Sorrindo pra vida - 11/03/2013

Deixe Deus ser o seu guia

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 11 de março de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 11,1-4:

Um dia, Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, um dos discípulos pediu: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou os discípulos dele”. Jesus respondeu: “Quando vocês rezarem, digam: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de amanhã, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem; e não nos deixes cair em tentação’.”

“Nós podemos tudo quando Deus guia a nossa vida”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Toda oração precisa começar pelo reconhecimento de que Deus é o Senhor. Mesmo que você não comece dizendo: “Pai, santificado seja o Seu nome”, o seu coração precisa estar em oração com esse propósito, porque santo é o nome do Senhor.

Entrar em oração é reconhecer que Deus é bom e que Ele acolhe a quem Lhe suplica. O Senhor não despede o pobre de mãos vazias nem manda embora o necessitado sem suprir as suas necessidades, mas o coração de quem se aproxima precisa reconhecer que Deus é santo, puro e bom.

Ele é santo, porque dá a vida e transforma a nossa saúde. Santo é aquele que sana as dores, os problemas, as feridas. Quando eu entro na presença de Deus, reconhecendo que Ele é santo e sou purificado. Por isso eu digo: “Pai, santificado seja o Seu nome, venha a nós o Seu Reino.”

Quando você diz: “Venha a nós o Vosso Reino”, você está dizendo que não aceita o fato de ninguém reinar em sua vida, a não ser Deus. Onde o Senhor reina, o mal não se faz presente; porém, a falta do Pai gera calamidades na vida da pessoa. Onde não há a presença d’Ele, a tentação entra.

Você pode até pensar: “Como a pessoa, regida por Deus, pode ser livre?”. Liberdade não é estar solto. Quem vive solto não consegue dar amor, e você foi feito para amar. A sua liberdade é você se realizar. Para isso, você precisa ter os pés no chão e a outra ponta da sua vida ligada ao céu.

O ser humano vive duas realidades: uma física, aqui na Terra, e outra espiritual. Quando você tira o coração de Deus, perde a vida espiritual; por isso, colocando sua liberdade nas mãos do Senhor, você entrega sua vida para que Ele o guie.

“Dá-nos, a cada dia, o pão de amanhã e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.” Quem tem o coração no céu não tem rixas nem desavenças com as pessoas e também perdoa. Quando pedimos para não cair em tentação, não significa que Deus não nos colocará em tentação, mas nos afastando d’Ele, automaticamente caímos nela.

Até Jesus foi tentado durante Sua vida aqui na Terra. Quando alguns chegavam e diziam para Ele fazer alguns milagres, para que assim acreditassem n’Ele, era a tentação do poder. Muitas vezes, o Senhor foi tentado a deixar de fazer o que era certo para poder agradar as pessoas, quiseram até torná-Lo Rei. Mas, Ele não caiu nessas tentações.

Quando o Espírito Santo levou Jesus ao deserto, não foi para entregá-Lo às garras do demônio, mas para que Ele fizesse um retiro espiritual. O Senhor foi para lá conduzido pelo Espírito e lá se preparou com o jejum em oração, para que, no momento certo, Ele enfrentasse a tentação.

Nós só podemos enfrentar a tentação se deixarmos o Espírito Santo conduzir a nossa vida. Se não a enfrentarmos, ela não vai nos deixar; e se a enfrentarmos sem Deus, vamos sucumbir, por isso o Senhor precisa nos conduzir.

Todo mundo passa pela tentação e ela sempre tenta nos levar para as nossas fraquezas. Se não ficarmos atentos a ela, pode virar uma obsessão e até uma opressão.

A obsessão é um grau a mais na tentação, em que a pessoa perde a liberdade e fica dominada por uma força que a faz sofrer. Se essa pessoa não buscar em Deus a sua força, essa obsessão se transforma em opressão, deixando-a atormentada com pensamentos, sonhos ruins e até falsas enfermidades.

Nessa hora, assim como Jesus, você precisa atingir o mal na raiz. Se você tem um pensamento ruim, você deve combatê-lo com outro pensamento, mas que seja bom. Para combater a tentação, que nada mais é do que uma mentira, você deve agir com verdade.

Jesus confrontou suas tentações com a verdade que está na Palavra de Deus. Na oração, nós falamos com Deus. Na Sagrada Escritura, é Ele que nos revela a Sua verdade.

Um exemplo disso é, na hora da dor e do sofrimento, você não desistir e dizer: “O Senhor é a minha força.” Mesmo quando tudo opera contra você, não desista e coloque em Deus a sua confiança.

Se você é tentado pelo desespero, a Sagrada Escritura tem uma palavra para você: “Sofre as demoras de Deus, porque você enriquecerá no último momento.”

Nós podemos tudo quando o Senhor guia a nossa vida. “Santificado seja o Teu nome. Venha sobre nós o Teu Reino e, no dia de hoje, dá-nos o pão do amor e da alegria. Dá-nos o pão que alimenta a nossa carne e, sobretudo, alimenta a nossa alma. Perdoa os nossos pecados, porque nós também estamos dispostos a perdoar quem pecou contra nós e não nos deixe jamais afastar o Senhor das nossas vidas, para não cairmos em tentação. Bendito seja o Teu Santo Nome. Amém.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.