Sorrindo pra Vida - 14/09/2010

Compreenda as podas de Deus em sua vida

Mensagem do diácono Nelsinho Corrêa no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 14 de setembro de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
João 15,1-10

Diácono Nelsinho Corrêa no programa “Sorrindo pra Vida”
Foto: Wesley Almeida – Arquivo CN 17/05/2010

Hoje, na festa da Exaltação da Santa Cruz, o Senhor nos concede esta Palavra que fala de “ramo”, “videira”. Tudo a ver com o dia de hoje! Não é verdade?

Aqui no Brasil nós conhecemos a videira pelo nome de parreira. E o Agricultor, segundo o ensinamento de Jesus, é o próprio Pai. Veja: o agricultor está sempre cuidando da terra. Muitas vezes, o agricultor precisa revirar a terra com a enxada. Assim também o Pai faz conosco. Ele revira a terra do nosso coração; sempre está mexendo em nossa vida. E como é difícil entendermos essas “enxadadas” de Deus em nossa vida! A lógica do Senhor é bem diferente da nossa lógica.

Quando eu morei na bela cidade de Vacaria (RS), uma amiga minha que estava podando uma parreira disse-me: “Você sabia que a parreira chora quando ela é podada?”. Daí ela cortou um pedaço daquele galho e da parreira saiu uma gotinha.

Meu Deus! Se até a videira “chora”, quanto mais nós diante das podas que sofremos! E talvez você esteja perguntando a Deus: “Mas por quê?” Pois nem sempre compreendemos as podas d’Ele. Deus nos poda para purificar nossa vida, para nos limpar de toda sujeira.

E Jesus hoje pede que permaneçamos n’Ele. Mas como permanecer unido a Ele diante da correria deste mundo!? A resposta está em fazer todas as coisas do seu dia sem se desligar do Senhor.

Pode ser que hoje o seu dia seja bem cheio, com tantas coisas por fazer. Mas esteja sintonizado com Jesus. Como aquele casalzinho de namorados que está sintonizado um ao outro mesmo com tudo agitando-se ao seu redor. Aquele casal apaixonado simplesmente não se distrai. Da mesma forma, temos que ser assim com o Senhor. Não permita que o mundo o distraia no dia de hoje!

O homem sem Deus é nada! Assim como o galho separado da videira é lançado fora e queimado, o mesmo também acontece com quem insiste em caminhar longe de Deus: a pessoa caminha para a própria perdição. O Senhor revira nossas vidas. E Ele faz isso, retira todas as suas seguranças humanas para que você confie tão somente n’Ele e se volte para Ele.

Saiba que o Pai, como este agricultor (e um bom agricultor!), está sempre pensando nas necessidades da terra. Aqui em Cachoeira Paulista está um tempo muito seco. O agricultor, diante da seca, pensa na necessidade da chuva sobre a terra. Por outro lado, quando está chovendo muito, o agricultor logo pensa que a terra necessita do calor do sol. E assim por diante. O agricultor está sempre pensando na necessidade do solo. Muitas vezes, ele tem de mudar seus planos por causa do clima desfavorável. O agricultor está sempre pensando na melhor forma de cuidar da terra. Assim também Deus Pai faz em relação à terra do nosso próprio coração.

“Como o Pai me ama, assim também eu vos amo”, diz Jesus. Pergunto a você que é pai ou mãe: Dá para medir o tamanho ou o valor do amor que você tem pelo seu filho? Eu, quando penso nos meus três filhos, às vezes me pego chorando sozinho de emoção. Você então já pensou em como o Pai ama Jesus? O Senhor compara o amor do Pai para com Ele com o Seu amor para conosco! Você acha que isso é pouco amor? Você acha que este é um amor que acaba quando você peca? Que este amor acaba quando você cai, decepciona-se, decide não ir mais à igreja e afasta-se d’Ele? Não, meu irmão. Este amor de Deus por você é muito grande! Se nós que somos pais amamos tanto nossos filhos, imagine então o amor que o Pai tem por mim e por você.

O Pai nos ama. Essas podas nada mais são do que Deus revirando a terra [de nosso coração]. Ele quis tirar esse seu “narizinho empinado”. Todos esses acontecimentos que o viraram “do avesso” ocorreram para fazer com que você produzisse frutos de docilidade em sua vida. Somente depois da terra do coração ser revirada, remexida pelo trator do sofrimento, das dificuldades e das decepções, é que se joga a semente nessa terra. Foi Deus quem revirou a terra do seu coração. A sua vida está de “pernas para o ar” porque Deus quer jogar nela a Sua preciosa semente. Confie, meu irmão! Deixe-O jogar hoje a semente da Sua Palavra. Abra-se à ação amorosa do Pai. Ele não está decepcionado com você. Pelo contrário, Ele o ama com este amor que nunca acaba.

Deus abençoe você!

Diácono Nelsinho Corrêa
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Confira outros programas Sorrindo pra Vida

Eto evangeliza através do twitter.com/etoCN

Saiba mais sobre o diácono Nelsinho Corrêa

Siga o diácono Nelsinho no twitter!

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes

Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

Revista Canção Nova de agosto de 2010