Sorrindo pra vida - 28/01/13

Deus está ao lado dos que sofrem

Mensagem do missionário Márcio Mendes, da Comunidade Canção Nova, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 28 de janeiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em II Reis 6,15-23.

“O que o Pai do Céu fez por Jesus, Ele fará por nós”, diz Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Como é diferente quando entramos numa luta guiado pelo Espírito Santo! A vitória não é pela destruição dos inimigos, mas contra a inimizade.

O profeta Eliseu ouvia as inspirações do Senhor e as transmitia ao povo. Certo dia, ele se levantou e viu um exército cercando o acampamento; então, o servo procurou o homem de Deus e disse-lhe: Meu senhor, o que faremos? Estamos perdidos! Eliseu repondeu o que todo cristão deveria responder em meio às dificuldades: “Não tenhas medo! Os que estão conosco estão em maior número do que os que estão com eles”. Diante dos nossos desafios, deveríamos sempre ter, em nossos lábios, essa reposta que Eliseu deu ao servo de Deus: não tenhas medo!

Essa Palavra nos faz lembrar uma outra: “Se Deus é por nós quem será contra nós?” (Salmo 26).

Imediatamente, Eliseu orou: “Senhor, abra-lhes os olhos para que vejam”. E o Senhor abriu os olhos do criado de modo que ele viu a montanha cheia de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. A oração do profeta era: “Senhor, ponha o mal em confusão”. Essa cegueira é espiritual. Eliseu orou para que eles se confundissem.

Não foi a destruição daqueles homens que pôs fim a guerra, mas a destruição da inimizade. Nós temos de aprender a vencer o mal pelo amor, e começar amando o Senhor. Todo amor tem seu início no amor de Deus. Quem não se abre e se dispõe a amar tem dificuldade até mesmo de amar seu pai e sua mãe. Esse amor precisa ter sua raiz no amor de Deus. Mas não basta que Ele nos ame para nos dar a vitória em nossas lutas e combates; é preciso que, de nossa parte, nós também amemos o Senhor e lutemos afim de recebermos esse amor e o conservarmos em nosso coração.

O primeiro passo para vencer é abrir os olhos; para perder é fechá-los. A consequência da pessoa que perdeu a visão, o sentido do para que está nesse mundo são terríveis e desastrosas. É triste vermos a falta de visão das pessoas.

É tão importante ter visão no plano afetivo e espiritual, que, em sua oração, Eliseu intercede pelo seu servo: “Senhor, abra-lhes os olhos para que vejam! “Senhor, abra nosso olhos e dê-nos a visão.” Se não conseguirmos ver, precisamos recorrer a Deus e pedir-Lhe essa graça.

Quando nossos olhos estão abertos pelo Espírito Santo, nós podemos ver, em tudo o que nos acontece – seja alegre ou triste -, a mão de Deus a nos livrar, nos sustentar e nos conduzir. Deus está do lado de quem sofre.

Quando nossos olhos se abrem pela força do Espírito Santo, podemos ver Deus em todas ocasiões e situações. Somos capazes de enxergar a ajuda do Senhor naquele momento de tristeza que vivemos. Como é fácil nos perdermos em meio ao sofrimento!

Quando estamos desesperados, fica muito fácil tomarmos a decisão errada. Precisamos ser como Eliseu, que teve visão e aproveitou dos carros dos inimigos para ir para Samaria. Precisamos ter essa sabedoria e tratarmos o problema, o sofrimento como uma oportunidade para crescer na vida.

Quantas pessoas dizem que, depois que se casaram, tornaram-se pessoas melhores. O casamento pode ser um transporte para o crescimento. No entanto, quantas pessoas que você conhece dizem que a vida piorou depois que se casaram? Por que existem visões diferentes diante da mesma situação? A situação é a mesma, mas enquanto uns a encaram como um crescimento pessoal imenso, outros a veem como um fardo insuportável.

Um considera o casamento como instrumento nas mãos de Deus para fazê-lo melhor; outro o considera um fardo esmagador insuportável.

O mesmo acontece com o namoro que acabou. Nem era um casamento, nem era uma família ainda, mas a pessoa rompe com o outro o relacionamento e este pensa em tirar a vida por casa daquele que terminou. Você precisa louvar a Deus por tê-lo livrado de viver com uma pessoa que não queria ficar ao seu lado.

É preciso pedir ao Senhor que nos nos abra os olhos para enxergarmos. A escolha está em nossas mãos. Queremos ser guiados pelas preocupações ou pedir a Deus que abra nossos olhos para enxergarmos com clareza e agirmos em Deus? Cabe a nós escolher como as situações vão nos afetar. As coisas não dependem dos acontecimentos em si, mas de como nos posicionamos diante deles.

Quantas pessoas, hoje, são melhores depois de uma demissão, o término de namoro, uma nova chance no casamento? Se nos deixamos abater pelos sofrimentos, não sairemos do lugar.

Um bom navegador não navega só com os ventos a seu favor; ele também usa os ventos contrários para avançar. Será que o Espírito Santo não pode fazer isto por você? O Senhor só não pode fazer muito por uma pessoa que desistiu.

A tentação sabe que o exército desanimado já chega na batalha derrotado. Esse dia de hoje, é o momento para começarmos animados. Deus não nos chamou para a derrota, mas para a vitória! Se a pessoa perde a esperança, ela desmaia espiritualmente.

Quem não tem vida interior, vai minando sua vida física. Se a tentação não nos tira do bem, ela faz de tudo para colocar vários ataques para nos abater.

Abra seus olhos para enxergar que o bem é maior que o mal. Há mais pessoas do bem do que do mal. É preciso abrir os olhos para ver que Deus não desiste de quem não desiste! Se você não desistiu de vencer, Deus não desistiu de enviar o socorro d’Ele para você!

Confie no Senhor. Não tenha medo, porque os que estão com você estão em maior número.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Cristiane Viana

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.