Sorrindo pra Vida - 21/05/2012

Deus é nosso porto seguro

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 21 de maio de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmo 62,6-13.

“Deus é nosso refúgio, é para onde fugimos todas as vezes que nos encontramos perdidos e fracos. Somente Sua segurança nos permite descansar”, afirma Márcio
Foto: Maria Andréia

O Senhor nos diz, nesta manhã, que o poder pertence a Ele. “Só em Deus repousa minh’alma”. A Palavra nos garante que só n’Ele podemos encontrar repouso para nosso corpo e nosso coração. Passamos por muitos desgastes físicos e emocionais, mas devemos começar, este dia, dizendo: “Somente no Senhor repousa a minha alma e o meu coração”. Devemos dar essa ordem ao nosso coração com a certeza de que só n’Ele podemos descansar.

O Senhor é o nosso repouso, porque d’Ele vem a nossa segurança. Ele é nosso abrigo seguro. Ninguém repousa sem estar seguro; é como se tivéssemos de dormir na rua, não iríamos conseguir, pois sabemos que correríamos riscos. Não é possível descansar dessa forma.

Deus é o nosso refúgio, é para onde fugimos todas as vezes que nos encontramos perdidos e fracos. Apenas a segurança que Ele nos dá nos permite descansar.

Mesmo num tempo de tantas instabilidades, podemos confiar no Senhor, porque sabemos que n’Ele nada muda. Confiando no Pai, sabemos que estamos confiando no bem e no amor, e nessa confiança a violência não tem espaço. A Palavra nos diz que não devemos nos apoiar na violência, porque, dessa forma, passamos a confiar no poder que temos de forçar as outras pessoas a fazer o que queremos, submetendo-as às nossas vontades. Quantas pessoas sofrem em seus lares por perder o amor devido à violência. Maridos que perderam o amor de suas mulheres por se acharem superiores, pais que deixaram de ter a afeição de seus filhos por causa das agressões físicas ou verbais.

Muitas vezes, nós nos comovemos com algumas situações, mas não sabemos o verdadeiro motivo pelo qual elas acontecem. Às vezes, as pessoas criam uma mágoa por causa de algo que lhes aconteceu no passado e cultivam esse mal a vida toda. A violência tira todo o espaço do amor em nossa vida. Quando confiamos em Deus e obedecemos Sua Palavra, a dureza do nosso coração vai embora, dando espaço para a experiência com a doçura do Espírito Santo.

O Salmo de hoje nos dá esse caminho. Se confiarmos no Senhor, o Espírito Santo trabalhará em nós, amansando nosso coração. A partir disso, perceberemos como é importante o poder de Deus, pois ele nos torna mais tranquilos. Isso é graça divina, é um milagre ter o Espírito Santo amansando nosso coração.

Para quem acordou agitado, ansioso ou preocupado, tome posse dessa Palavra: “O poder pertence a Deus, só Ele pode acalmar seu coração no dia de hoje. É Ele quem lhe dá essa graça”. Para recebê-la precisamos colaborar com Ele, aprendendo a discernir o que é do Senhor e o que não é d’Ele. É muito fácil escolher entre o bem e o mal; difícil é escolher entre duas coisas boas, ou seja, o que é bom para nós e o que é bom para Deus. Aquilo que Ele nos mostra nem sempre é o que escolhemos. Por isso é importante saber discernir o que é de Deus, escolher o que Ele quer e trabalhar esse desejo em nós. Devemos alimentar, em nosso coração, a vontade d’Ele. Depois disso, acontecerá uma verdadeira libertação em nós.

Precisamos conquistar o que o Senhor quer para nós. Não podemos ficar parados, esperando a graça chegar. São poucos os que se permitem passar pela vontade do Pai, porque, às vezes, temos de sofrer para conquistar o que queremos, perder para ganhar. É confiando em Deus que passamos por todas as tribulações. É com nosso empenho e oração que conseguiremos crescer.

Precisamos confiar em Deus, romper com a violência e aceitar a vitória que nos é dada pelo Pai. Nada é maior do que Deus. Se nos unirmos a Ele, jamais perderemos a esperança, pois o Senhor nos apoiará em todos os momentos.

Vamos, neste dia, renovar nossa confiança n’Ele. Que, nesta manhã, ninguém se deixe desanimar ou alimentar de coisas ruins. Deus tudo pode e virá em auxílio de todos. Confiemos em sua força diante de todas as dificuldades. Pela Sua graça vamos extinguir toda violência. Vamos rezar por aqueles que nos desejam o mal, agir com mansidão nas situações mais difíceis. Fazendo isso, vamos receber a recompensa, porque a graça é a providência e Deus proverá em nós. Confiem n’Ele.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.