SORRINDO PRA VIDA - 10/06/2016

Cristão de verdade cultiva a alegria que vem de Deus

Cristão não vive com a “cara amarrada”, mas cultiva a alegria que vem de Deus

Diácono Nelsinho Corrêa, na manhã desta quinta-feira, dia 9 de junho de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, orientado pelo Evangelho de São Mateus, convida-nos a vivermos as bem-aventuranças e cultivarmos a alegria em nosso coração.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São Mateus 5,1ss:
“Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: ‘Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros no coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós’.”

Cristão de verdade cultiva a alegria que vem de Deus

Foto: Arquivo/cancaonova.com

As bens-aventuranças são para nós um convite a uma constante superação de nós mesmos. Essa Palavra exige de nós atitude.

Cada um tem uma provação. Essa Palavra é paradoxal, ou seja, tem questões contrárias. Como é possível dizer que é feliz aquele que chora ou é perseguido e provado?

Somos convidados a nos superar, pois não devemos ser católicos que ficam à mercê das circunstâncias.

A alegria do Senhor é a nossa força

Paulo e Silas, na prisão, adoravam o Senhor, e a alegria daqueles homens era grande, pois ela vinha não da situação em que estavam, mas sim de Cristo. Nossa alegria tem de vir de Cristo.

Repita isso no dia de hoje: “A alegria não vem da tristeza”. Se esperarmos não ter problemas para estarmos alegres, sinto informar, mas nunca ficaremos felizes.

Fale isso ao seu coração: “É feliz quem não é triste”. Uma frase tão óbvia, mas a pura verdade! A nossa alegria não vem das situações pelas quais passamos.

Que tipo de cristão eu sou?

Existem muitos católicos que são chamados de “católicos ecológicos”. E o que são “católicos ecológicos”? Eles são frutos do meio ambiente, ou seja, se estão num lugar onde todos estão falando mal uns dos outros, lá está ele no meio; rodinha de piadas maliciosas, olha ele lá.

Também tem o “católico pipa”, aquele que perde a linha fácil; ou o “católico light”, que aceita tudo, tudo está certo. Todos esses são frutos do meio ambiente.

Costumo dizer que quem vai pela cabeça dos outros é piolho, mas não nós. Há muitos cristãos camaleões, que se camuflam de acordo com o ambiente em que vivem.

É exigido de nós que não paremos nas situações, mas que saiamos de toda situação de tristeza, pois o Senhor não nos convidou para sermos escravos das circunstâncias.

Não há como fugir do sofrimento

A passagem de São Mateus 9 narra a transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Ali, Jesus conversava com Elias e Moisés. Mas sobre o que conversavam? Sobre como seria Seu sofrimento e morte. Em meio à glória e ao louvor, Jesus fala sobre seu sofrimento. Isso nos adverte que não vivemos de “aleluias” o ano todo, mas teremos sim sofrimentos e provações.

O Senhor não nos garantiu que não passaríamos por sofrimentos, mas nos prometeu que estaria conosco em todos os momentos. Essa é a certeza da nossa alegria.

É feio ver cristãos com a cara virada!

Uma pessoa de cara amarrada não é plenamente cristã; ela espanta as pessoas. Quantos reclamam que seus pais, filhos, esposos não vão à igreja. Mas será que não é porque a sua cara está amarrada?

Na situação em que estamos hoje, é preciso superação. Deus está vendo as nossas lutas. Devemos mostrar a nossa fé! A Palavra de Deus não é para agredirmos os outros, mas para ser colocada com doçura. Saibamos o que falar e como falar.

O sofrimento nos faz crescer

Na natureza, aquela chuvinha mansa e até mesmo a geada são importantes para o agricultor. Talvez, estejamos passando por um momento de “geadas” em nossa vida e Deus quer se manifestar em nosso sofrimento.

Tudo o que é provado fica mais forte. Deus não nos manda sofrimentos, mas está conosco nos momentos de provação. Deus é mais, Ele sabe tudo! Sabe o seu sofrimento? Ofereça-o ao Senhor. Oferte a Ele um sacrifício de louvor.

Diácono Nelsinho Corrêa
Missionário da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova