Sorrindo pra vida - 09/05/2013

Deus cuida de nós por meio de Maria

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 9 de maio de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 2,1-12.

“Por meio da sua obediência, você favorece os milagres de Deus para sua vida”, afirma Alexandre.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, na passagem bíblica de hoje, podemos ver que Nossa Senhora foca o seu olhar de Mãe em três ocasiões.

Ela está em uma festa de casamento e, naquela época, as festas duravam dias, portanto era preciso ter muito vinho para os convidados. E o vinho, para a cultura judaica, era símbolo de alegria.

Todos estavam alegres na festa e Nossa Senhora estava atenta ao que acontecia. Ela, então, olhou para os noivos, são os primeiros que ela contempla com seu olhar cuidadoso de Mãe.

De repente, Maria percebe uma agitação entre os serventes da festa. Serena e discreta como sempre, ela pergunta a eles o que estava acontecendo. Essa é a segunda situação que Nossa Senhora contempla.

São situações humanas envolvidas pelo olhar de Maria. Assim também ela olha para o nosso cotidiano, olha até para as coisas que não damos tanta importância. É Deus olhando para nós por meio da Mãe.

Vendo toda situação, Maria volta-se para o único que poderia resolver essa situação. Ela chega até Jesus e Lhe diz: “Eles não têm mais vinho”. Perceba que a preocupação de Nossa Senhora não era que o vinho acabasse, até porque ela sabia que Seu Filho tinha o poder para transformar a água em vinho. A preocupação dela era com as pessoas que ficariam sem a bebida.

O zelo materno era para com as pessoas. Ela via toda a alegria dos noivos e toda a angústia dos serventes. Com seu cuidado de mãe, ela diz: “Eles não podem ficar tristes neste dia tão especial”. Ao mesmo tempo, ela se preocupava com os serventes. O que eles iam fazer sem vinho?

Por tudo isso ela recorre ao Senhor. É seu terceiro olhar. Ela pede que seu Filho intervenha e realize o milagre da transformação. Nossa Senhora vai até os serventes e lhes diz: “Façam o que Ele mandar”.

A Mãe vem lhe dizer no dia de hoje: “Vá com meu Filho, faça tudo o que Ele disser. Algumas coisas serão fáceis e outras não, mas, mesmo assim, faça tudo o que Ele lhe pedir”.

Quando você, docilmente, fizer tudo o que o Filho de Nossa Senhora disser, o milagre acontecerá. A água da sua vida se transformará em vinho. Por meio da sua obediência, você favorece os milagres de Deus para sua vida. E olha que Ele não faz milagres pela metade! O Senhor capricha, Ele dá o vinho da melhor qualidade.

Vendo a forma como Maria agiu nas bodas, hoje nós podemos contemplar nossas mães e o olhar o cuidado que elas sempre tiveram conosco.

Nessa manhã, a mãe vem apresentar o seu Filho a nós. É uma alegria podermos encontrar o Cristo, Aquele que tudo pode e tudo transforma. Deus tem o poder de transformar a nossa vida em um vinho da melhor qualidade, o vinho do Espírito e da santidade.

Maria está dizendo: “Preste atenção no meu Filho e não em mim, porque Ele é o centro de tudo”. Você que é mãe, tem de ensinar seu filho sobre Deus, rezar com ele e levá-lo à Igreja.

O CIC (Catecismo da Igreja Católica) fala, no número 2225, sobre a importância de os pais serem os primeiros evangelizadores de seus filhos. Você que é pai e, em especial, você que é mãe, têm de ser os “primeiros arautos” dentro de casa. Vocês têm de levar a Boa Nova do Evangelho a eles, desde pequenos, com palavras e exemplos. Levem Jesus como o Senhor, o centro da vida. Estejam atentos aos detalhes, caprichem na evangelização.

Quero terminar esta reflexão rezando por todas as mães, em especial àquelas que ainda não se conscientizaram da sua importância na vida de seus filhos. Eduquem-os de forma cristã, levem-os à Igreja.

Indico a todos que leiam no livro “Educar pela conquista e pela fé”, o artigo do psiquiatra Dr. Carlos, o qual fala sobre as “mães más”. (ouça no áudio do podcast)

Que Deus abençoe a todos, em especial, a todas as mães.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.