Pitter Di Laura, na manhã desta segunda-feira, 22, ao ler o Evangelho de São Lucas 3, 10-16, reflete sobre como deve ser a postura do cristão diante do sucesso e do fracasso. Confira transcrição do programa “Sorrindo pra Vida”.
.: Para adquirir este e outros programas do Sorrindo pra Vida, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida
A Palavra meditada hoje está em São Lucas 3,10-16:
“As multidões lhe perguntavam: ‘Que devemos fazer?’ João respondia: ‘Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!’ Até alguns publicanos foram para o batismo e perguntaram: ‘Mestre, que devemos fazer?’ Ele respondeu: ‘Não cobreis nada mais do que foi estabelecido.’ Alguns soldados também lhe perguntaram: ‘E nós, que devemos fazer?’. João respondeu: ‘Não maltrateis a ninguém; não façais denúncias falsas e contentai-vos com o vosso soldo’. Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo. e ele respondia a todos: ‘Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo’”.
João Batista falava sobre a vinda de Jesus e orientava as pessoas a seguir o Senhor. Ele não buscava para si o sucesso, mas apontava os caminhos do Senhor. Tenhamos a missão e a postura de João Batista.
Dentro de nosso ambiente de trabalho busquemos crescer em efetividade e produtividade. Algumas pessoas são muito respeitadas no ambiente de trabalho não por seu cargo, mas pela postura que exercem neste local.
Cresçamos onde trabalhamos, mas sem passar por cima de ninguém. As pessoas carregam dentro de si muitos dons, os quais, aos olhos humanos, não são todos identificados. João Batista era repleto de dons do alto e capacidades, porém, não se engrandecia por isso; pelo contrário mantinha a simplicidade.
Na época de Cristo, os publicanos eram figuras públicas muito respeitadas. Quando receberam o batismo, perguntaram a João o que deveriam fazer e este não teve medo de lhes apresentar a verdade.
Seguindo os passos de João, encontramos três dicas para que não deixemos de ser quem somos diante do sucesso:
1°) Sejamos sempre caridosos. Aquele que alcança o sucesso não se esqueça da caridade;
2°) Nunca abandonemos a verdade. Não compremos ninguém com meias verdades, pois nosso sucesso não está nas pessoas, mas sim em Deus;
3°) Deixemos de lado a ambição. Quem nos julgará por querer aquilo que é do outro não são as pessoas, mas Deus.
Ninguém quer estar ao lado de uma pessoa que sempre “puxa o tapete” do outro. Que tomemos cuidado com nossa postura diante do sucesso e com os passos dados para consegui-lo.
Saibamos lidar com o sucesso de um amigo. Quando este muda diante de seu crescimento, estejamos ao lado dele, pois, se eventualmente ele desmoronar, estaremos ao seu lado para ampará-lo.
Que o fracasso de nossos irmãos não seja um motivo para condená-los, pois quem tem o Evangelho em seu coração coopera com a salvação do outro. Sejamos Cristo para aqueles que tanto necessitam. Essa atitude aos olhos humanos pode não significar nada, mas no Reino dos céus é motivo de festa. Cresçamos naquilo que fazemos, mas nos lembremos sempre de cuidar daqueles que estão ao nosso redor.
Pitter Di Laura
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva