Sorrindo pra Vida - 07/03/2012

Deus não pode perdoar a quem não reconhece o próprio erro

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 7 de março de 2012.

Ouça:

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está no Salmo 51,3-21.

“Depois de reconhecer o pecado e se arrepender dele é preciso confessar-se e, por último, romper com o mal”, aconselha Márcio
Foto: Wesley Almeida

A passagem bíblica meditada hoje é muito importante porque está intimamente ligada ao nosso bem-estar, à nossa saúde emocional e física. Desde o Antigo Testamento a Palavra de Deus nos mostra que existe uma relação profunda entre pecado e enfermidade. Foi uma relação confusa, equivocada, mas é inegável, porque ela existe. No passado pensavam que a enfermidade fosse um castigo enviado por Deus por causa do pecado cometido.

Jesus mostrou que eles estavam equivocados ao pensarem daquele jeito, todo pecado gera, como consequência, a enfermidade, mas nem toda doença nasce do pecado. Este tem uma relação estreita com todo o desequilíbrio nervoso, psíquico, físico e está na origem de todo o problema humano, mas nem toda enfermidade é fruto direto do pecado, a pessoa pode adoecer por outras razões.

Se prestarmos atenção à nossa vida veremos que a enfermidade, muitas vezes, entra em nós como consequência das escolhas erradas que fazemos, como o desequilíbrio no comer, no beber ou na falta de respeito aos próprios limites. É muito fácil perder o equilíbrio e, uma vez perdido, traz consequências más para a nossa vida.

Esse trecho bíblico trata do primeiro passo para a nossa saúde: erradicar o mal, a enfermidade começa com um pedido. O Espírito Santo me ensinou que não é à toa que os Salmos chegaram a nós, pois, na hora em que não temos força para rezar, Deus coloca as palavras na nossa boca.

Rezar nos faz entender a verdade guardada no versículo 3, que ensina: o amor de Deus por nós vai além do que fazemos e ultrapassa todo pecado e todos os méritos que temos. Pode ser que os méritos sejam maiores que os erros, mas o amor que Deus tem por nós é superior a todo o bem feito.

A primeira coisa que precisamos fazer para libertar o coração do mal e da enfermidade causada pelo pecado é reconhecer a iniquidade, Deus não pode perdoar a quem não reconhece o próprio erro. No entanto, não adianta reconhecer se este não é acompanhado de sinceridade, e no caso do pecado tem nome: arrependimento. Depois de reconhecê-lo e se arrepender dele é preciso confessar-se com um sacerdote e, por último, romper com o mal.

Se nos arrependemos é preciso romper com o mal, e só depois clamar ao Senhor que nos dê um coração puro e um espírito de decisão. A Palavra de Deus nos diz que tudo o que não nasce da convicção é pecado. E a libertação passa por uma decisão profunda do coração da pessoa.

Deus devolve à pessoa a alegria de ser salva e a sustenta com ânimo generoso. Se você fizer esse caminho de purificação a alegria lhe será devolvida, a felicidade que se desbotou será restabelecida. A partir do momento em que você purifica o seu coração, Deus lhe devolve a alegria de saber que a sua vida não está perdida.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.