Sorrindo pra Vida - 05/06/2012

Deixe-se tocar pelas mãos de Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 5 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está no Salmo 143.

“Nós temos que nos colocar diante de Deus como servos, pois Ele jamais desampara aqueles que O servem”, afirma Alexandre
Foto: Wesley Almeida

Meus irmãos, há 150 Salmos e dentre eles muitos são pedidos de socorro, orações e agradecimentos. E muitos deles são exatamente pedidos, orações individuais de socorro, totalizando 7 Salmos os penitenciais. O Salmo 143 é um deles, é um pedido de perdão a Deus, no qual o salmista Davi toma consciência do seu pecado. Ele reconhece todos os seus pecados e se coloca diante do Senhor para pedir a Sua intervenção. E o mais importante é que ele se coloca diante do Senhor reconhecendo a superioridade d’Ele, pois sabe que, além de estar diante de Deus, ele está diante do seu Juiz. Davi, então, começa a falar de toda sua miséria e angústia, assim como uma pessoa doente que chega diante de um médico e fala dos seus sintomas para que este lhe dê o diagnóstico. Davi está diante do Médico dos médicos falando de todo o sofrimento e cansaço que tem vivido.

Talvez hoje muitos se encontrem nessa situação, tentando sorrir para a vida, mas com muita dificuldade e com o coração consumido, pois os problemas são muitos. E muitas vezes, erroneamente, nós temos a mania de nos “autodiagnosticar” em vez de procurar um médico para saber realmente o que temos. É isso que Davi faz, ele narra suas dores e angústias ao Senhor, sente como se estivesse no fundo do poço e deseja sair dessa situação. Então, ele se recorda de todas as obras do Senhor.

Nós aqui, na Canção Nova, estamos vivendo o “ano da memória”. E como é bom viver esse momento, porque, apesar de todas as dificuldades, Deus tem feito maravilhas por nós! Éramos apenas uma rádio e nos tornamos uma potência evangelizadora. E como nós, o salmista percebe que ele não pode parar nos problemas vividos. Ele vê que o Deus que agiu em sua vida no passado é o mesmo de agora, então ele começa a se lembrar de todas as coisas boas que já lhe aconteceram e começa a sair das trevas, estendendo suas mãos e se colocando diante do Senhor.

“Eu tenho sede de Ti, vou recordar todos os teus favores na minha vida”. Davi vê que o Médico é Deus e se volta para Ele pedindo-Lhe que responda as suas súplicas. “Responde-me logo, SENHOR, pois meu espírito me abandona. Não me escondas teu rosto, para eu não ser como quem desce ao sepulcro.”

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina no número 2629: “O vocabulário referente à súplica tem muitos significados: pedir, clamar, implorar, invocar e até mesmo ‘lutar na oração’. Mas sua forma mais habitual, por ser a mais espontânea, é o pedido: é pela oração de súplica que exprimimos a consciência de nossa relação com Deus: como criaturas, não somos nem nossa origem, nem senhores das adversidades, nem nosso fim último. Mas, como pecadores, sabemos, na qualidade de cristãos, que nos afastamos do nosso Pai. O pedido já é uma volta para Ele.”

Quando pedimos algo a Deus, nós nos voltamos para Ele. É como um retorno, uma conversão. Não podemos pedir aos homens. Hoje quantos estão infelizes, porque pediram aos homens o que deveriam ter pedido a Deus. O Senhor nos diz: “Não aposte suas fichas nos homens. Aposte tudo em Mim. Eu nunca o decepciono. Entregue-Me suas preocupações. Eu quero atendê-lo”.

Davi faz essa experiência e o que é mais lindo de ver é que ele entende que o seu “sucesso” não é medido pelo que ele possui, mas sim, por ter sua vida em Deus. Ele coloca todos os seus pedidos diante do Altíssimo e a cada solicitação ele mostra as suas razões. Por fim, esse homem de fé faz uma linda oração: “Ensina-me a cumprir tua vontade, porque és meu Deus.”

Deus Pai nos chama a cumprirmos a Sua vontade. Nós temos que nos colocar diante d’Ele como servos, pois Ele jamais desampara aqueles que O servem.

Quero terminar contando a história de um homem que estava em um leilão negociando um violino muito velho. Ele começou com o lance de um real, depois dois reais, cinco reais e dez reais. Quando o instrumento estava quase sendo vendido por dez reais, um homem se levantou e o pegou e começou a tocá-lo. Executou uma melodia maravilhosa deixando todos espantados. Logo em seguida, ele o devolveu e sentou-se novamente. O leiloeiro, então, começou a falar novamente: ‘Mil reais! Quem dá mais?’ E um disse: ‘Dois mil reais!’ Outro: ‘Cinco mil reais!’ E o leiloeiro: ‘Quem dá mais? Vendido por cinco mil reais!’. Alguns ficaram revoltados e perguntaram ao pregoeiro por que o violino estava mais caro. Ele simplesmente respondeu: ‘A diferença foi o toque da mão do mestre’.

Você que hoje se sente no fundo do poço e sem saída para seus problemas, deixe-se tocar pelo Mestre, pelas mãos de Deus. Santa Terezinha dizia: “Como é grande o poder da oração! É como uma rainha que, a todo momento, tem acesso direto ao rei e pode conseguir tudo o que lhe pede.”

Deus quer lhe dar esta graça, mas para isso você deve se voltar a Ele pela oração. Deixe-se tocar pelas mãos do Mestre Jesus, Ele jamais abandona Seus servos.

Rezemos: “Queremos, nesta manhã, sentir a Sua bondade, Jesus, porque confiamos no Senhor. Indique-nos a estrada que devemos seguir, pois estamos perdidos. Salve-nos dos inimigos e das forças espirituais do mal. Lute conosco, o Senhor é nosso refúgio. Conserve-nos vivos, não queremos mais permanecer angustiados”.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.