Sorrindo pra Vida 09/07/2014

Com Deus nada se perde, mas sem Ele tudo está perdido

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 9 de julho de 2014.

Pedimos desculpas, mas em virtude de problemas técnicos não disponibilizaremos o áudio do “Sorrindo pra Vida”. Em breve retornaremos com a disponibilização.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 22,19-32:

Acolhamos a Palavra do Senhor neste dia.
“Um encaixamento de madeira adaptado aos alicerces de um edifício não se desconjunta. Assim é o coração firmado por uma decisão bem amadurecida.”

“O que nos faz viver melhor é o amor.”
Foto: Wesley Alemida/ Arquivo Canção Nova

“Com Deus nada se perde, mas sem Ele tudo está perdido!” (Papa Francisco)

O coração que não toma decisão pela aparência, que não é precipitado, não se abala. Quem sabe o que faz não tem medo de escolher. A pessoa que pensou para decidir não se torna cativa do medo.

Como uma pedra solta no alto é perigosa, assim é a ação da pessoa indecisa, com o coração hesitante e pensamentos indecisos, desprovidos de sabedoria. Essa pessoa será arremessada pelos ventos, quando vierem as crises do coração ela não suportará.

Há pessoas que entram em um relacionamento e dizem: “Vou me casar, se não der certo me separo.” Não vai dar certo. Todo relacionamento tem crise, precisa de uma purificação. Alguns costumam limpar a casa todos os dias, outros preferem esperar o dia da faxina, mas é preciso a limpeza. Assim é no relacionamento: se não acontece a purificação todos os dias, há um dia que ela precisa acontecer. Os dois precisam sentar para colocar a casa em ordem. É doloroso, expõe. Muitas vezes, as conversas acontecem entre lágrimas. Não fomos, na maioria das vezes, preparados para isso. Relacionar-se é uma arte.

Tanto para quem se casou bem, quanto para quem se casou mal, a crise vai chegar. Todo relacionamento passa por uma crise. A pessoa que entrou naquele relacionamento sem saber por que, na hora da tribulação é jogada de um lado para o outro sem saber o que fazer. Por isso, a Palavra de Deus nos diz: “É preciso ter um coração firme”.

Quem não tem claro o que quer, fere o outro e expulsa dele o amor. Quando não damos o verdadeiro valor, perdemos a pessoa. Existem situações em que só se reconhece o valor do outro quando o perde. “É ferindo o coração que expulsa dele o amor”.

Não existe essa história que amor de verdade não acaba, mentira. O amor precisa ser cultivado, do contrário morre. Assim como uma planta, se você não rega, não cuida, ela morre assim também o relacionamento.

Precisamos aprender a não sufocar as pessoas que estão ao nosso lado, muitas vezes, há o medo de perder, há um ciúme doentio que a outra pessoa não aguenta. Assim como as plantas morrem afogadas de tanta água, o amor também pode morrer por excesso.

A palavra do Senhor vem abrir os nossos olhos e despertar o nosso coração para a realidade, o que nos faz viver melhor é o amor. Sem dinheiro se vive, mas sem amor não! Quando percebemos que o amor é indispensável para qualquer pessoa damos mais qualidade aos relacionamentos.

Há pessoas que dizem que escolheram ficar sozinhas na solidão. Isso não é estilo de vida, ninguém foi feito para ficar sozinho. O amor é a coisa que mais nos faz viver bem na vida. O amor é a força da nossa alma e a alegria do nosso coração. A pessoa que não se sente amada é triste, não encontra forças para se levantar.

A amizade nos levanta, nos sustenta, nos fortalece, porém a discórdia, a divisão, os desencontros nos enfraquecem terrivelmente. A Palavra de Deus nos mostra esses caminhos de erros para nos prevenir. Não fira o coração de quem ama você e de quem você ama. Aprenda a cuidar de quem você ama e de quem te ama. Não faça mal a quem confia em você, respeite quem te faz bem.

O mundo está tão machucado, precisamos aprender a amar as pessoas que nos querem bem. Eu não tenho direito de gritar com quem amo. Precisa fazer uma censura a um amigo, corrigi-lo? Não o faça com gritos, não o exponha com baixaria.

“Se brandiste a espada contra um amigo não desespere, porque o retorno é possível”. Ainda que você tenha puxado uma arma contra quem te quer bem, não se desespere pode haver reconciliação. “Permanece fiel ao seu amigo na pobreza, para que possa se alegrar com ele na prosperidade”.

O momento que o outro precisa é a hora que devemos ficar do lado dele, não é ser cúmplice, mas ficar ao lado da pessoa que caiu para que ela possa se levantar. Quem é que vai desprezar uma amizade dessas?

Que Deus te dê amigos fiéis no tempo da aflição. Sobretudo não abra mão do seu esposo nos tempos difíceis, pois prometemos amor, prometemos fidelidade na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Talvez essa outra pessoa não teve uma escola de fidelidade e ela esteja aprendendo com você.

Em todos os seus relacionamentos peça a Deus a graça de tomar a decisão por relações maduras. Seja constante nos seus relacionamentos, não seja como a palha levada ao vento, não viva de conveniências.

Precisamos acreditar que com Deus nenhum relacionamento se perde, mas sem Deus todo relacionamento está perdido. É preciso acreditar na capacidade que o Espírito Santo tem de trabalhar em nosso interior e, de dois corações divididos, fazer apenas um.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair