Sorrindo pra Vida - 23/08/2010

Castidade: Loucura para quem não é conduzido pelo Espírito Santo

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 23 de agosto de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
I Cor. 2,10-16.

Ana Paula Guimarães e Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

“O homem não espiritual, não aceita o que é do Espírito de Deus, pois isso lhe parece loucura”. Nós temos um corpo animal, e este corpo tem as suas inclinações, tem as suas tendências e necessidades e nós sabemos da força que ele tem sobre nós também. E São Paulo diz que o homem animal e não espiritual é dado a satisfazer todos os apetites da carne. A Palavra de Deus, muitas vezes, nos revela que esses apetites nos levam à morte.

Se alguém chega e nos perturba, qual é nossa primeira inclinação? É pagar o mal com o mal, é nos vingar. Se damos trégua ao nosso corpo, o que ele faz conosco? Ele não se levanta da cama. Essa é a tendência deste homem animal que existe em nós, que quer manter o seu estado, a sua quietude.

Quais são as outras tendências deste homem animal que vive em nós? É o ciúme, a competição, a rivalidade, a depravação sexual. Existe em nós um apetite sexual, que é saudável, mas o corpo por ele mesmo não tem um limite certo, não tem moral.

O limite do corpo é se satisfazer. Ele tem vontade, ele vai em busca dessa satisfação e não se importa se para isso vai ferir a outra pessoa, não se importa se isso vai ter consequências, se vai adquirir uma doença, se daquela relação acidental vai vir filho ou não, o corpo não está preocupado com isso. Qual é a única preocupação dele? É saciar os seus apetites.

Uma pessoa que se deixa governar pelo próprio corpo não consegue se deixar governar pelo Espírito Santo. É igual a um cavaleiro montado sobre um cavalo. Quando é o homem espiritual que o governa é o cavaleiro quem está no comando; mas quando é o corpo que governa, então, é o cavalo quem está no comando. O que o cavalo faz com a pessoa que não sabe montar? Se não a derruba em um toco, ele a vai esfregando no arame farpado. Por essa razão, quem se deixa governar pelo cavalo, cai rapidinho e, com certeza, será levado a “pastar” com o animal em qualquer lugar.

Quando falamos das coisas de Deus para alguém que só se alimenta das tendências do corpo, isso, para essa pessoa, é loucura. Quer ver? Fale de castidade nos dias de hoje?

Castidade para quem é solteiro inclui não ter relações sexuais. O sexo não é para a satisfação egoísta, solitária, mas foi feito para a realização do homem e da mulher. Não é simplesmente para um gozo físico da carne, mas para um gozo do ser humano inteiro, para uma satisfação carnal, mas também do coração. Como é que uma pessoa vai se satisfazer numa relação na qual ela não sabe se o outro, de verdade, a ama e se o relacionamento vai continuar?

Muitos jovens hoje riem e dizem que é loucura viver a castidade. E o que é a castidade para quem é casado? O marido ter relações sexuais só com a esposa, e a esposa só com o marido. Isso é castidade. Muitas pessoas de fora, no entanto, acham que isso é loucura.

Como é que conseguimos viver as coisas de Deus? Se o Espírito Santo nos conduz, nós conseguimos. Agora sozinhos, nós só vamos “pastar”, e não vamos chegar a lugar nenhum que realize o nosso coração.

Quem nos dá essa graça é o Espírito Santo, e a nós Deus revelou esses mistérios por intermédio do Seu Espírito. Mistério não é aquilo que você não entende, mas aquilo que você não domina. Você entende Deus, mas não O domina. O Espírito Santo sonda as profundezas de Deus. Quem conhece o que vai em nosso coração a ser não o Espírito? Nós conhecemos as coisas de Deus porque o Espírito Santo nos revela.

A Palavra de Deus nos diz que não recebemos o espírito do modismo, da pornografia, da prostituição ou do desamor, nós não somos desse tipo de espírito! Nós somos do amor e queremos o resgate das pessoas. Uma pessoa que só se deixa governar pela carne, nunca vai descobrir o que está empatando a vida dela.

O Espírito Santo é chamado de luz, porque é Ele quem ilumina e revela as feridas da nossa alma, Ele não é apenas luz, mas também é cura. Quando é Ele quem nos revela enxergamos os dons que Deus colocou em nós, e ainda mais: descobrimos um tipo de dom espiritual, o dom do discernimento. Este dom de Deus dado a nós é que ilumina as nossas escolhas.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Célia Grego

.: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Confira outros programas Sorrindo pra Vida

Eto evangeliza através do twitter.com/etoCN

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

.:Revista Canção Nova de julho de 2010