Sorrindo pra Vida - 06/07/2012

Deus nos chama a semear Sua Palavra

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 6 de julho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova ou pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 1,43-51.

“Nossa parte é o querer, o realizar é de Deus. Para que a semente d’Ele brote, é preciso semear, não basta só acreditar”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

No dia seguinte, Jesus partiu para a Galileia, encontrou Filipe e lhe disse: “Segue-me”. Filipe não foi sozinho. Quando ele viu Natanael, disse-lhe: “Encontramos Jesus, venha conosco”.

Geralmente, quando caminhamos para o mal ou para o bem, nunca vamos sozinhos. A pessoa que se direciona para o mal, seduz outras e as carrega com ela. Quando nos direcionamos ao bem, a experiência com Deus é tão boa que se torna uma necessidade, em nosso coração, fazer com que outras pessoas O experimentem também.

Natanael ficou desconfiado com o convite de Filipe, porque sabia que a família de Jesus era muito simples; deste modo, como poderia o Filho de Maria e José ser o Filho de Deus? Então, ele diz a Filipe: “De Nazaré pode sair algo de bom?” Filipe lhe respondeu: “Venha e veja!”, mas, antes que Natanael visse Jesus, Ele já o conhecia.

Quando pensamos que descobrimos Jesus, cometemos um grande engano, pois é Ele quem nos vê primeiro. É Ele quem vem a nós, porque estávamos perdidos. O Senhor entra em nossa vida, nos cura, orienta, fortalece e nos faz pessoas novas.

Foi Cristo quem viu Natanael e declarou a seu respeito: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!” Jesus conhece nossa verdade; para Ele o que importa é o nosso interior. Vemos, hoje, tantas pessoas investindo na aparência e deixando de lado o coração. Ela é importante, mas não alimenta nenhum relacionamento.

Natanael ficou deslumbrado quando Jesus falou dele e Lhe perguntou: “De onde me conhece?”. Jesus respondeu: “Antes que Filipe o chamasse, quando estava debaixo da figueira, eu o vi”. Então, nos perguntamos: “Por que falar da figueira?” Porque ela era considerada um lugar de sabedoria; muitos ficavam debaixo de árvores para rezar. Nesse momento, Natanael reconheceu o Filho de Deus, pois Ele viu o que ninguém mais poderia ver.

Antes que qualquer pessoa venha falar de Jesus para você e antes que você O procure, Ele já o escolheu. Nós acreditamos que Deus espera de nós sempre a perfeição, mas não, Ele espera de nós a bondade no coração e o desejo de sermos d’Ele. Não é acertar sempre, mas sim ser do bem e de Deus. Ele sabe que vamos errar, mas sabe também que erramos tentando fazer o bem. Ele vem, porque sabe que precisamos d’Ele. Natanael poderia estar fazendo algo de errado em baixo da figueira, mas Deus não o julgou nem falou sobre o que ele fazia, simplesmente o viu antes que ele viesse.

Quem escolhe você é Deus. Se, hoje, você ouve essa Palavra, é porque Ele preparou esse momento. Ele escolheu você para a sua salvação, não por causa dos seus talentos, porque ele não precisa disso. O Senhor não precisa de capacitados, Ele capacita seus escolhidos. Depois que Ele escolhe, o Espírito Santo trabalha na vida da pessoa de uma forma que até ela fica surpresa. Ele dá novas forças no momento em que a pessoa mais precisa. É nessa hora que o milagre de Deus se manifesta.

É na hora da fraqueza que o Senhor nos mostra todo Seu poder e que ouvimos o Espírito Santo dizendo: “Basta-te a graça de Deus”. Se tivermos o Espírito Santo no coração e o desejo de fazer o bem, tudo acontece como deve. Precisamos ter sempre dois desejos no coração: o de sempre permanecer na justiça e de nos preparar para viver as provações. Quem diz que a vida em Jesus é feita só de maravilhas é irresponsável. Ele nos conhece e sabe o momento certo de nos socorrer, a nossa parte é ficarmos firmes no bem e preparados para a provação, porque a tentação não nos poupa. Isso abre portas e nos dá forças para vencermos qualquer dificuldade.

Aprendi uma oração com Santo Agostinho: “Senhor, aquilo que me pede parece estar além da minha força. Se não me ajudar, eu não vou conseguir. Dá-me forças para fazer o que me pede, e pede o que quiser a mim.” Só o Senhor pode nos dizer o que é certo nos momentos difíceis, Ele nos dá forças e nos batiza no Espírito Santo.

Há muitos que chegam a nós para falar que tiveram um “sinal” de Deus sobre nós, mas, quando Ele tem uma missão para nós, somos os primeiros a ser avisados. Podemos contar com a ajuda dos outros, mas a primeira confirmação é no nosso coração.

O que vem de Deus traz alegria ao coração. Quando Ele tem algo para nós, toca em nossa intimidade.

Talvez você esteja dizendo: “Essa Palavra foi direcionada para mim, Deus falou comigo.” Aí, Ele vem lhe falar: “Você crê, porque ouviu essa Palavra? Então, prepare-se, porque verá coisas maiores.” Ele tem coisas grandes para você. A Palavra transforma vidas.

Quando aceitamos o Seu convite e levamos a Sua Palavra, verdadeiros milagres nos acompanham. Não basta crer, é preciso fazer o que Ele nos pede. Nossa parte é o querer, o realizar é de Deus. Para que a semente d’Ele brote, é preciso semeá-la, não basta só acreditar.

Jesus olha para você nesse momento. Aonde quer que você esteja, Ele olha para você com amor e diz: “Eu estou com você. Só é preciso a minha graça para que você veja coisas maiores acontecer.” Bendito seja, Senhor, pela Palavra de vida que traz ao nosso coração hoje e sempre.

“O que impede de você se unir a Deus são os medos? Medo da vida radical ou das perdas? Então, se prepare para a provação, porque, no momento certo, Deus se manifestará em seu socorro e lhe libertará. Quem perde tudo por Ele, ganha tudo. Coloque em Suas mãos toda sua vida. Se há algo que lhe impede de se encontrar com o Senhor, entregue a Ele. “Senhor dê-me Sua força que eu Lhe dou o meu querer. Venha em meu socorro e dê-me a Sua graça.”

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.