Sorrindo pra Vida - 21/04/2010

Deus é o seu aliado e te livra das angústias

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 21 de abril de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em Salmos 24,8-22.

Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”
Foto: Wesley Almeida

Deus é bom e reto. Quão bom é o Senhor! Em Deus não se experimenta a maldade. Deus não é vingativo. Ele não se vinga de você, mas sim da maldade, destruindo-a.

Ele destrói aquilo que é mau, aquilo que se perverteu. Infelizmente, muitos se familiarizaram com a perversidade. Mas em nosso meio, ao nosso redor, existem muitas pessoas boas dispostas a nos ajudar. No entanto, muitos de nós, familiarizados com a maldade, começam a enxergar maldade em tudo, inclusive em Deus! E acham que Deus é vingativo e não percebem quão bom é o Senhor.

Entre todas as profissões da nossa sociedade sempre existe aquela “cota de farsantes”, ou seja, aqueles que “dizem ser mas na verdade não são”. Por isso, não podemos generalizar. Tem gente que diz que “nenhum médico presta”. Mas isso não é verdade: tem muito médico bom por aí, muito profissional sério nesta área. E assim em todas as áreas profissionais existentes: tem sempre gente boa, séria, honesta e competente. Mas quem vê perversidade em tudo não consegue enxergar isso. Para ele “tudo é mau e ninguém presta”.

Deus é bom. Ele reconduz ao caminho certo os pecadores. O Senhor jamais nos reconduzirá por um caminho terrível. Você quer coisa pior do que alguém te indicar um caminho errado quando se está perdido? Imagina se isso ainda acontece de madrugada: corre-se o risco de perder, além do carro a própria vida! Mas Deus não age assim conosco: Ele sempre nos reconduz ao caminho certo.

O que Deus mais quer é ter você de volta. Mas Ele precisa que você reconheça algo importante: que você se perdeu e precisa voltar para o caminho certo. Está na hora de retroceder, voltar atrás, arrepender-se e dizer para Deus: “Eu pensei que seria feliz por conta própria. Mas enganei-me. Sem o Senhor conduzindo os meus passos eu não consigo ser feliz. Perdão, Senhor!”

Se faço algo mau, e o faço conscientemente, eu estou pecando. No entanto, se faço algo mau, mas por ignorância, sem estar consciente, isso não é um pecado mas sim um erro. E o Senhor hoje quer que reconheçamos os nossos erros e voltemos atrás, busquemos a Ele. Isto é humildade. E humildade é verdade.

Ainda que eu ande por um vale escuro eu não temerei, pois o Senhor está comigo. Ele caminha ao nosso lado! Deus honra aquele que n’Ele confia. O meu compromisso com Deus é crer n’Aquele que o Pai enviou: Jesus Cristo.

Confiar em Jesus é crer que com Ele eu posso recomeçar sempre. Em Deus encontramos reconciliação, perdão. É por amor que o Senhor nos perdoa. N’Ele não encontramos “portas fechadas”.

Todas as vezes que você confessa os seus pecados você destrói o mau realizado. E Deus está ao seu lado neste processo. E a partir disso o Senhor salva aquilo que Ele fez. Eis a importância da confissão. Assim percebemos que Deus conduz os passos do homem humilde, mas não os passos do homem orgulhoso.

“Que advém ao homem que teme o Senhor?” (Salmo 24,12a) O que acontece com o homem temente a Deus? Muitas vezes nos questionamos a respeito disso. E o salmista responde: “Deus lhe ensina o caminho que deve escolher. Viverá na felicidade, e sua posteridade possuirá a terra. O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança” (Salmo 24,12b-14) Ou seja: Deus se faz o seu aliado. Daí eu te pergunto: “Quem vai te enfrentar se você tem ao Senhor como o seu aliado?” É isso o que acontece com aquele que teme ao Senhor: ele tem a Deus como seu aliado.

O que Deus oferece para nós neste dia? A Palavra de Deus nos dá a resposta: “Protejam-me a inocência e a integridade, porque espero em vós, Senhor” (Salmo 24,21) Você quer se proteger contra a maldade? Seja íntegro, seja um homem reto. É muito difícil esconder uma mentira. A mentira não foi feita para a nossa natureza. Não é escondendo a mentira que nos defendemos, mas sim a partir destes dois escudos: a integridade e a retidão. Seja íntegro e reto e Deus te livrará de todas as suas angústias.

Você quer se livrar da angústia? Quer ter paz em seu coração? Santo Afonso de Ligório nos ensina de que forma podemos cooperar com Deus para que Ele arranque a angústia de nosso coração: Não se preocupe em fazer muitas coisas, mas procure realizar com perfeição aquilo que você acredita ser a vontade de Deus.

Se você começar a obedecer o que a Palavra de Deus nos instrui no dia de hoje, você encontrará a paz interior. E não será uma paz antiga, uma paz “recuperada”. Mas será uma nova paz, uma paz tão grande em sua vida, que você jamais pensou ser possível experimentá-la. É esta paz que Deus quer hoje infundir em seu coração.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: Conheça o podcast “Preparando Pregadores” com Márcio Mendes

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Revista Canção Nova de Abril de 2010

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto