Sorrindo pra vida - 12/05/2014

Deus nos faz fortes em meio às tribulações

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 12 de maio de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmo 30,5-13.

“A alegria do nosso coração está nas mãos de Deus”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Iniciemos esta manhã consagrando nossa vida às mãos de Nossa Senhora, porque, quando nós nos consagramos a ela, é a Deus que nos consagramos pelas mãos de Maria. E ela continua a nos dizer: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. É sobre essa confiança – o derramar do óleo da alegria –, que o Senhor nos fala hoje. Ele está enxugando nossas lágrimas, pois um novo dia começa para nós.

“Se de tarde sobrevêm o pranto, de manhã vem a alegria.” Quantas vezes nós dormimos chorando, sem palavras para rezar, com nosso coração partido, e a dor se torna tão grande que a palavra nem vem à boca. Mas como uma noite que passa, a dor também vai embora; e Aquele que faz nascer um novo dia, faz renascer em nós a alegria. Deus nos dá um dia de cada vez para relembrarmos que existe esperança, que a dor não é a última palavra, e sempre há uma palavra de alegria e recomeço.

Se, em nosso coração, formos surpreendidos por uma grande mágoa e por decepções, como uma uma espada que transpassa nossa alma, saberemos que tudo está nas mãos de Deus.

A alegria que se vive, independente de sofrimento, é frágil, pois essa não é provada na dor. Deus preparou um caminho de consolação para nós, e uma alegria suportada ao lado d’Ele não é estéril, fadada a desaparecer, mas perdura, pois se torna uma alegria amadurecida. Assim como a noite passa, o sofrimento também vai passar, pois é Deus quem nos consola. Podemos ver os cuidados do Senhor, quando, após uma notícia ruim, Ele nos manda pessoas para consolar nosso coração.

Deus vem enxugar nossas mágoas com amor. Quando, em nossa vida, experimentarmos a injustiça, não tomemos partido do mal, porque temos o Espírito Santo em nosso coração. O Senhor sempre no abre novas oportunidades, uma nova porta, e nos dá a oportunidade de corrigir nossos erros e recomeçar. É o Espírito Santo quem nos visita, fazendo brotar, em nosso coração, o desejo de começar de novo.

O que deve nos guiar é a certeza de que, se temos Deus ao nosso lado, não há por que nos desesperarmos ou termos medo de sofrer, pois é hora de confiar nas promessas do Senhor para nós. Muitas vezes, olhamos para a vida dos nossos familiares, para os erros passados, e temos medo de que o mesmo aconteça conosco, mas o amor de Deus, no nosso coração, nos garante que sempre há uma chance de recomeçar. Temos a ideia de que um erro pode condicionar toda nossa vida, e corremos de erros em erros até o coração desmaiar de tristeza. Jesus morreu na cruz para que tivéssemos o direito de recomeçar nossa vida, de acertar depois de tantos erros.

O salmista nos fala no versículo 7: “Quando eu era feliz, eu disse: nada vai me vacilar!”, mas aí vieram as tribulações. Como nos perturbamos na hora da dor, do sofrimento! Ficamos cegos, entramos em desespero e temos tendência a desanimar. Mas quem é a pessoa forte? Quem é a pessoa segura? Aquela que foi provada na hora na tribulação.

Nossa vida assemelha-se ao mar. Este passa por calmarias e tempestades. Sua vida já passou por tribulações? Você está passando por tribulações? Saiba que o marinheiro mais seguro não é aquele que se poupou da tempestade, aquele que só navega em tempo bom. Só aguenta firme quem passou por tempestades, pois tem a coragem de seguir em frente.

A primeira vez que somos atingidos pelo sofrimento, desmoronamos. Na hora mais crítica do nosso sofrimento, devemos nos agarrar em Jesus e clamar o Espírito Santo, pois “na Tua bondade, Senhor, me fizeste mais firme que um monte”. Nessa hora, devemos gritar para que o Senhor nos firme durante o momento de tempestade.

Todos querem ser blindados do sofrimento. Deus nos blinda mas não como um carro-forte, mas como grandes árvores, que precisaram passar por várias tempestades. Quanto mais tempestades, mais fortes elas ficaram, mais suas raízes ficaram firmadas. Quando mais sopra o vento do sofrimento, mais as nossas raízes precisam ser enraizadas em Deus.

Dá-nos, nesta manhã, esta graça, Senhor. Se, à tarde, vier o pranto, nesta manhã, queremos abrir o nosso coração para a alegria. Quanto estava acomodado, eu dizia: “Nada vai me fazer vacilar”, mas veio o vento do sofrimento e eu clamei ao Senhor, e Ele me fez mais firme que um monte. A última ordem dessa palavra é cantar louvores a Ele. Vamos juntos orar ao Pai e pedir que Ele venha em nosso socorro. Vamos bendizê-Lo pela graça que já foi alcançada, porque as graças do Senhor já estão sendo derramadas em nós.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva