Sorrindo pra Vida - 05/09/2012

Cura a nossa saudade, Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 5 de setembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Sabedoria 4,7-17.

“Para quem é temente a Deus e O ama de todo coração, a morte prematura nunca é uma desgraça, mas sim o descanso da alma”, afirma Márcio
Foto: Maria Andrea

A Palavra de hoje fala de vida e de morte, mas, principalmente, de vida e sobre o que acontece com àqueles que amamos tanto e que se vão antes de nós, nos deixando com o coração ferido de saudade. Que essa Palavra seja para você uma bênção e um bálsamo que cura as feridas do coração, transformando a saudade em esperança, na certeza de que o reencontro acontecerá. E quando isso acontecer, toda saudade morrerá em um só abraço.

Essa passagem nos faz ver a verdade que liberta. O ser humano sempre chora quando se encontra com a verdade, chora de arrependimento por ter se deixado seduzir, mas também de alegria, porque a verdade que se manifestou é a salvação. E a única verdade plena, que pode nos salvar sempre, é Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando alguém diz que uma pessoa é verdadeira e cheia de vida, está dizendo que ela está com Jesus, porque não tem como estar com Ele e estar na mentira.

Então, quando a verdade chega ao nosso coração, ela traz alegria, porque liberta do peso da dúvida. Quantas pessoas carregam, no coração, a dúvida sobre o ente querido que já partiu quando pensam: “Será que agora acabou, que tudo o que vivemos termina aqui?” Esses pensamentos enganam e causam um mal terrível. A Palavra nos mostra um caminho diferente, ela afirma que para quem é temente a Deus e O ama de todo coração a morte prematura nunca é uma desgraça, e sim o descanso da alma.

Agora, para quem fica, a dor imensa machuca profundamente. Mas temos de entender que esse sofrimento não é por causa da pessoa que se foi, porque ela já não sofre mais. Esse sofrimento é por causa da perda e do buraco que ficou em nosso coração.

A Palavra nos diz: “Descanse seu coração, porque agora ela está bem, no descanso do Senhor. Viveu pouco, mas viveu intensamente, o bastante para cumprir sua missão.”

Vida longa não significa nada, o importante é viver plenamente, com o coração, com amor, e isso só acontece com quem é de Deus. Não é o número de anos que vai dizer se a sua vida foi boa, mas sim o tanto de bondade que nela coube.

No fim da vida, a pessoa boa encontra descanso na eternidade. Quem se afasta do bem e odeia a Deus encontra a morte. Diz a Palavra: “O justo é amado por Ele, vivendo entre pecadores; Deus o transferiu para outro lugar”. O Pai o amou e o preservou antes que o mal pudesse tocá-lo.

Como é triste vermos muitas mães dizerem que preferiam ver o filho morto em vez de vê-lo preso ou nas drogas. Nessa situação, elas percebem que era melhor a morte do que a dor de vê-los passando por tanta tristeza. Deus sabe de nós melhor do que nós mesmos.

Sabemos que a dor é muito grande quando uma pessoa morre, mas temos de ter a certeza de que a partida acontece no momento certo da salvação.

Com tudo que já vimos, aqui vai uma verdade para todos: “O fascínio da frivolidade obscurece os valores verdadeiros, e a inconstância das paixões transtorna a mente sem malícia”. O vício nos fascina, nos cega e arrasta para a morte. A agitação do coração mina uma alma inocente. Quando vemos essa verdade, temos de tomar a decisão de não ceder aos impulsos do vício e do pecado.

Não há conquista maior do que controlar as paixões, as emoções e os impulsos. Vencer as paixões e a si mesmo é o triunfo da liberdade. As paixões desordenadas podem até atingir as suas emoções, mas não afetam as suas decisões. Quando você se controla, você evita problemas e é amado por todos.

Quando se trata da morte de uma pessoa amada, nós podemos, por causa da dor, não controlar esses sentimentos, mas Deus nos garante a respeito daqueles que Ele quer bem: “sua alma era agradável ao Senhor, que por isso apressou-se em tirá-lo do meio da maldade. As pessoas vêem isso e não compreendem, não refletem em seu coração que a graça e a misericórdia são para os eleitos do Senhor, e que Ele intervém em favor dos seus santos.”

A pessoa que acredita ter perdido, você não perdeu. Deus vai devolvê-la a você. Tenha essa certeza em seu coração. A oração de hoje é para todos nós.

Nem Deus, nem a pessoa que se foi se alegram com a sua tristeza. Está na hora de você voltar a viver e se alegrar.

“Pela graça do Espírito Santo, cura a nossa saudade, Senhor, e transforma toda a dor da falta em esperança de que o encontro acontecerá. Que a Palavra de hoje seja um alívio que vem pela confiança para experimentarmos o repouso. Dá a quem viveu uma perda a graça de voltar a ser uma pessoa alegre. Dá-nos, Senhor, a graça desse bem. Nós Lhe suplicamos.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.