Sorrindo pra vida - 19/12/2012

Deixe que o amor de Deus transborde no seu coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 19 de dezembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Atos dos Apóstolos 4,32-36.

“Para estar sempre cheio do Espírito Santo é preciso amar. Quanto mais você ama, mais o Espírito de Deus faz morada em seu coração”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

É preciso que uma mudança muito grande aconteça no nosso coração para que possamos encontrar essa expressão de vida: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma”. Eles pensavam e agiam da mesma forma. Mas como é possível que pessoas diferentes ajam assim?

O que dá a uma pessoa um só ânimo, uma só coragem, um só coração é a comunhão, e essa graça não é fácil, mas uma conquista que vem de Deus e exige esforço para ser alcançada.

É como um casal que se esforça e busca, diariamente, um só coração e um só pensamento. Por que muitos casais vivem em tamanha harmonia? Primeiro, porque a graça de Deus lhes permite viver assim e, segundo, porque eles entenderam que todos os dias eles precisam buscar a vida em comum.

Deus agia com tamanha força entre a multidão, que eles tinham um só coração e uma só alma. Lá, ninguém tinha nada para si; tudo era para todos, porque eles se amavam e se queriam bem.

Como seria bom viver em uma comunidade, na qual todos colocassem em comum aquilo que têm! Graças a Deus, hoje, encontramos pessoas que, além de trabalharem para si, doam um pouco do seu tempo para ajudar os que precisam.

“Tudo era posto em comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho do Senhor e tudo se multiplicava; ninguém passava necessidade.” Onde há a presença de Deus ninguém sente falta de nada.

Vemos, na Palavra, que todos transbordavam da graça de Deus. Ainda diz a Sagrada Escritura que, a cada dia, mais e mais pessoas queriam se unir a eles para viverem da mesma maneira. Principalmente as pessoas que tinham uma vida vazia, de solidão, porque ninguém melhor do que elas conseguiam descobrir o verdadeiro amor quando o encontravam.

Você já se sentiu assim? Já teve a sensação de nada lhe preencher? Em algumas pessoas o vazio é tão grande que elas sentem a necessidade de preencher a vida de alguma maneira. Uns se jogam no caminho das drogas, outros se enchem de comida; é uma forma de ficarem cheios, mas com coisas que não saciam verdadeiramente.

Quando você não mata a sede do coração com o que é necessário, preenche-se com águas que não saciam. Já pensou nisso? Há pessoas que transbordam em alegria e, vendo isso, você se pergunta: “Por que eu não me sinto assim, como diz a Palavra?”.

Talvez, você esteja recebendo, em abundância, a graça de Deus, mas não a está retribuindo. A natureza mesmo nos ensina que, quanto mais doamos, mais ganhamos. É como a água de um poço, quanto mais você tira, mais água mina. A água que não é retirada torna-se velha e o poço pode secar. Será que você não transborda o Espírito Santo, por que O está recebendo, mas não O está passando adiante?

Comece a partilhar os seus dons; seja você mesmo para ver os frutos dessa vida. Faça o bem e descubra que Deus vai à sua frente abrindo caminhos para você. Para a pessoa de bem, o Espírito Santo sempre vai à frente. Mais do que seus bens, partilhe seu coração e seu amor.

É em favor dos outros que a nossa espiritualidade cresce. Todos os dons que Deus nos deu foram feitos para o próximo. Entendendo isso, tornamo-nos mais prestativos, generosos, dispostos para o bem, e percebemos que o Senhor vai à nossa frente. Quando Ele encontra uma pessoa de coração generoso, nunca a deixa de mãos vazias.

Para estar sempre cheio do Espírito Santo é preciso amar. Quanto mais você ama, mais o Espírito faz morada em seu coração. Assim, você se torna um instrumento de Deus, desfruta de Suas graças e as leva a todos que estão à sua volta. Onde abunda a graça de Deus, ninguém passa necessidade.

O Senhor vai fazer brotar o amor dentro do seu coração, como uma canção que expulsa o maligno e acalma quem sofre. Enquanto isso, você se coloca diante d’Ele à disposição nos caminhos do serviço. Como servir a Deus? Pela oração, mortificação e em serviço aos Seus filhos.

Primeiro, você precisa rezar, e, na sua oração, Deus vai iluminar os seus caminhos e instruí-lo para que você faça as vontades d’Ele. O segundo passo é mortificar-se, tirar da sua vida tudo que o mata. Se você é de Deus, não pode fazer o mal nem cultivá-lo. O terceiro passo é prestar serviço ao seu irmão. A pessoa de bem é aquela que faz o bem. Não basta apenas não fazer o mal, é preciso colocar o bem em prática. Ser de bem com a vida é lutar pelo bem de todos.

Fazendo tudo isso, você sentirá o Espírito Santo transbordar dentro de você. Assim, você nunca deixará de ser amigo e sempre terá um amigo, porque onde abunda a graça de Deus ninguém passa necessidade. Você acredita nessa Palavra? Então, peça ao Espírito Santo que lhe dê a graça de fazer como os apóstolos, ou seja, deixar que o amor de Deus transborde em seu coração.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.