Sorrindo pra vida - 23/01/2014

Confie na misericórdia do Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 23 de janeiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmo 13,1-6.

“Na hora da dor e da tribulação, não é momento de ficar repassando o negativo, mas sim as coisas boas”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Quanto a mim, eu confio no teu amor!” Não é na minha capacidade de lutar e vencer que eu confio, meu Deus, mas na Sua misericórdia. Eu luto e, muitas vezes, venço, mas é na Sua misericórdia, no Seu amor e na Sua bondade que está a minha confiança.

Precisamos acreditar que Deus é bom, que da parte d’Ele não falta misericórdia, amor, compaixão, ternura e cuidado conosco. Mas só desfrutaremos desses benefícios à medida que confiarmos n’Ele.

Nós precisamos aprender a dizer, em voz alta, na frente de todos, sobretudo diante das dificuldades, que confiamos na misericórdia do Senhor.

Se estamos doentes, se recebemos uma notícia ruim ou sentimos que corremos perigo, que alguém nos persegue e jurou nos fazer mal, de todo o coração, digamos ao Senhor: “Quanto a mim, eu confio no Seu amor, meu coração exulta com a Sua salvação. Vou cantar ao Senhor por todo o bem que Ele me fez!”. É assim que vencemos o mal, o inimigo, os pensamentos negativos que, muitas vezes, são nosso maior inimigo.

Quando o nosso inimigo está do lado de fora, ainda temos uma chance de nos defender, de pedir ajuda, mas quando ele está dentro de nós, ele atinge nosso coração, aos poucos, e vai minando devagar a nossa confiança em Deus. Assim, vamos ficando fracos, tristes e sem fé.

Ao passarmos por uma tristeza muito grande ou nos entregarmos à depressão, a nossa visão da realidade fica distorcida, nossos pensamentos ainda mais pessimistas e a angústia ainda maior. Nessa hora, se não tivermos cautela, correremos o risco de um desequilíbrio tão grande, que tudo na nossa vida se tornará exagerado. Um simples problema acaba sendo uma enorme tragédia.

Além disso, a tristeza faz com que nós levemos tudo para o lado pessoal, nos faz tirar conclusões precipitadas de tudo e ter decisões extremas: é tudo ou nada. E tudo isso só aumenta a nossa angústia.

Se estamos tristes, magoados, se estamos nos sentindo abandonados por todos e até por Deus, não é hora de nos precipitarmos. Temos de entender que esse sentimento ruim distorce a nossa visão das coisas. Em situações assim, a primeira coisa a fazer é confiar na misericórdia do Senhor. Se já fizemos tudo o que poderíamos para resolver uma situação, mas nada deu certo, rezemos. Se já rezamos, rezemos ainda mais, porque a oração pode tudo, ela é mais forte do que a morte. Recorramos a Deus e confiemos na Sua misericórdia. Ele cuida de nós, vai nos ajudar e tudo vai terminar bem. Só precisamos acreditar nisso e reagir.

A segunda coisa que devemos fazer para vencer o inimigo é alegrar o nosso coração nas pequenas coisas e nas boas lembranças. Na hora da dor e da tribulação, não é momento de repassar o negativo, mas sim as coisas boas. Em terceiro lugar, temos de cantar, louvar e agradecer ao Senhor pelo bem que Ele já nos fez.

Veja: o nosso pensamento é muito traiçoeiro. Nós sempre nos lembramos das coisas ruins e nos esquecemos da parte boa da nossa vida. Por isso, precisamos treinar nossos pensamentos para as lembranças boas, assim vamos ter muito mais alegria na vida.

Primeiro: confiemos em Deus. Segundo: alegremo-nos com as pequenas coisas e com as boas lembranças. Terceiro: cantemos, louvemos e agradeçamos ao Senhor por tudo de bom que Ele já nos fez. Talvez, ainda não tenhamos visto resultados, mas sabemos que o bem já está garantido para quem coloca sua fé em Deus.

Deus nos ama, Ele cuida de nós e ouve a nossa oração. Louvado seja o nome do Senhor!

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.