judá e levou o povo eleito, ali estava Ezequiel, exilado com todos os babilônios. Essas duas situações marcam muito a vida desse profeta.

A primeira está no começo do Livro de Ezequiel, é a visão da glória de Deus. O profeta tem sua vida transformada a partir dessa visão, pois agora ele se vê todo envolvido pelas bem-aventuranças do Senhor. Mas, a partir do capítulo 11 desse Livro, ele vê a glória do Senhor indo embora, deixando o povo eleito. Mas por quê? A glória de Deus abandona Jerusalém, porque todos estavam entregues à idolatria e isso é abominável para o Pai. O povo eleito deixava o culto a Deus vivo para idolatrar, a ponto que, dez anos depois, o Templo foi completamente destruído.

É diante de toda essa situação que o profeta começa a pronunciar essas palavras doces, palavras de restauração e de um tempo novo. Agora, a glória do Altíssimo, que havia ido embora, vai em direção ao povo exilado.

Foi por causa da idolatria e da rebeldia que o povo foi parar no sofrimento, mas, agora, Deus fala que o nome d’Ele não será mais profanado, mas santificado. O Senhor poderia destruir todo o povo por terem profanado Seu nome, mas Ele é amor e vem para santificar Seu nome no coração de todos.

Deus é fiel com seu povo e diz: “Vou pegar vocês do meio das nações, vou reuni-los de todos os países e levá-los para a sua própria terra.” É o que Ele faz conosco. O Pai nos traz de volta para a Igreja, assim como levou todo o povo de volta a terra que Ele lhes havia dado.

Depois, o Senhor continua dizendo: “Derramarei sobre vocês uma água pura, e vocês ficarão purificados. Vou purificar vocês de todas as suas imundícies e de todos os seus ídolos. Darei para vocês um coração novo e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.”

Deus usa de misericórdia com todos nós, Ele nos traz de volta para Sua casa, purifica-nos com a água do Espírito Santo e nos dá um coração novo.

A solenidade do próximo domingo é a Festa de Pentecostes. É nessa festa que o povo celebrava a entrega da lei do amor do Espírito Santo. É esta lei que o Senhor nos promete por meio da Palavra de hoje. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina, nos números 731 e732, a respeito da Festa de Pentecostes.

É no domingo de Pentecoste que acontece o derramamento do Espírito Santo. É nesse dia que a Santíssima Trindade nos é plenamente revelada, e, a partir dessa festa, o Reino anunciado por Jesus está aberto a todos que n’Ele creem.

Meus irmãos, aqui o profeta entendeu que é Deus quem toma iniciativa. É Ele quem derrama a água pura e nos dá um coração e um espírito novo. A nós cabe, unicamente, desejar essa transformação dizendo: “Faça em mim, Senhor, a Sua vontade. Arranca de mim esse coração de pedra.”

Dobre-se a Deus pela força do Espírito Santo, pois um coração de pedra não o levará a lugar nenhum, a não ser para o abismo. Deus não quer ver você no exílio ou no abismo, Ele vai com você em todos os lugares e, se você quiser, ele pode transformar sua vida. Deus pode tudo.

Deixe o Espírito Santo escrever essa lei nova no seu coração de carne, permita que o Pentecostes aconteça na sua vida e a Trindade Santa se revele a você. Que o Pai o visite, no dia de hoje, para acabar com todo ódio e revolta que possa existir no seu coração.

Rompa com toda mágoa, todo ódio e orgulho. Dobre-se diante do Senhor e permita que Ele escreva Sua Lei nesse coração de carne. É uma iniciativa do próprio Deus fazer isso em você. Basta a sua vontade.

A sua vida está nas mãos de Deus. Você não pode dizer: “Quando eu quiser, eu paro com esse vício, com esse ódio”. Tem de ser quando Deus quiser, e hoje Ele quer tirar esse coração de pedra do seu interior, quer purificá-lo de toda impureza e quer que você habite a terra que Ele deu para seus pais.

Quero terminar com as palavras do Papa Francisco, na Catequese da última quarta-feira, quando ele disse: “O Espírito Santo é a fonte inesgotável da vida de Deus em nós”.

O Espírito Santo está em você, deixe que a nova vida do Senhor se manifeste agora. Clame essa força do Paráclito. Que a vontade da beleza do homem novo e do coração de carne, que se deixa moldar pela vontade de Deus, se manifestem em você.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.