Sorrindo pra vida - 23/09/2013

Com Deus suportamos qualquer sofrimento

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 23 de setembro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em II Timóteo 1, 9-14.

“Hoje, precisamos pegar nossos sofrimentos e oferecer a Deus”, afirma Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, como vocês já sabem, a passagem de II Timóteo é considerada pelos estudiosos da Bíblia um testamento espiritual de Paulo. Nessa Passagem, ele já havia vivido muitas coisas por causa do Evangelho, já era um homem experiente e maduro.

No trecho de hoje, Paulo estava preso em Roma e, por isso, escreveu, na fé, ao seu amado filho Timóteo, dando-lhe uma série de recomendações de como agir como bispo.

Nessa carta pastoral, Paulo faz várias recomendações a Timóteo. Essa é uma carta maravilhosa, na qual um homem de Deus abre seu coração e de onde podemos tirar várias lições. Vejam: “Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa; não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça. Esta graça nos foi concedida em Jesus Cristo desde a eternidade”. Nós somos chamados para a santidade. Deus, que nos tirou do pecado, chama-nos para viver uma vida nova n’Ele.

E Paulo deixa claro a Timóteo que o chamado à santidade, esse resgate das nossas vidas, acontece por iniciativa e graça de Deus. Ele reconhece que o Evangelho é essa graça e que, por causa da nossa vocação santa e por Jesus, que se revelou a nós, pudemos viver tudo o que vivemos.

“Esta é a causa dos males que estou sofrendo. Todavia, não me envergonho, porque sei em quem depositei a minha fé e estou certo de que ele tem poder para guardar o meu depósito até aquele dia.” Paulo depositou toda sua fé em Deus, pois ele sabia em quem acreditar. E, por saber disso, ele suportou todos os seus sofrimentos.

Reconhecendo esse chamado de Deus e depositando a nossa fé n’Ele, podemos suportar todo e qualquer sofrimento. Hoje, aprendemos que suportar o sofrimento não é ter dinheiro, inteligência, status ou saúde; para se suportar o sofrimento é preciso voltar ao começo.

Você é filho de Deus, a sua vocação é santa e, por isso, você suporta o seu sofrimento. Ao mesmo tempo em que você deposita sua fé em Jesus, o retorno também acontece, pois há um depósito de Deus sobre você.

Meu irmão, nesta manhã, alegre-se, pois Deus está investindo em você. É Ele quem investe na sua santidade em vista de um bem muito maior. Talvez a sua vida esteja cheia de problemas, talvez você esteja com o coração apertado, triste, angustiado… Pare com isso e comece a olhar além! Pense que toda essa dificuldade é em vista de um bem maior e que, por isso, você precisa depositar sua fé no Senhor.

Hoje, precisamos pegar nossos sofrimentos e oferecê-los a Deus em intenção a tantos que não sabem sofrer e ficam amaldiçoando as pessoas, reclamando da vida. Nós precisamos sofrer como cristãos, clamando o Espírito Santo. “Guarde o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós.”

O Espírito de Deus nos ajuda nesse depósito de fé. Em meio ao sofrimento, Ele nos ensina a sofrer como homens e mulheres de Deus, sorrindo, acreditando que algo melhor está por vir.

“Sei em quem depositei a minha fé e estou certo de que ele tem poder para guardar o meu depósito até aquele dia.” Apegue-se a Jesus, não largue d’Ele por nada e você será salvo. Cada vez que você ficar triste e angustiado, vá à fonte, que é limpa e cristalina. Você pertence a Deus, por isso tome a decisão de sofrer como homem do Senhor. Entregue-se ao Pai e coloque nos braços d’Ele o seu sofrimento.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.