SORRINDO PRA VIDA - 11/11/2014

Curados para viver o chamado de Deus

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 11 de novembro de 2014.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 21,15-19:

"As perguntas de Jesus eram para que Pedro assumisse que O amava, e assim voltasse para Deus", afirma padre Arlon.

“As perguntas de Jesus eram para que Pedro assumisse que O amava, e assim voltasse para Deus”, afirma padre Arlon.

 

Jesus, o Cristo Ressuscitado, dialoga com Pedro. Não é o Jesus da vida pública, mas sim Aquele que ressuscitou. Ele vai até a Galileia atrás de Seus discípulos, os quais voltaram à vida antiga após a morte de Cristo.

Depois de comer com os discípulos, Jesus chama Pedro e lhe pergunta por três vezes: “Tu me amas?”. O coração de Pedro estava machucado, porque havia negado o Senhor por três vezes. Quantas vezes somos como este discípulo, proclamando que seguiremos Jesus até o fim, mas quando chega a dificuldade, O negamos!

Todos nós temos um “Pedro” dentro de nós, que ora se entrega ao Senhor e ora O nega. O que fazemos com Deus também fazemos com as pessoas. Quantas vezes, marido e mulher, que disseram ‘sim’ diante do altar, no dia a dia traem, tratam-se com aspereza!

Mesmo com nossas fragilidades e em meio aos nossos pecados, Deus usa de nós. Somos como um encanamento, muitas vezes sujos pelo pecado; mas quando a água do Espírito Santo passa por nós, ela nos limpa e nos torna canais da graça para os outros.

Somos como Pedro, ora agimos pelo Espírito, ora agimos pela carne; ora vigiamos, ora maltratamos. Dentro de nós há uma constante luta entre o humano e o sobrenatural. Jesus chama Pedro de Simão, nome que lhe era atribuído antes de ser chamado por Cristo. Após negar o Senhor, Pedro não se sente digno de ser apóstolo e volta para sua vida velha. Cristo vai atrás dele, porque o ama.

As perguntas de Jesus eram para que Pedro assumisse que ele O amava, e assim voltasse para Deus. No coração de Cristo, Ele precisava de alguém que cuidasse de Suas ovelhas, e deixou para este apóstolo a missão de pastorear o rebanho.

Jesus chamou Pedro novamente. Ele tinha aceitado esse chamado, mas por ter errado, precisou ouvi-lo novamente. Quando as pessoas erram conosco, elas têm o direito a uma segunda chance. O Senhor nos ensina a não olharmos as atitudes, mas o coração das pessoas.

Deus enxerga o que temos de bom. E o ensinamento que Ele nos deixa é que devemos perdoar sempre. O perdão é um novo começar, e precisamos perdoar quantas vezes forem necessárias.

Para os gregos, existe o amor ‘Ágape’, aquele que dá a vida; e o amor ‘Philia’, ou seja, o amor filial. Jesus, nas duas primeiras perguntas que faz a Pedro, o questiona se ele O ama com amor “ágape”. O apóstolo responde que ama com amor filial, o amor “philia”. Pela terceira vez, Jesus lhe pergunta: “Pedro, me amas com amor “Philia”?”. O apóstolo responde: “Sabes que te amo com amor ágape”. Ele se sentia indigno de sentir o amor ágape, mas Cristo curou Seu coração.

Hoje, precisamos renovar a nossa declaração de amor a Deus. Um amor que é capaz de dar a vida, de perdoar as pessoas e de ser humilde. Talvez, nosso amor pelas pessoas esteja pequeno, porque nosso amor por Deus também esteja assim. Imaginemos que o Senhor está olhando para nós e nos perguntando: “Filho, tu me amas?”. Qual será nossa resposta? Estamos dispostos a amá-Lo com atos concretos? Dê a sua resposta para Cristo.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Declare seu amor pelo Senhor. Poste em suas redes sociais: “#euamoJesus e você?”

Transcrição e adaptação: Ariele Silva