Sorrindo pra Vida - 27/09/2011

De que adianta ter fé se não houver as obras da fé?

Mensagem de Nelsinho Corrêa no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 27 de setembro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Tiago 2, 14 – 26.
14. Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria capaz de salvá-lo?
15. Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia;
16. se então algum de vós disser a eles: “Ide em paz, aquecei-vos” e “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adianta isso?
17. Assim também a fé: se não se traduz em ações, por si só está morta.
18. Pelo contrário, assim é que se deve dizer: “Tu tens a fé, e eu tenho ações! Mostra-me a tua fé sem as ações, que eu te mostrarei a minha fé a partir de minhas ações!
19. Tu crês que há um só Deus? Fazes bem! Mas também os demônios creem isso, e estremecem de medo.
20. Queres então saber, homem fútil, como a fé que não se traduz em ações é vã?
21. Se o nosso pai Abraão foi declarado justo, será que não foi por causa de suas ações, a ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar?
22. Como estás vendo, a fé concorreu para as ações, e as ações completam a fé.
23. Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: ‘Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça’, e ele foi chamado amigo de Deus”.
24. Podeis ver, pois, que alguém é justificado com base naquilo que faz e não simplesmente pela fé. 25. Não foi a prostituta Raab, da mesma forma, considerada justa em virtude de sua ação, quando hospedou os que vinham reconhecer a região e os fez regressar por outro caminho?
26. Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem a prática, é morta.

“As pessoas estão cansadas de ouvir palavras; por isso, é preciso realizar obras”, exorta diácono Nelsinho
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de Deus hoje nos diz, de forma clara, que a fé se mostra com a prática, ou seja, com obras, porque as ações são a vida da nossa fé. A fé sem ações é um cadáver. Podemos ver o exemplo de São Vicente de Paulo, que, por meio das ações, promovia a ajuda em favor dos pobres. Ele reuniu jovens da sua escola para que, juntos, levassem lenhas para se aquecerem no inverno da França e, a partir disso, nasceu a primeira conferência vicentina.

Os vicentinos mostram concretamente a prática da caridade com ações promovidas por eles. Se você deseja cura ou libertação experimente praticar o bem ao próximo.

De que adianta ter fé se não houver as obras da fé? As pessoas estão cansadas de ouvir palavras, por isso, é preciso realizar obras. Monsenhor Jonas Abib é um exemplo disso, de vida que fala pela realização da Canção Nova, uma obra de evangelização. Por intermédio dessa obra de Deus muitas pessoas testemunham milagres alcançados, a experiência com Deus, a cura de uma doença ou a libertação de um vício.

A caridade quebra as más intenções, por isso dizemos que as ações são a vida da nossa fé. Experimente hoje um sentimento de bem-estar com a prática da fé, faça o bem sem olhar a quem.

Hoje a Palavra de Deus convida você para partir para a ação e deixar por um tempo as palavras de lado. Tome a iniciativa de colocar em prática a sua fé.

Nelsinho Corrêa

Diácono da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone