Sorrindo pra vida - 20/12/2012

Deixe que a profecia de Deus se cumpra na sua vida

Mensagem do padre Arlon, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 20 de dezembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 1,18-24.

“Você nunca saberá qual é a verdadeira vontade de Deus na sua vida se você não for íntimo d’Ele”, ressalta padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida

São Mateus começa dizendo que Maria estava prometida a José em casamento. Naquele tempo, ser prometida era praticamente estar casado; a diferença era que a mulher tinha de esperar o marido arrumar toda casa para poder se mudar.

Maria, esperando para viver com José, vê-se grávida. No tempo dos judeus, a mulher que ficava grávida pelo adultério morria apedrejada. José, um homem bom e justo, não queria denunciá-la para que ela não fosse apedrejada, mas também não queria assumir aquela criança. Então, pensou em dispensá-la discretamente, para que ela não sofresse nenhum mal.

Logo que pensou isso, o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.”

O anjo veio em sonho a José para que a vontade de Deus se cumprisse. Talvez, se ele não tivesse pensado em abandonar Maria, nada disso teria acontecido.

Quantas vezes o anjo de Deus não vem intervir na nossa vida? Muitas vezes, nós nos encontramos em dúvida e Ele vem para nos direcionar. Nós somos livres para escolher, mas o Senhor tenta nos direcionar.

O anjo disse a José que Maria não o havia traído e que o filho que ela trazia no ventre era do Espírito Santo. Ele continua dizendo que tudo isso era para que se cumprisse o que havia sido dito ao profeta. Quando o anjo diz isso, José entende que Maria tinha sido a escolhida por Deus para cumprir a profecia que ele, como um bom judeu, esperava por muito tempo. A partir daí, José acorda e faz o que o anjo lhe falou.

Podemos perceber que a vontade do Senhor só se cumpre, porque José era um homem íntimo do Senhor e soube discernir o que lhe foi dito, pois ele poderia achar que tudo não se passava de um sonho.

Você nunca saberá qual é a verdadeira vontade de Deus na sua vida se você não for íntimo d’Ele. O que aconteceu com José não foi simples, e talvez ele não tenha decidido fazer a vontade do Pai na mesma hora, mas por ter um relacionamento íntimo com Ele, fez a Sua vontade.

O Evangelho de São Lucas 1,5-20 conta que também um anjo do Senhor apareceu para Zacarias dizendo a Ele que sua esposa Isabel daria à luz um menino que deveria se chamar João, filho esse que os dois pediam a Deus há muito tempo. Zacarias, porém duvidou do que o anjo lhe disse, porque era velho e sua esposa já tinha uma idade muito avançada. Nessa hora, o anjo disse que, mesmo duvidando, a profecia se cumpriria; porém, disse que Zacarias ficaria mudo até o dia do nascimento de João.

Percebam que, no Evangelho de Mateus, o anjo aparece a José em sonho. No Evangelho de Lucas, o anjo apareceu para Zacarias quando ele estava acordado. Zacarias viu o anjo.

Na primeira passagem, José não havia pedido nada a Deus, tudo veio como novidade. Na segunda passagem, Zacarias e Isabel sempre pediram a Deus um filho. Na primeira, José, mesmo sem entender, acolheu o que o anjo lhe havia dito. Na segunda, o sacerdote, justo e fiel, que havia pedido ao Senhor um filho, não acreditou nas palavras do anjo e o afrontou. Zacarias queria garantias de que, realmente, Isabel engravidaria. Mas, mesmo com essa afronta, o Senhor não deixou de cumprir a Sua vontade.

Muitas vezes, nós somos assim, fazemos um pedido a Deus, mas queremos que esse pedido aconteça no nosso tempo e à nossa maneira. Quando Deus concede esse pedido, nós o recusamos, porque já passou o tempo e agora não o queremos mais. Nós somos arrogantes, queremos garantias, mas, mesmo assim, Deus realiza suas vontades na nossa vida, só que no tempo d’Ele.

Essa Palavra é para você que hoje diz: “Estou rezando há tempos, mas Deus não me escuta”. O Senhor escuta você, mas no tempo d’Ele. Ele não faz a sua vontade, mas sim a d’Ele; Deus lhe dá o que é necessário, não o que você tem vontade.

Hoje, você é como José, o qual, mesmo sem saber o que está por vir, aceita a vontade do Mestre? Ou é como Zacarias, que precisa de garantias e já não quer mais o que tanto pedia?

Deus tarda, mas não falha. Ele é fiel! Deixe o Menino Jesus nascer no presépio do seu coração. Peça ao Senhor que esse Natal e esse novo ano sejam momentos de graça e de cumprimento de profecias na sua vida. Deixe que os projetos do Senhor também sejam seus, que a vontade d’Ele também seja a sua vontade.

Que o Anjo do Senhor o visite, no dia de hoje, e que ele transforme toda tristeza e falta de fé em esperança e alegria. Acredite que o céu pode se manifestar na sua vida. Este é o ‘Ano da Fé’, peça a Deus a graça de acreditar que Ele nunca o abandona. Deus ama você.

Padre Arlon

Membro da Comunidade Canção Nova

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.