Sorrindo pra vida - 21/03/2014

Coloque Deus na sua vida em primeiro lugar

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 21 de março de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 10,37-39:
“Quem ama seu pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a própria vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.”

“Não há bênção maior, nesta vida, do que abrirmos o coração para o amor e para o bem ao próximo”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Corremos o risco de achar que essa Palavra é muito dura e radical, mas vamos entender a diferença entre radical e radicalismo. Ser radicalista é viver os próprios preceitos e querer que todos vivam do mesmo jeito. Ser radical é voltar à raiz das coisas, é não se desviar do que é bom e do que é da vontade do Senhor.

Então, essa Palavra nos pega pela mão e nos leva à raiz da vida, para colocarmos as coisas em ordem. Jesus diz: “Quem ama seu pai ou mãe, mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha, mais do que a mim, não é digno de mim”. Como nós podemos colocar, no lugar d’Aquele que nos criou, o presente que Ele nos deu? Nós só temos os pais e os filhos que temos, porque foi Deus quem no-los deu.

Quando uma pessoa tira Deus do seu lugar para colocar outro ser humano, essa pessoa traz sofrimento para a própria vida e se perde da presença do senhor . Não é que ela não possa amar as pessoas de todo o coração, mas tem de se lembrar que, em primeiro lugar, ela deve amar o Senhor.

Se você tiver dúvidas quanto a isso e ficar com medo de errar, faça assim: ame a Deus sobre todas as coisas, com todo o seu coração e pensamento, lembre-se de que Ele é o seu Criador e você não teria nada se não fosse Ele. Em seguida, ame as pessoas com todo o seu amor, mas na plena medida. Se, um dia, você tiver de escolher entre o Senhor e uma pessoa, opte por Ele.

Colocar Deus em primeiro lugar é escolher o que é da vontade d’Ele: a vida, o bem e o amor. É amá-Lo sobre todas as coisas, dar a Ele o que é d’Ele e ao outro o que é do outro. Se não for assim, você acabará indo em direção à morte.

Deus ainda fala na Palavra: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a própria vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.”

Entenda o que está sendo dito aqui: para quem busca Deus, em primeiro lugar, é muito mais realizador lutar para ser bom e justo do que satisfazer os desejos da própria carne. É gostoso satisfazer a vaidade, o ego, mas isso não nos leva à vida. Quem planta o egoísmo e procura prazeres momentâneos deixa a bondade de lado e caminha para a morte. Agora, quem se une ao Senhor e O coloca em primeiro lugar, na sua vida, aprende a ser bom e a fazer o bem ao próximo.

A Palavra de hoje vem para nos fazer sair do egoísmo e entrar na bondade. O que Deus quer é abrir os nossos olhos para sairmos da vida fechada que vivemos em nós, em nossos prazeres e nos nossos, para vivermos uma vida aberta e cheia de bondade também ao próximo. Se tudo isso exigir sofrimento e sacrifício, ótimo, pois seremos pessoas ainda melhores.

Não há bênção maior, nessa vida, do que abrirmos o coração para o amor e para fazer o bem ao próximo. Nós estamos todos na mesma estrada e temos de aprender a nos ajudar, ser apoio para quem está ao nosso lado, caminhando para Deus e ser um braço para puxar de volta aquele que vai contra Ele.

O Espírito Santo nos coloca nessa vida para sermos presença de Deus para os outros. Assim, o que nós fazemos de bom para o próximo destrói qualquer presença de egoísmo em nós e inflama no outro a vontade de também fazer o bem.

Todos carregam essa inclinação para o egoísmo na vida. Você quer acabar com o egoísmo que está dentro de você? Faça o bem em benefício dos outros e ame Deus em primeiro lugar. Em outras palavras, você só vai ter uma vida verdadeira quando parar de viver para si e for viver para Quem o criou e, por causa d’Ele, viver para os outros que Ele colocou na sua vida.

Viver para o outro requer sacrifícios e sofrimento, mas Deus recompensa todos que se prontificam a viver assim. É preciso se esforçar para progredir na vida. Lutar e se dedicar para ser melhor e conseguir abraçar a cruz e transformá-la em um bem maior.

Deus não se alegra com a sua dor, mas pula de felicidade quando vê que você sabe sofrer e não deixa a dor destruir a sua vida, aprendendo a crescer a partir dela. Aquele que vive unido a Ele, renunciando ao egoísmo, carregando a sua cruz e fazendo o bem, consegue tirar o amargor da aflição da sua vida e a torna muito mais feliz.

Em Deus você ganha perdendo. Com Ele, é dando que se recebe. Por isso, peça a graça de poder viver assim e se entregue a Ele.

“Senhor, quero Te dar a minha vida. Por causa de Ti, quero fazer o bem em favor dos outros. Não quero mais viver para os meus prazeres mesquinhos e projetos pessoais, que são limitados somente para o meu conforto. Eu quero que essa Palavra se cumpra na minha vida. Eu entendo que posso amar a todos de todo coração, mas nunca os colocar à Tua frente. Tira de mim tudo que me torna indigno da Tua presença e, se para isso for preciso me sacrificar para assumir a Tua cruz, eu digo sim, porque sei que a ressurreição me espera. Derrama sobre mim o Teu Espírito Santo e firma em mim essa Palavra.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.