Sorrindo pra vida - 07/05/2013

Cante os milagres de Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 7 de maio de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmo 77,1-16.

“Nós precisamos aprender a cantar os milagres de Deus”, ressalta Alexandre.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, este Salmo, além de ser uma oração de súplicas e ação de graças a Deus, é também uma canção feita por Asaf. Mas quem é ele?

No primeiro Livro de Crônicas, 16, conta-se que Rei Davi preparou uma tenda onde seria colocada a Arca da Aliança, a qual simbolizava a presença do próprio Senhor com seu povo. Quando esta arca foi colocada na tenda, Davi estabeleceu levitas como ministros para cuidarem dela, cujo ofício era louvar, agradecer e cantar hinos de louvor ao Senhor.

Asaf era o responsável por conduzir esses cânticos de louvor e ação de graças. Para nós, ele é o modelo de homem que, com seu canto, exalta a Deus.

No Salmo de hoje, Asaf está com o coração angustiado, mas, mesmo assim, busca o Senhor: “A Deus levanto a minha voz e grito. A Deus ergo a minha voz, e Ele me ouve! No dia da angústia, eu procuro pelo Senhor. À noite, estendo a mão, sem descanso, e minha alma recusa consolo.”

Ao mesmo tempo em que ele faz sua voz subir até a presença de Deus, ele está preocupado, sem conseguir dormir.

Talvez você esteja passando pela mesma situação de Asaf, angustiado com tantos problemas, sem conseguir dormir. Então, faça como o salmista, erga a sua voz a Deus.

O interessante é ver que, mesmo angustiado, o salmista começa a meditar e relembrar sua própria história. No momento da dor, ele canta para Deus não com lamentações, mas com cantos de vitória.

Às vezes, nós somos muito limitados e temos a memória fraca; esquecemo-nos facilmente dos prodígios de Deus na nossa vida.

Conta-se que, um dia, um amigo chegou para o grande escritor Olavo Bilac dizendo que precisava vender seu sítio. Então, ele pediu ao poeta que redigisse um anúncio no jornal sobre essa venda, por conta do seu grande conhecimento sobre as palavras. Olavo Bilac, então, pegou o papel e escreveu o seguinte anúncio: “Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer, no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e mareantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda”.

Meses depois, Olavo encontrou esse amigo e lhe perguntou: “Conseguiu vender sua propriedade?”. O amigo lhe respondeu: “Nem pensei mais nisso. Depois de ler o seu anúncio, descobri a maravilha que eu tinha”. Precisou um poeta escrever um anúncio no jornal para que ele descobrisse a maravilha que ele possuía e havia se esquecido.

O Salmo de hoje quer nos mostrar como a nossa vida é maravilhosa. Ela não é feita só de dores e tristezas, mas também de alegrias e bênçãos. Nós temos um Pai que caminha conosco e faz milagres nas nossas vidas.

Que o Espírito Santo visite você, nessa manhã, para fazê-lo recordar as maravilhas de Deus. Se o céu está nublado, saiba que essas nuvens carregadas vão embora e um lindo céu se abrirá sobre você.

Mesmo vivendo um conflito interior, pensando que Deus não estava mais ao seu lado, Asaf tomou posse da grande arma de louvor que Deus nos deu e recordou Suas maravilhas dizendo: “Lembro-me das proezas do Senhor, recordo tuas maravilhas de outrora, medito tuas obras todas e considero tuas façanhas. Ó Deus, o teu caminho é santo! Que deus é grande como o nosso Deus?”.

Meus irmãos, o nosso caminho é de santidade. Não só pelas renúncias que agradam a Deus, mas uma vida de consagração, sendo aquilo que nos é ensinado. Somos homens eleitos pelo Senhor e temos de caminhar na Sua graça.

A graça do Senhor nos envolve. Nós precisamos aprender a cantar os milagres do Pai. Na passagem bíblica, o salmista reconhece esse cuidado e canta as maravilhas do Senhor.

Cante, hoje, uma canção nova com santidade e confiança. Faça o que você sabe de melhor, reze, cante, louve a Deus, ore em línguas; capriche nesse amor.

Somos pedras vivas diante da mãe, que é a Igreja. Uma Igreja que nos ama, e à qual também somos chamados a amar. Não vivamos mais uma vida medíocre. Assim como Asaf, diante do sofrimento, cantemos as maravilhas do Senhor.

Diante da dor, cante as graças de Deus, porque Ele é grande. Quem canta reza duas vezes. O inimigo vai tentar fazer você acreditar que a mão direita do Pai o abandonou, mas não é verdade. Deus continua realizando milagres na sua vida.

Contemple os prodígios de Deus, recorde as maravilhas que Ele já realizou na sua vida.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.