Sorrindo pra Vida -02/08/2012

Deus prefere a misericórdia

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 2 de agosto de 2012

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Miquéias 7,8-20.

“Hoje é dia de reconstruir seus muros”, propõe Alexandre
Foto: Maria Andréa

Meus irmãos, essa passagem é uma liturgia de esperança. Naquela época, Miquéias veio exercer seu papel de profeta para levar a Palavra diretamente a esse povo sem travas na língua. Ele falava, em alto e bom som, tudo o que tinha de dizer.

Nesse tempo, o povo de Deus sofria com muitas injustiças devido às suas escolhas erradas e sua teimosia. Como passavam por muitas dificuldades, acreditavam em qualquer um que chegasse prometendo tudo e acabavam vivendo como essa pessoa queria; muitas vezes, idolatrando outros deuses pagãos. E nós sabemos que a idolatria é abominável para Deus.

O povo seguia por esse caminho, mas Deus veio lhes falar: “O que fiz a vocês, meu povo, para me tratarem desse jeito?”. É a lamentação do coração do Senhor.

Para quem caminha longe de Deus, surge uma liturgia de esperança para o povo, exercido em favor dele e também por parte dele. O profeta vem dizer: “Não cantes vitória, minha inimiga, porque quando caio, depois me levanto. Mesmo que eu venha morar nas trevas, o Senhor é minha luz”.

Hoje, você, que nos acompanha deitado em uma cama, com muitos remédios ao lado por causa de uma profunda depressão, pode dizer à sua doença: “Não cantes vitória, minha inimiga”.

A depressão é uma doença que, atualmente, atinge mais de 30% da população; e ela pode acontecer por vários motivos, sintomas físicos ou emocionais. No entanto, muitos médicos explicam que a depressão é agravada pelas situações diárias nas quais vivemos, exigindo de nós sempre o melhor.

Essa competitividade que está na rua, em nossa casa e até na Igreja exige tanto de nós, que chega uma hora que nós não a aguentamos mais. Desanimamos, porque já não somos capazes. Vemos que é exigido sempre o melhor das pessoas, que os pequenos detalhes já não são mais valorizados. Não importa o que a pessoa é, mas sim o que ela pode produzir.

Você, que está com depressão, desanimado e triste, proclame: “O Senhor é a minha luz. Eu não vou mais permanecer na tristeza, porque Jesus me visita com a Sua luz. Não cante vitória, minha inimiga, porque eu vou me levantar.”

Hoje, é dia de reconstruir seus muros. A Palavra vem lhe dizer: “Deus vai além”. Se, por qualquer situação, sua vida está desmoronando, chegou o momento de se levantar.

Esse desmoronamento não será a última palavra da sua vida. Vá além! Em nome de Jesus, levante desse leito de dor, há uma vida para ser vivida. O Senhor vem dizer a você: “Olhe para sua vida, as lágrimas acabaram. Continue caminhando, agora é tempo de prosseguir.”

E como é bom ver as maravilhas que Deus sempre faz por nós. No contexto de muita dor, o profeta recorre a Deus: “Haverá algum Deus igual a ti, que tira o pecado, que passa por cima da culpa do resto de sua herança, não guarda sua ira para sempre e prefere a misericórdia?”.

Mesmo diante das escolhas erradas, Deus prefere a misericórdia. Ele a coloca à Sua frente para ir ao seu encontro. O profeta, fazendo essa experiência, termina dizendo: “Ele vai nos perdoar de novo! Vai calcar aos pés as nossas faltas e para o fundo do mar jogará todos os nossos pecados.”

Miquéias faz a experiência da misericórdia e, depois de ser atingido por ela, levou a liturgia de esperança para o povo.

Você, que hoje sofre, faça a experiência da misericórdia de Deus, aproxime-se do Senhor.

Talvez, você esteja sofrendo, porque falta perdão na sua vida. Assim como Deus, que possamos preferir a misericórdia nesta manhã. Deixe o Espírito Santo tocar seu coração e prepará-lo. Faça a experiência de viver a misericórdia do Senhor. Que seu coração se abra para o perdão.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.