Sorrindo pra vida - 02/09/2013

Deixe-se amar por Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 2 de setembro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 15,11-32.

“O Senhor tem um plano de amor para sua vida”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Essa Palavra é uma bênção, porque fala da nossa vida. Ela aconteceu no tempo de Jesus, mas continua atual até os dias de hoje. Vejam: “Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, me dá a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles.”

Imaginem a cabeça desse pai quando o seu filho lhe pediu isso, pois uma herança só é dividida quando esse está perto da morte. Ele deve ter pensado: “Meu filho está ficando mais responsável e vai investir em algo novo, vai fazer uma coisa boa com esse dinheiro.” Então, ele o dividiu entre os dois filhos.

Alguns dias depois, o filho mais novo juntou as suas coisas e partiu para um lugar distante. Que surpresa para o pai perceber que patrocinou a despedida do filho que tanto amava!

Aquele jovem foi embora e esbanjou tudo em uma vida desenfreada. Gastou seu dinheiro com os prazeres da carne, com comida, bebida, com drogas e mulheres. Depois de ter gastado tudo o que tinha, ele começou a passar necessidade, porque chegou àquela região uma grande fome.

Vendo que já não tinha mais nada, ele foi pedir emprego a um senhor, que o mandou cuidar dos porcos em sua roça. Isso era o fim para ele, pois para os judeus os porcos são bichos impuros e eles não têm contato algum com esse animal. Ele estava no fundo do poço, até a lavagem que era colocada para os porcos começou a ser interessante, porque ele passava fome, mas nem isso lhe era dado.

Vendo o ponto a que chegou, ele caiu em si e começou a pensar: “Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Vou me levantar, encontrar meu pai e dizer a ele: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço que me chame de filho. Trata-me como um dos teus empregados’”.

Ele, então, levantou-se e foi ao encontro de seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. Ele saiu correndo, abraçou e cobriu de beijos o seu filho. Aquele pai nunca deixou de esperar, nunca perdeu a esperança de que um dia o filho voltaria. Mesmo estando como um indigente, sujo, machucado, fedendo, magro, com os pés feridos de tanto andar, seu pai o reconheceu de longe.

Deus vê você de longe, Ele é esse Pai que o ama com todo amor do coração. Mesmo antes de você pensar em voltar, o Senhor já o vê e se enche de compaixão.

O Senhor nunca o esqueceu, nem quando você se encontrava como o homem da Palavra de hoje. Deus o ama não porque você faz coisas boas e age corretamente, mas por quem você é, um filho amado do Senhor e nunca deixará de ser. Mesmo que você se afaste d’Ele ou peque, Ele o olhará de longe e esperará você voltar.

Deus o ama com amor eterno. O amor d’Ele por você é imenso em todas as direções e não existe nada que você faça que O impeça de amá-lo.

Talvez, hoje, o seu coração estivesse longe de Deus, mas um sopro no seu ouvido o fez estar aqui, com o ‘Sorrindo pra Vida’, diminuindo essa distância. Isso aconteceu, porque o Senhor, de longe, já o via e se aproximou.

Na Palavra, foi o filho quem se colocou na condição de servo, mas, antes mesmo que continuasse a falar, seu pai mandou que lhe trouxessem as melhores roupas; mandou também matar o novilho mais gordo para festejarem, pois aquele que estava morto voltava a viver.

Deus o ama, porque você é um filho querido e não porque é bom e faz coisas boas. Ele o ama de graça, sem pedir nada em troca; e porque Ele o ama assim, você pode ser você mesmo.

Diante do Senhor, você não precisa usar máscaras, pois Ele o aceita como você é, com todos os seus defeitos, qualidades, pecados, misérias e vitórias. Deus o ama com todo amor que Ele tem, por isso não permite que você continue perdido. Todos os dias, o desejo d’Ele é que você volte do caminho da morte, por isso Ele sempre vai perdoá-lo e concertar os estragos da sua vida, tornando-a mais feliz, basta você querer.

O Pai tem um plano de amor para sua vida. O projeto d’Ele é melhor do que tudo o que você já imaginou; e o que você deseja Lhe pedir é muito menor do que Ele pode lhe dar.

Uma vida inteira o espera. Deixe o Pai de amor abraçá-lo nessa manhã e lhe trazer de volta. Você pode até pensar: “Eu não sei se consigo voltar e me arrepender”, mas Deus não está pedindo para você se arrepender nem para amá-Lo; a única coisa que Ele pede é que você se deixe amar por Ele.

Dê uma chance para o Senhor lhe mostrar que a sua vida pode ser diferente, deixe-se amar por Deus. Abra seu coração para experimentar esse amor que não falha. Basta você querer. Você aceita o amor do Pai?

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.