Sorrindo pra vida - 14/03/2013

Deus é o nosso guia

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 14 de março de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 16,13-19.

“Deus escolheu, em especial, o homem que reconhece o essencial para o nosso tempo”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Bendito seja Deus por esta Palavra, porque ela nos ajuda a entender quem é este homem que Deus coloca à frente do Seu povo.

Jesus escolheu Pedro, porque Ele queria que alguém continuasse o Seu trabalho e porque essa era a vontade do Pai.

Nesta passagem, Jesus perguntou o que as pessoas diziam sobre Ele, mas isso não era o mais importante. Na verdade, o Senhor queria saber o que pensavam os que caminhavam ao Seu lado. “E vocês, quem dizem que eu sou?”

Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Então, Jesus declarou: “Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano quem lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.”

Pedro é aquele a quem Deus revela o essencial: reconhecer Jesus. Todos os apóstolos tiveram a oportunidade de responder, mas só Pedro, inspirado pela graça do Pai, conseguiu fazê-lo.

O Papa é aquele capaz de ver o essencial pela graça de Deus. Não basta ser inteligente e estar preparado para realizar as atividades na liturgia, o que faz a diferença é a graça do Senhor que está sobre o escolhido.

Os cardeais, em comunhão, ligaram ao céu o novo Papa Francisco, e essa escolha foi coroada pela graça de Deus. Cada um deles colocou o seu coração na hora da escolha, e o Espírito Santo operou neles. No momento da eleição, o Senhor colocou toda Sua graça no escolhido.

Depois de escolhido, o Papa, além de ministrar a Diocese de Roma, preside a comunhão dos bispos do mundo todo. Ele tem a responsabilidade de manter a Igreja unida, ele zela para que haja amor entre os irmãos e para que os bispos se mantenham em comunhão.

Jesus, vendo a importância de ter uma pessoa para dar continuidade à Sua Igreja, aceitou e acolheu a escolha do Pai; então, disse ao apóstolo: “Você é Pedro e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la”.

Eu pergunto a vocês: Que instituição atravessou dois milênios sem ser levada à ruína? Essa Palavra é uma profecia de Deus que vigora até hoje. A Igreja é feita por humanos e passou por muitos momentos bons e ruins. Ela é atacada sempre e, muitas vezes, com e sem razão, mas, independente disso, ela é uma promessa do Altíssimo que prevalece para sempre.

A nova vida trazida por Jesus precisa ser vivida em comunhão com os irmãos e com o Senhor, e isso deve ser feito na Igreja, a qual foi inspirada por Deus e feita para os homens, para que haja essa comunhão. Já dizia o Senhor: “Onde um ou mais se reúnem em meu nome, Eu estou no meio deles.”

A Igreja é um templo vivo formada por pessoas cheias do Espírito Santo. E onde houver a presença de um ser humano, haverá dor e pecado, mas também amor e comunhão. Então, não desista da sua Igreja só porque quem está à frente dela errou. Lembre-se que é Deus quem preside a Igreja por meio do Papa e é Ele quem guia você. Então, coloque seus olhos no Senhor, é a Ele quem você deve seguir.

Muitas pessoas criticam a Igreja sem conhecê-la. Não que ela esteja isenta de ser criticada, mas existem pessoas certas para isso. Só quem está dentro dela faz isso com amor e sempre para o melhor.

É como as catedrais. Se vistas de fora, são simplesmente pedras, cimento e vidros escuros, mas quando vistas de dentro, à luz do sol, tornam-se um espetáculo de vida e cor, trazem uma experiência maravilhosa com Deus. Você precisa entrar nela para entendê-la. Para entender a Igreja, você precisa estar dentro dela e sob a luz de Deus.

Deus escolheu, em especial, o homem que reconhece o essencial para o nosso tempo: Jesus. Esperemos confiantes nele, sabendo que é o Senhor quem o guia.

Na caminhada da fé, sempre haverá um Papa à nossa frente. Nós não vemos, diretamente, Jesus nem Pedro, mas vemos Francisco. Com alegria, agradeçamos a Deus por essa grande bênção.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.