SORRINDO PRA VIDA - 16/06/2016

Como dirigir ao Pai nossas orações?

O Pai sempre escuta as orações de seus filhos. Como temos dirigido a Ele nossas orações?

Padre Roger Araújo, na manhã desta quinta-feira, dia 16 de junho de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, orientado pelas Sagradas Escrituras, medita o Evangelho de São Lucas e explica-nos como dirigir a Deus Pai nossas orações, pois Ele está sempre disposto a nos ouvir e atender. Confira sua partilha!


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São Lucas 11,1-13:
“Um dia, Jesus estava orando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu- lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos”. Ele respondeu: “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja teu nome; venha o teu Reino; dá-nos, a cada dia, o pão cotidiano, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos introduzas em tentação”. E Jesus acrescentou: “Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’. O outro responde lá de dentro: ‘Não me incomodes. A porta já está trancada. Meus filhos e eu já estamos deitados, não posso me levantar para te dar os pães’. Digo-vos: mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo, vai levantar-se por causa de sua impertinência e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”

Como dirigir ao Pai minhas orações?

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Temos de ser humildes e nos reconhecer dependentes de Deus, ser pessoas de oração. Pode ser que hoje sua oração seja: “Senhor, ensina-me a orar; ensina-me a ter um relacionamento contigo”. Faça sua oração de coração aberto e peça que o Pai o atenda.

Toda oração é dirigida a Deus. As orações que fazemos são para exaltar nosso Pai, nosso Deus, por isso, quando iniciamos nossas orações, rezamos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, colocando o Pai em primeiro lugar em nossas vidas, entregando-nos em Suas mãos.

Reconciliar-se diariamente com Deus

Mais do que repetir a oração do Pai-Nosso, todos os dias devemos nos reconciliar com o Senhor. Lavemos nossa consciência diante d’Ele reconheçamo-nos pecadores. Não peçamos a Deus o perdão de maneira genérica, mas apresentemos a Ele tudo aquilo que é falho em nós. Reze ao Senhor e coloque diante d’Ele nossas falhas e pecados.

Muitos que sofrem de insônias é porque levam consigo preocupações para a cama. Não se deite carregado de pecados, mas os apresente ao Senhor. Silencie o coração e a alma, peça o perdão de Deus. Pedir perdão de nossas falhas é algo que devemos fazer todos os dias. Em nossa insistência em pedir perdão por nossas falhas, o Senhor nos purificará de nossos pecados.

De que maneira queremos que o Senhor nos perdoe?

Da mesma forma que perdoarmos nossos irmãos seremos perdoados por Deus. Quantas vezes acumulamos ressentimentos e mágoas! Quantos casais dormem ressentidos uns com os outros por coisas tão pequenas! Muitas vezes, uma coisa tão pequena se transforma em algo grande, porque não nos abrimos ao perdão.

Nossa dificuldade em perdoar acontece, porque exercitamos pouco a prática do perdão. Na hora de reclamarmos, somos bons, mas na hora de liberar o perdão, não conseguimos nos reconhecer errantes. Quais são nossos erros e fragilidades? Em que ponto não nos esforçamos para dar nosso melhor?

Para aquele que quer dormir bem e ter um repouso tranquilo, o segredo da vida é o perdão. Não tratemos de forma superficial nossos pecados e relacionamentos. Se colocássemos em prática o perdão, não ressentiríamos tantas coisas. Deus não nos quer acumulados de “sujeira” nem de coisas que destroem nosso coração.

Não nos deixe cair em tentação

Não sejamos introduzidos na tentação, pois o perigo de cairmos é grande. Não arrisquemos ou coloquemos o Senhor em provação. Não tentemos nosso Deus. Também não devemos nos expor ao perigo.

Muitos rezam e pensam: “Essa situação não tem mais jeito”, mas para Deus nada é impossível. Acima de tudo, Ele escuta a oração, que é dirigida a Ele com confiança. O Senhor não desiste de nós!

Um pai e uma mãe, por mais insensato que sejam, não farão nada para prejudicar seu filho. Se nós, que temos maldade em nosso coração, sabemos dar boas coisas a nossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo a todos aqueles que o pedirem.

Aquele que tem o Espírito Santo tem tudo. Precisamos de sabedoria e discernimento? Peçamos todos os dias, com insistência, ao Senhor o Espírito Santo, e Ele nos dará.

Padre Roger Araújo
Sacerdote e missionário da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova