Sorrindo pra Vida -01/06/2012

Deus é nosso maior consolador

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 1 de junho de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Apocalipse 21,1-7.

“Deus veio para ficar com seu povo”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

“Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” É interessante vermos o significado desse trecho que fala: o mar já não existe, porque, num primeiro momento, nós nos entristecemos, pois o mar é uma coisa belíssima. Aqui, no entanto, o mar é uma palavra que precisa ser interpretada para que possamos acolher o que Deus quer nos falar. Todas as vezes que se fala em águas volumosas, fala-se no mal e na morte. Quando a Palavra diz que o mar já não existe, significa que toda ameaça de morte já passou, o mal acabou.

O Evangelho nos diz que Jesus caminhou sobre as águas. Isso quer dizer que todo mal foi submetido, ficando abaixo dos pés do Senhor. Todo mal foi embora dando lugar a uma coisa maravilhosa: “A cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus”. Ele veio para ficar com Seu povo.

Quando amamos alguém, queremos sempre estar perto dele. Quando ficamos longe, a distância se torna algo tão grande que o abraço justifica essa falta que sentimos, porque “apertamos” a pessoa de tal forma que demonstramos o quanto a amamos. Assim é com Deus, pois Ele nos ama tanto que não consegue ficar longe de nós. Muitos conseguem viver sem estar perto d’Ee, porque se deixam seduzir pelas coisas do mundo. Até mesmo as pessoas que estão sempre na igreja e são referências para outros cristãos, podem estar com o coração longe do Senhor, mas não há um único dia que Ele se afaste de nós.

Haverá um dia que nenhum mal nos afastará mais do Pai. Neste dia, estaremos na Sua presença definitivamente. Mas, enquanto isso não acontecer, precisamos ter a certeza de que Ele está sempre conosco, nos amparando e nos auxiliando em todos os momentos.

Como é maravilhoso saber que Deus virá em nosso auxílio para enxugar todas as nossas lágrimas! Quais lágrimas você tem derramado em sua vida? Por quais motivos ou por quem elas caem?
Escutem o que o Espírito Santo vem lhes dizer no dia de hoje: “Deus mesmo virá para enxugar suas lágrimas, independente do motivo, Ele os consolará. A morte não mais existirá.”

Os gritos, o luto e a dor passarão, porque uma nova realidade está chegando para nós. Todos já passaram por uma experiência de dor e sofrimento, e como é bom contar com pessoas que, verdadeiramente, nos amam e poder desabafar com elas nesses momentos. Devemos sempre colocar aquilo que nos machuca para fora. Talvez, a saúde que você espera venha por esse caminho, porque quem não põe para fora os sentimentos ruins, adoece.

É bom termos uma pessoa com que podemos abrir nosso coração, melhor ainda é permitir que Deus seja essa pessoa em nossa vida. Devemos ter sempre o Senhor como nosso consolador principal, pois sem Ele nenhum desabafo é consolado. Se Ele não está presente, o acolhimento da pessoa faz bem, mas não consola. O consolo d’Ele é diferente do consolo do mundo.

O mundo nos consola com coisas superficiais: bebidas, drogas, atividades que nos distraem, palavras vazias, prazeres superficiais. Tudo isso é ruim, porque nada se resolve à custa da distração e da compensação. Beber para esquecer os problemas, fazer compras excessivas para se sentir melhor, procurar outra pessoa para compensar todo aborrecimento que se vive no casamento, trabalhar até mais tarde para não ter de voltar para casa e enfrentar as situações difíceis. Nada disso adianta.

Com Deus o consolo é diferente. Num primeiro momento, não gostamos, porque Ele não nos consola tirando o mal de nós, mas quando nos tira do mal. Dessa forma, a pessoa adquire uma paz tão boa, que fica preparada para enfrentar a vida. Ele traz descanso para nossa alma. Deus nos conforta ao nos trazer paz na provação e enxugar nossas lágrimas, oferecendo-nos a graça do Espírito Santo. Para recebê-Lo, é necessário que o queiramos, é preciso reconhecer que precisamos d’Ele e permitir que Ele venha enxugar nossas lágrimas.

O Senhor dará água a quem tem sede, a quem for fiel até o fim. Ele dará graça e esperança a todo vencedor que for fiel e não mais d’Ele se afastar.

Peçamos que o Pai venha enxugar todas as lágrimas derramadas no dia de hoje, dando-nos a graça da Sua presença. Que todos possamos voltar para o Senhor, porque Ele nos espera. Vamos nos entregar a Ele neste momento.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.