Sorrindo pra vida - 17/01/2014

Conservemos o amor mútuo entre nós

Mensagem do padre Fernando Santamaria, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 17 de janeiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em I São Pedro 4,7-8:
“O fim de todas as coisas está próximo. Sejam, portanto, moderados e sóbrios, para se dedicarem à oração. Sobretudo, conservem entre vocês um grande amor, porque o amor cobre uma multidão de pecados.”

“Preparar-se para a volta de Jesus é cultivar o amor mútuo, principalmente quando o coração está ferido”, ressalta padre Fernando.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A comunidade cristã tem, desde o início, uma grande esperança em relação à volta de Jesus. Então, São Pedro traduziu, nesse trecho, a expectativa daquele grande Amigo que vai voltar para nos levar para longe, para um mundo novo, fora da realidade de pecado, de tentação, de contradição e ódio que existem em nosso meio. O Senhor, que voltará glorioso para nos levar a um mundo novo, longe da indiferença, é o mesmo que vem ao nosso encontro hoje, nesse mundo que pode e deve ser melhor.

“O fim de todas as coisas está próximo.” Aqui, “fim” não significa destruição, sem tempo para a esperança e para a conversão. Pelo contrário, o retorno do Senhor é iminente, Ele nos concede um tempo até esse “fim”. Por isso, essa Palavra propícia para quem se prepara para o mundo novo, fazendo dele um lugar melhor.

“Sejam, portanto, moderados e sóbrios, para se dedicarem à oração.” É claro que, na vida, vivemos muitos momentos de confusão, mas a Palavra nos pede que busquemos a sensatez. Ela sabe e revela que, em Deus, é possível darmos uma resposta diferente e promovermos um mundo melhor a partir do nosso interior. Mesmo com a nossa tendência ao mal e à indiferença, podemos confrontar esse homem velho, para experimentarmos a presença amiga do Senhor, que quer nos levar para longe.

Vivamos com esperança, sensatez, vigilância e oração. O Senhor está voltando, mas nos dá um tempo para que nos convertamos e experimentemos o Seu amor. Deixemo-nos conquistar por esse Amigo, pois Ele nos levará para longe do pessimismo.

O Senhor vai voltar e levar toda a criação para a plenitude. Oremos, elevemos nosso coração a Deus. Vigiemos, sejamos uma pessoa sensata e, sobretudo, vivamos o amor mútuo. “Sobretudo, conservem entre vocês um grande amor, porque o amor cobre uma multidão de pecados.”

O que nos desprepara, de fato, para a volta de Jesus é o pecado. Ele acontece, quando se esfria em nós o amor, principalmente o amor mútuo.

Como alimentar o amor mútuo sem conversa, sem comunicação? O Papa tem anunciado que estamos vivendo em um mundo de indiferenças, e onde há indiferença, não há comunicação nem amor. Amor é perdão.

Quanto mais nos relacionarmos com Jesus, pela Palavra, pela oração e pelos sacramentos, mais Ele nos levará para longe de um coração parado nas feridas, nos ressentimentos, nas coisas que não prestam, devido a situações ruins que nós vivemos.

Preparar-se para a volta de Jesus é cultivar o amor mútuo, principalmente quando o coração é ferido. Sentimentos ruins só nos levam em direção à indiferença. Perdoar não é fácil, mas, em nome de Jesus, abra o seu coração para esse caminho de cura interior.

Hoje, o nosso grande Amigo quer nos levar para longe de tudo o que não promove esse amor que nos prepara para a Sua volta. Ele, que tanto nos ama, vai ao encontro das nossas feridas para fazer conosco o caminho que nos conduz ao cumprimento de Sua Palavra; basta que confemos n’Ele.

Os santos nos ensinam que, enquanto vivermos no amor e na amizade com Cristo, quando chegar a hora de partir, estaremos preparados para o encontro com Ele. E, quando Ele voltar glorioso, voltaremos junto d’Ele para esse mundo novo.

Enquanto o Senhor não voltar, não caiamos no pessimismo e na indiferença. É hora de evangelizar e espalhar o amor mútuo.

“Convido você a confiar na Palavra do Senhor, a qual diz que Ele está voltando. Não precisamos ter medo, mas nos enchamos de esperança, pensemos que esse mundo de pecado vai acabar e que a plenitude chegará. Preparem-se, acreditem que é possível viver a sensatez, a vigilância, a oração e, sobretudo, o amor mútuo.”

Termino o programa de hoje com a palavra do Papa Francisco, na Exortação Apostólica sobre a Alegria do Evangelho, na qual ele fala sobre a pregação informal que precisa acontecer para a nossa conversão: “Hoje, quando a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que compete a todos como tarefa diária: cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos quanto os desconhecidos. É a pregação informal que pode se realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho”.

Ler essa Exortação é colher a providência de Deus para esse novo tempo. Coloque em prática o que diz a Palavra de hoje.

Padre Fernando Santamaria

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.