Sorrindo pra vida - 21/02/2013

Deus precisa do seu querer para salvá-lo

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Filipenses 2, 12-16

“Não importa como você se sente no dia de hoje. Diante dessa Palavra, se você quer crescer e ter uma vida melhor, levante-se, arrume-se e saia para a vida”, orienta Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A Palavra de hoje é direcionada a todos os que querem ser obedientes, fiéis a Deus. Obediência não é fazer apenas o que uma pessoa pede, porque a verdadeira obediência tem a ver com querer o que o outro quer.

Não adianta realizar uma tarefa que, no coração, você não quer fazer. Os atos são importantes, mas primeiro vem a vontade do coração.

Se você realiza uma tarefa sem vontade de fazê-la, apenas por constrangimento de não conseguir dizer não, a obediência não acontece. Obediência é querer, com o mesmo coração, realizar aquilo que lhe foi pedido. Quando você age assim, mesmo que se empenhe e não consiga realizar o que lhe foi pedido, talvez por algum imprevisto, Deus vê que você obedeceu, porque Ele vê que, no seu coração, você quis fazer.

A Palavra de hoje fala de pessoas que querem ver a vontade de Deus se realizar em sua vida. Você é essa pessoa? Em seu coração, você tem a vontade de fazer o bem e realizar a vontade do Senhor? Então, essa Palavra é para você que é obediente, pois, mesmo caindo por algum deslize, levantou-se e voltou para Deus.

Depois de falar a todos que queriam fazer as vontades de Deus, São Paulo disse: “Não só na minha presença, mas também agora que estou longe continuem trabalhando com temor e tremor para a salvação de vocês.”

Diante desse trecho, você se pergunta: “Como assim? Quem nos salva não é o Senhor? Como pode a Palavra pedir que nós realizemos nossa salvação com temor e tremor?”.

A resposta está logo em seguida: “De fato, é Deus quem desperta em vocês a vontade e a ação, conforme a Sua benevolência.” Quem salva você é Deus, mas Ele o faz produzindo, em seu coração, o querer e a inspiração; Ele o capacita para fazer, mas Ele não o obriga.

Em outras palavras, Deus precisa que você queira e colabore para sua salvação, pois ela é uma coisa séria, é um dom de Deus que precisa do seu empenho. E, quando ela acontece, vem de uma vez só, mas vai se manifestando no decorrer da sua vida.

Deus quer a sua salvação e santificação, por isso não colocou você nesse mundo para viver triste, em guerra com os outros e consigo mesmo. Deus o fez para a paz, para o amor e a bondade, e tudo isso é possível se você abraçar as vontades d’Ele, abraçar a sua salvação com temor e tremor, com amor e respeito.

O Senhor quer que você tenha uma segunda chance para lutar e escapar da maldade. É assim que você se torna luz em meio a uma geração má e perversa. Faça tudo sem murmurar e questionar, seja íntegro, apegue-se à vida.

Você diz que o mundo está perdido e sem rumo; sim, ele está. Então, seja firme em Deus, pois é o único jeito de você ajudar a curar esse mundo, sendo um filho amado do Senhor e realizando em você a salvação dia após dia, permitindo que Ele o inspire no querer e no fazer.

Essa salvação é um processo natural e lento de transformação que respeita a natureza de cada um. No momento em que você decide se converter ao Senhor, na mesma hora você se vira para o bem, mas, depois dessa virada, haverá muitos passos a seguir.

No coração de cada um, essa transformação é um processo; mas, na hora em que ela acontece, a pessoa ganha o melhor companheiro de todos que ela poderia ter: o Espírito Santo.

Temos que renovar e fortalecer o nosso ‘sim’ a Deus todos os dias. Esse esforço nos fará mudar e crescer como uma árvore, a qual se projeta em direção ao céu, lança raízes profundas à Palavra de Deus e dá frutos de amor a quem precisa.

Não importa como você se sente no dia de hoje. Diante dessa Palavra, se você quer crescer e ter uma vida melhor, levante-se, arrume-se e saia para a vida. Chega de ficar parado nas murmurações, questionamentos e críticas. Hoje, é dia de levantar-se e ir à luta. Você vai conseguir, porque é Deus quem vai realizar o querer e o fazer no seu coração.

É pelo caminho do bem que se cresce e entra no céu, mas esse caminho começa aqui. As coisas boas podem custar a acontecer, mas elas acontecem. O caminho da felicidade se dá de forma invisível e você só o percebe com o tempo. Então, para você que lutou até agora e que está tentado a desanimar, não desista, permaneça firme em Deus, porque você está no caminho certo.

A sua parte é lutar e deixar o resultado nas mãos de Deus, pois é Ele quem realiza o querer e o fazer. Quanto a você, levante, lute e confie no Senhor.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa: