Sorrindo pra vida - 21/03/2013

Deus cuida de nós!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 21 de março de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 10,29-31:

“Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Quanto a vocês, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais.”

“Para Deus você tem valor”, ressalta Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

É o próprio Jesus quem nos fala nessa Palavra, e, se olharmos desde o começo do Capítulo 10, nós veremos que Nosso Senhor Jesus Cristo consola, instrui e exorta seus discípulos.

E, em um determinado momento, vendo o medo que eles carregavam no coração, assim como nós que, às vezes, temos muitos medos que atormentam e roubam as nossas forças, o Senhor disse: “Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.”

Se Deus cuida, vê, ampara e se preocupa com dois pássaros, que não têm nenhum valor, quanto mais com você, que vale mais que muitos pardais.

Para Deus você tem valor. Se Ele sabe dos fios dos seus cabelos, muito mais das preocupações que estão no seu coração. O Senhor cuida de você, por isso não tenha medo.

Na vida, nós carregamos muitos medos, mas o medo que mais nos aflige é o de ficarmos sozinhos. Esse medo pode decorrer de várias situações que vivemos. Talvez da nossa infância, quando fizemos a experiência de dormir sozinhos, e nessa hora nos sentimos abandonados. Ou, na hora da dor, quando chamamos alguém para vir em nosso socorro, mas ninguém vem.

Podemos citar vários exemplos que deixam marcas no nosso coração. E, quanto mais cedo fazemos a experiência do abandono, mais marcante é para nós, porque nós nos sentimos deixados para traz.

Jesus sabe que nós carregamos essa dor dentro do coração, por isso Ele nos deu essa Palavra que cura do sentimento de abandono ou de perda pela morte.

Para quem já experimentou ou vai experimentar essas perdas, Jesus dá a resposta de como viver essa solidão. “Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Quanto a vocês, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais.”

Jesus contou essa Parábola para dizer que Deus se preocupa com você. Que você está nas mãos d’Ele e que Ele conhece não só os seus cabelos, mas todas as suas necessidades e que você vale mais que muitos pardais. Ele contou essa história para dizer que você é importante para Deus e que por isso, você não está sozinho.

Jesus quer que experimentemos a presença de Deus como ela realmente é. Ele nos acolhe como uma mãe e nos ampara como um pai.

Com a sua mãe, você faz a experiência do acolhimento. Com seu pai, a experiência da segurança. Com Deus, você tem as duas coisas, Ele cuida e protege você, por isso Ele propõe dois caminhos de cura.

O primeiro caminho é você entender que você tem valor. Para você conseguir vencer esse medo de solidão, Deus ensina que você é importante e que você precisa reconhecer isso e se dar esse valor.
Jesus diz que você vale muito, mais do que muitas coisas que você admira. Se Ele cuida dessas coisas que você admira, muito mais cuidará de você.

O segundo caminho que Jesus nos mostra é exatamente esse, Deus cuida de nós. Então, primeiro nós precisamos nos valorizar, segundo, precisamos saber que Deus cuida de nós e que Ele não nos deixa só.

Nós podemos contar com os cuidados dos amigos, mas só eles não bastam para nos libertar do medo. Eles não são eternos e, por melhores que sejam, eles podem decepcionar. Só a confiança em Deus é que possibilita contarmos com outras pessoas sem decepções e dependências.

Quando tiramos Deus dos nossos relacionamentos, nós ficamos dependentes das pessoas. Mas, será que elas vão sempre nos socorrer? Será que esse socorro vai ser suficiente para tirar o medo de dentro do coração? Às vezes, o medo é pior que o mal que nos ameaça. Só Deus pode tirar esse medo de nós.

A Palavra nos mostra que para nos livrarmos do medo dependemos de um processo interior que só podemos realizar com a ajuda de Deus, porque homem nenhum tem o poder de tirar esse medo do nosso coração. Só Deus arranca o medo da nossa alma. Como? Dando-nos essas duas certezas.

“Você é precioso para Mim. Eu estou contigo e não te deixarei.” Deus está com você. Foi Ele quem o criou e por isso você tem muito valor. Aconteça o que acontecer, Ele sempre cuidará de você.

Deus cuida de todos, mas a cura é um processo interior que, com a ajuda d’Ele, depende de você. Você quer fechar essa ferida? Então, valorize-se. Mesmo que você sinta que ninguém é por você, saiba que não lhe faltará a verdadeira ajuda. Deus cuida de você.

Termino com as palavras de São Pedro: “Confiai a Deus todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.