Sorrindo pra vida - 17/06/2014

Confie! Jesus está no barco

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 17 de junho de 2014.

Em virtude de problemas técnicos não disponibilizaremos o áudio do “Sorrindo pra Vida”.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 8,22-25:
“Num daqueles dias, Jesus entrou no barco com seus discípulos e lhes disse: ‘Vamos para a outra margem do lago!’ E partiram. Enquanto navegavam, ele dormiu. Abateu-se, então, uma ventania tão forte sobre o lago, que o barco ia se enchendo de água e eles corriam perigo. Então, dirigiram-se a Jesus e o acordaram, dizendo: ‘Mestre! Mestre! Estamos perecendo!’. Ele acordou e deu ordens ao vento e à fúria das águas. E a tempestade parou e veio a calmaria. Então, disse aos discípulos: ‘Onde está a vossa fé?’ Cheios de temor e admirados, eles diziam uns aos outros: ‘Quem é este que dá ordens aos ventos e à água, e lhe obedecem?’”.

“Se Jesus está no barco, ele não vai afundar”, afirma padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

O meio de locomoção mais utilizado, na época de Jesus, era o barco. E quando Ele entrou no barco, chamou os discípulos e os convidou a ir à outra margem. O Senhor estava numa margem e pediu aos discípulos que entrassem no barco. Então, foram para o outro lado. As margens do lago foram o cenário em que Jesus viveu grande parte de Seu ministério público.

Coloquemos-nos dentro desse barco. De repente, vem a tempestade. São Lucas, rico em detalhes, relata a ventania fora do comum que abateu os discípulos. O barco começou a encher-se de água e eles corriam perigo de morte. Assustados, acordaram Jesus, que acalmou a tempestade. Os discípulos ficaram espantados e admirados com tal acontecimento. Quem era esse homem que até o mar Lhe obedecia?

Naquela época, Jesus era considerado um profeta, pois realizou coisas que vários profetas do Antigo Testamento realizaram; porém, os discípulos começaram a perceber que Ele agia em primeira pessoa. Jesus dizia: saia, cala-te, levanta-te. O Senhor deu uma grande prova de quem Ele era quando, ao dar uma ordem à natureza, ela Lhe obedeceu. Os discípulos perceberam que o Filho de Deus tinha a autoridade do Pai.

Nós recebemos tantas graças, experimentamos milagres e curas, mas corremos o risco de não saber quem é Jesus. Muitas pessoas que vão à igreja ainda não tiveram a experiência pessoal com Cristo, ainda não experimentaram o fruto do batismo no Espírito, que é muito forte. Hoje, precisamos experimentar quem é Jesus.

Muitas vezes, no barco da nossa vida, nós rezamos, mas Jesus não nos escuta, parece que está dormindo; vem sobre nós um sentimento de que o barco vai afundar. Esses barcos são: nossa vida, nosso casamento, nossa consagração e tantas outras coisas. Nossa oração se torna desesperadora. Quantas vezes somos esses discípulos e vamos acordar Jesus? Pode ser que muitos de nós, em meio aos problemas, não fomos à presença de Jesus, não O buscamos no Santíssimo Sacramento. De nossos lábios só saíram oração de dor e dificuldade; parecia que o barco iria afundar.

Por diversas vezes, vivemos tribulações e parece que Jesus não vai acordar. Chamamos, chamamos, mas Ele espera meses, até anos para, só depois, silencia o mar. Pense: se você estivesse dormindo num barco, viesse uma tempestade e o povo começasse a gritar e a se desesperar, mas Jesus continuasse dormindo. A solução seria dirigir-se a Ele e acordar o Mestre.

Se Jesus estiver no barco, Ele acordará. Poderá cair a maior tempestade do mundo, mas Ele estará lá dentro e o barco não afundará com a presença d’Ele. Se Jesus estiver no barco da sua vida, da sua casa, do seu casamento, da criação dos seus filhos, não se preocupe, seu barco não afundará. Talvez você passe um tempo chamando o Mestre, tentando acordá-Lo. Não sabemos quando Ele vai acordar, mas a certeza é que se Ele estiver dentro, jamais o barco afundará.

A pergunta hoje é: Jesus está no barco? Convide-O para entrar no barco da sua vida. Ele não vai abandonar você.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Ariele Silva