Quando Deus nos concede uma graça, nós a utilizamos ou a recebemos em vão?
Márcio Mendes, nesta terça-feira, dia 31 de maio de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre a graça de Deus e exorta-nos a não a recebermos em vão.
.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida
A Palavra para reflexão está em II Coríntios 6,1-2:
“Sendo seus colaboradores, exortamos-vos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: ‘No momento favorável, eu te ouvi, no dia da salvação, eu te socorri’. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.”
O que é receber em vão a graça de Deus?
Receber a graça de Deus de mãos vazias é recebê-la em vão. Quantos acreditam que o pecado nos retira da graça! Não é verdade. O que nos retira da graça do Senhor é a nossa falta de fé. Pode ser que tropecemos e até mesmo caiamos, mas se tivermos fé, nós nos levantaremos e nos colocaremos novamente a caminhar, pois a fé é lâmpada que guia nosso caminho.
Nossa vocação é uma bênção
Quantos vazios da graça de Deus! No sacramento do matrimônio, sacramento de amor e união, quantos o levam de qualquer maneira e chegam ao ponto do divórcio!
O casamento é uma fonte de alegria e ternura, porém carregada de espinhos. O matrimônio não é algo fácil de viver, mas se contarmos com a graça de Deus, teremos forças para superar os desafios.
Quantos que, ao se casarem, foram curados! O matrimônio é um sacramento de cura, de amor. Às vezes, o casal não vive a bênção dentro de seu matrimônio, porque não o enxerga como uma graça de Deus.
Da mesma forma, se um sacerdote receber o sacramento da ordem em estado de pecado mortal, o sacramento será recebido, mas acabará conferindo graças aos outros e não a si mesmo. Mas no momento em que esse sacerdote se confessa, ele religa seu sacramento da ordem e é renovado em sua vocação.
Deus conta conosco para que a bênção aconteça
O batismo nos faz filhos de Deus. Não podemos receber em vão a graça que vem do céu. Quantos receberam os dons do Espírito Santos, mas os colocam de lado! A graça vem de Deus, mas precisamos colaborar com Ele.
Não fiquemos agravando os problemas que acontecem conosco. Abandonemos o sentimento de autopiedade, não baixemos a cabeça, levantemo-nos e nos coloquemos a caminhar. Sem fé não conseguimos reagir. De que adianta ficarmos chorando pelos cantos? É tempo de levantarmos e seguirmos em frente.
Preocupação gera agitação e esta gera ansiedade. Os problemas, se não são enfrentados, crescem e nos destroem. Se não confiarmos em Deus, viveremos tristes e oprimidos. Não fomos feitos para sermos desesperados, mas sim para acreditar que Ele cuida de nós.
Não devemos agir por nossas iniciativas, mas sim pela graça de Deus. Nossa parte é colaborar com Ele. Quando tomamos a decisão de fazer as coisas com o Senhor, o Espírito Santo se coloca junto de nós e nos ajuda a vencer nossos problemas. Diante de tudo o que nos prostra e abate, levantemos. O Senhor está em nosso favor. Ergamos nossa cabeça!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva