Sorrindo pra Vida - 26/01/2012

Deus é a nossa luz e com Ele não nos sentimos fracassados

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2012.

Ouça:

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Isaías 50, 7-10

“Mesmo caminhando no escuro, confiemos no nome do Senhor”, afirma Márcio
Foto: Maria Andreia

Mesmo caminhando no escuro, sem ter uma resposta imediata, confiemos no nome do Senhor, pois temos de pôr a nossa esperança em Deus, como ensina a própria Palavra de Deus. Esta passagem bíblica fala a todos aqueles que se sentem caminhando no escuro, diz que o Senhor Deus é o nosso aliado e firmou conosco uma aliança desde o dia do nosso batismo.

A nossa aliança no dia de hoje é Deus. Quando abandonamos um projeto para escolher outro, muitas vezes, parece que nós fracassamos, pois o ser humano é limitado e não sabe fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Trazemos todo o aprendizado de tudo o que fizemos, o quanto aprendemos e o quanto o Espírito Santo nos treinou para que chegássemos a esse limite.

Sabemos que não vamos nos sentir fracassados se temos Deus conosco, a melhor maneira de vencer o sentimento de fracasso é nos unindo ao Senhor. Em nossa vida nós vamos deparando, muitas vezes, com o sentimento de derrota.

Enquanto estivermos unidos a Deus, enquanto nosso desejo estiver em Deus, poderemos questionar que, se ao nosso lado está Deus que tomou a nossa causa, quem poderá ir contra nós? Se o meu Advogado é o Senhor quem vai me condenar?

Essa passagem fala a nosso respeito, quando andávamos em trevas, com nosso passado em meio à escuridão, quando nos sentíamos perdidos, desconsolados. Mesmo caminhando no escuro, confiemos no nome do Senhor.

Se nos não tivermos na nossa vida a verdadeira luz, que é Jesus Cristo, vamos sempre viver em trevas, mas se tivermos no nosso coração essa luz jamais estaremos na escuridão total. Porque caso contrário, as emoções negativas nos dominam e nossa vida perde a luz.

Embora o erro seja nosso, quando tomamos decisões [no Senhor], Deus vai escolhendo um caminho para nos tirar da escuridão, pois Ele nos ama e sempre nos liberta, mesmo que nós tenhamos provocado a nossa própria escuridão com nossos pecados.

Enquanto houver temor a Deus, a luz d’Ele jamais se apagará, assim como o nascer do sol vem trazendo a certeza de uma nova vida, Deus quer que tenhamos a certeza da presença d’Ele ao nosso lado.

Nos momentos de escuridão a presença de Deus se revela a nós. E não me refiro apenas à escuridão do mal, mas sim da desobediência, daquela noite escura da alma, pois quando não estamos unidos a Deus estamos longe da vontade d’Ele. Parece que quando fugimos do Senhor, na verdade, estamos exatamente onde Ele quer que estejamos, pois o tesouro encontrado nessa escuridão é o próprio Deus.

Nessas horas, temos que fazer como quando quem está no escuro faz: sair tateando, e quando achamos a vela, a família se une. Assim como quando estamos no escuro, precisamos nos aproximar de Jesus, que é a luz, e caminhar com Ele na mesma direção.

Deus nunca se afasta de nós, mesmo quando cometemos um pecado grave; nessas horas nós mesmos nos afastamos d’Ele. Esses momentos de trevas são importantes para aprendermos que o Senhor não nos desampara. No entanto, revolta-se quem não sabe o Deus que tem.

Se entrarmos num caminho de escuridão, nos sentindo perdidos, e vemos que isso foi fruto das nossas escolhas, deveremos nos confessar e nos alegrar, pois Deus quer nos dar coisas boas e está ao nosso lado para ensinar tudo o que ainda não sabemos.

Podemos afirmar com toda a nossa fé, porque Deus está conosco, que o Senhor é a nossa luz e sabemos que não seremos fracassados.

Se estamos nos sentindo perdidos, está na hora de parar e ouvir o Senhor, porque Ele jamais não nos desampara.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.