Sorrindo pra vida - 16/12/2013

Deus nos garante o consolo em meio às provações

Mensagem do Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Filipenses 4,11-13.

“Em todos os momentos que pudermos, vamos elevar nosso pensamento a Deus”, orienta Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A Palavra de Deus tem o poder de nos edificar, construir e consolar. Às vezes, imaginamos a vida de uma pessoa que segue Jesus como uma vida feliz, na qual tudo acontece como ela deseja; no entanto, sabemos que não é assim. A vida é igual para todos, o que muda é a postura da pessoa que crê. Os cristãos, homens de Deus, enfrentam as mesmas dificuldades que todas as outras pessoas; eles erram sim, mas Deus os ensina nos erros.

Nós nos perguntamos o que difere a vida de quem tem fé e de quem não a tem. A diferença é que quem tem fé consegue ver de maneira diferente a situação, pois, de dentro do coração do fiel, vem a força para vencer as dificuldades.

Quando nos deparamos com uma Palavra como esta de hoje, nós nos perguntamos se sabemos viver assim, pois, quando estamos bem, achamos que não precisamos de fé.

É fácil ser grato a Deus quando tudo vai bem, mas algumas pessoas não sabem viver na abundância, porque se desordenam e se iludem, perdem os amigos por acharem que podem tudo.

Sabemos viver na penúria sem nos revoltar contra Deus? Vamos pedir ao Senhor a graça de vivermos toda e qualquer situação, seja ela boa ou não. “Dá-nos, Senhor, a graça de entender o que esta Palavra nos diz hoje”.

A tentação é covarde, porque se aproxima de nós na hora da penúria para nos fazer pensar que Deus não está conosco. Mas, na hora do sofrimento, o Senhor nos faz passar por períodos de abstinência, e o que era abundante em nossa vida, nos falta. Por isso, temos sempre de nos lembrar que, até nos momentos de abundância, não podemos achar que não precisamos mais d’Ele, não podemos deixar o orgulho nos derrubar.

Deus nos ensina a viver e coloca-se ao nosso lado em cada momento. Ele nos ensina a viver de maneira correta; a nós cabe aprender a viver na exata condição que temos naquele momento. Nós podemos enfrentar qualquer coisa quando Deus nos dá forças, mas é preciso que a determinação venha do nosso coração para que o milagre aconteça.

Se, nesta manhã, a força de Deus encontrar um coração divino, tudo será possível.

O Senhor nos mostra e nos faz ter clareza do que Ele quer de nós quando O questionamos e nos abrimos para ouvi-Lo. Ele nos enche de forças para que o primeiro passo seja dado.

Se o amor humano nos conforta, o que não faz por nós o amor de Deus? Ele é o Amor que se manifesta nos momentos que necessitamos, e, em nenhum momento, Ele nos deixa desconsolados.

Deus não arranca o mal da pessoa, mas arranca a pessoa do mal. O problema continua ali, mas não nos afeta, não nos deprime, pois o nosso coração não se deixa abater como antes, porque Deus nos deu o consolo, nos deu a paz.

Há coisas que não vale a pena termos, se para tê-las for preciso nos vendermos. Então, precisamos aprender a viver com o que temos em todas as situações, sempre cientes de que as pessoas podem nos tirar aquilo que temos, mas jamais tirarão de nós o que somos.

Quem, mais do que ter, se preocupa em ser, pode perder tudo que reconstruirá seus bens, pois n’Ele tudo podemos! Coloquemos nosso coração em sintonia com Deus e Ele nos dirá o que é mau e o que é bom.

Em todos os momentos que pudermos, vamos elevar nosso pensamento a Deus.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.