Sorrindo pra vida - 13/08/2013

Deixe Jesus entrar na sua casa

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 13 de agosto de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 19,1-10.

“Jesus quer ficar na sua casa, mas não basta deixá-Lo entrar, você precisar dar liberdade para Ele agir”, ressalta Alexandre.
Foto: Arquivo Fotos CN

Como é bonito ver o que o Senhor fala para Zaqueu quando este estava em cima da árvore: “Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa”. Vendo isso, todos que estavam ali começaram a murmurar, mas o Senhor sentiu necessidade de entrar na casa de Zaqueu.

Ele, então, logo desceu da árvore e, com alegria, recebeu o Senhor em sua casa. Imaginem a alegria dele por receber o Messias. Ele não sabia o que fazer, mas quis receber Jesus da melhor forma. Ali, o Senhor ficou, comeu, bebeu e não falou nada a Zaqueu referente à vida que ele levava.

Vendo essa Palavra, lembro-me do discurso do Papa Francisco, na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, principalmente da parte em que ele fala do acolhimento do povo brasileiro ao próximo: “Sei bem que quando alguém precisa comer e bate à sua porta, vocês sempre dão um jeito de compartilhar a comida. Como diz o ditado, sempre se pode ‘colocar mais água no feijão’. Se pode colocar mais água no feijão? Sempre! E vocês fazem isto com amor, mostrando que a verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração.”

Foi isso que Zaqueu fez, acolheu o Senhor em sua casa com toda alegria; e mesmo sendo errado em suas atitudes, Jesus não o condenou. O Senhor ficou ali na sua simplicidade e conviveu com a família de Zaqueu.

Aqui há uma lição para todos. O Senhor diz: “Hoje, eu devo ficar na sua casa”. O Senhor quer ficar na sua casa, no seu coração, na sua família. Antes mesmo da sua vontade, Ele já está entrando em sua casa. Mas não basta deixá-Lo entrar, você precisar dar liberdade para Ele agir.

Às vezes, nós queremos impor tantos limites para as ações do Senhor que Ele acaba indo embora para entrar na casa de outra família.

Zaqueu deixou Jesus ser Jesus e, enquanto muitos murmuravam do lado de fora, o Senhor silenciou e ficou livre para fazer o que queria. A partir dessa liberdade, Ele não precisou falar nada para que a conversão de Zaqueu acontecesse.

Por não ser acusado pelo Senhor por seus pecados, em um lugar onde todos o apontavam, Zaqueu foi tocado e caiu em si, dizendo: “A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.”

A salvação começa a acontecer quando você cai em si e reconhece o seu erro. Você pai e mãe permitam que Jesus aja com liberdade na casa de vocês, sobre sua família. Pare de insistir no erro. Há pais que cansam o filho falando toda hora na sua cabeça. Isso não converte e não muda. Ninguém aguenta viver só de críticas.

Jesus não foi para casa de Zaqueu julgá-lo, mas salvá-lo sem condenar, com liberdade e misericórdia. Na Semana Nacional da Família, que possam acabar os sermões entre os membros da casa.

Hoje, vivemos uma triste realidade nas famílias, quando o pai já não anseia voltar logo para casa, depois do serviço, porque sabe que só irá ter aborrecimentos. Quantas esposas não querem voltar para casa, porque sabem que vão encontrar nenhum carinho! Quantos filhos ficam até altas horas na rua, porque não têm mais o carinho dos pais!

Jesus foi para lá ouvir Zaqueu e a salvação aconteceu, porque ouve a escuta. A salvação da sua casa começa quando há a escuta. Você coloca mais “água no feijão” para visita, mas deve começar a oferecer o melhor para aqueles que estão dentro da sua casa.

Nós temos que caprichar, pois quando caprichamos a pessoa que está ao nosso lado muda. Vamos pedir ao Espírito Santo a graça de capricharmos naquilo que é mais necessário dentro da nossa casa. Vamos caprichar no amor, no respeito, na educação de nossos filhos.

“Senhor, liberta minha família e purifica a minha casa. Que cesse, nessa manhã, toda acusação, toda palavra de morte lançada sobre minha casa; acabe com tudo de ruim que entra em minha vida e na vida da minha família por meio das pessoas, pela TV, pela rádio ou pela internet. Que acabe todo ódio, fofoca, intriga, violência, toda palavra maldita lançada uns sobre os outros. A começar por mim, suscita a restauração da minha casa, com verdade e palavras de amor, misericórdia e perdão.”

Nessa Semana da Família, que todo lar que está em ruínas seja restaurado. Entra Senhor na nossa casa. Obrigado, Pai, por essa Palavra.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.