Sorrindo pra Vida - 16/07/2012

Deixe Deus curar a sua cegueira

Mensagem do missionário Dunga, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 16 de julho de 2012

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 10,46-52.

“Mesmo em situações ruins, de miséria, nós devemos reconhecer que Jesus é Rei. Quando reconhecemos a Sua realeza, Ele nos chama e, logo, estabelece um diálogo conosco”, ressalta Dunga
Foto: Maria Andrea

Realmente, a Palavra de hoje é uma salvação, tanto que, na narrativa, há pressa em contar o milagre de Jesus. O mendigo estava sentado à beira do caminho. Em muitos momentos, nós também nos encontramos sentados, à beira de um estudo, de uma profissão, de um relacionamento ou um sonho; paramos na situação em vez de lutar por ela.

Quando nós nos sentamos, a primeira coisa que percebemos são as pessoas passando diante de nós, de um lado para o outro, enquanto continuamos ali, parados. Deixamos as situações de lado para não nos preocuparmos nem nos aborrecermos, mas isso vai se tornando um peso para nós.

É como um mendigo à beira da estrada. Ele está ali, parado, mas, muitas vezes, nós não olhamos para ele, para saber se ele está bem ou precisando de ajuda.

Jesus, passando pelo caminho, parou ao ouvir o que o mendigo disse. Ele não enxergava, mas ouviu que Jesus Nazareno estava chegando, então Lhe disse: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Davi era o Rei dos judeus, então chamar alguém de “filho de Davi” era reconhecer a sua realeza.

Enquanto todos o chamavam de Jesus Nazareno, Bartimeu não teve dúvidas e gritou: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. O Senhor, que já ia embora da cidade, parou ao ouvir que alguém havia reconhecido Sua grandeza. Mesmo ele sendo um mendigo, Cristo parou para escutá-lo.

Mesmo em situações ruins, de miséria, nós devemos reconhecer que Jesus é Rei. Quando reconhecemos Sua realeza, Ele nos chama e, logo, estabelece um diálogo conosco.

Quando trouxeram o mendigo para Jesus, estava claro o desejo dele, mas, mesmo assim, Cristo olhou para ele e lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?”. Jesus perguntou por que queria ouvir da boca dele qual era o seu desejo.

Às vezes, todas as suas necessidades e fraquezas estão estampadas no seu rosto. O Senhor já as conhece, mas Ele quer ouvi-las da sua boca, porque a sua voz diz tudo. É como ouvir uma pessoa falar o que está no coração. Diga a Jesus qual a sua necessidade, o que está em seu coração. É isso que Ele quer que você faça no dia de hoje.

Quando o Senhor perguntou a Bartimeu o que ele queria, sem pestanejar o mendigo Lhe respondeu: “Mestre, que eu veja”. E Jesus disse: “Então, veja”. Naquele momento, o homem recuperou sua visão.

Hoje, Deus quer que recuperemos a nossa visão.

Quero lembrar a você que há vários tipos de cegueira, mas Jesus nos deixa claro que a pior delas é quando nós não querermos ver, não queremos mais enxergar as situações.

Talvez, você tenha decidido não enxergar mais seu companheiro ou companheira, ou não ver mais sua mãe ou seu filho. Essa é a pior cegueira! É contra ela que você deve lutar, pois, por causa dela, você deixa de expressar seus sentimentos.

É preciso lutar contra essa grande cegueira da humanidade para que todos possam expressar o amor ao próximo. Esse é o chamado de Deus para todos que estão parados à beira do caminho. Ele nos chama a sair dessa inércia e reconhecer que Jesus é o Filho de Davi, o Rei que impera sobre todos nós.

Diga: “Meu Rei é Jesus Cristo, então, eu O chamo: ‘Filho de Davi, tem compaixão de mim'”. O Senhor para tudo para atendê-lo. Ele olha para mim e para você e nos diz: “O queres que eu faça?”. Você tem essa resposta?

Às vezes, você pensa: “O meu desejo é muito pequeno, Ele tem coisas mais importantes com que se preocupar”. Não, meu irmão, Jesus é onipotente, onisciente e onipresente. Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo e ouve a todos a qualquer hora. O ouvido d’Ele está grudado na boca de todos. Então, diga a Ele o que você quer hoje. Fale com o Senhor. Ele quer ouvir a sua voz como ouviu a voz daquele cego.

Depois que Jesus curou aquele homem, disse-lhe: “Vai, tua fé te salvou”. É a sua fé que vai curá-lo.

O Senhor nos diz que podemos ir em paz, pois nossa fé n’Ele nos salvará. Quando Ele diz isso ao mendigo, no mesmo instante, o homem volta a enxergar e segue Jesus pelo caminho.

Levante-se, siga Jesus. Aproveite, porque Deus lhe trouxe essa Palavra para que você O siga. Reconheça o senhorio de Jesus. Diga: “Filho de Davi, olhe para mim e veja como estou. Sei que o Senhor escolheu esse momento para que eu volte a enxergar”. Dessa forma, você ficará bem e deixará todos a sua volta muito mais felizes. As pessoas ficarão mais bonitas, pois a sua cegueira irá embora. Deixe Deus curar sua visão hoje. Amém.

Dunga

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.