Sorrindo pra vida - 28/02/2013

Busque sempre a reconciliação

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 28 de fevereiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 18,15-18:

“Se o seu irmão pecar, vá e mostre o erro dele, mas em particular, só entre vocês dois. Se ele der ouvidos, você terá ganho o seu irmão. Se ele não lhe der ouvidos, tome com você mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Caso ele não dê ouvidos, comunique à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele der ouvidos, seja tratado como se fosse um pagão ou um cobrador de impostos. Eu lhes garanto: tudo o que vocês ligarem na terra, será ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra, será desligado no céu.”

“Só os que reconhecem os seus próprios erros são capazes de aceitar os erros dos outros”, afirma Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou essa Palavra, porque sabe que, em um relacionamento, as duas partes falham. Ele sabe que não há nenhum relacionamento perfeito.

Às vezes, nós enfrentamos situações, diante das quais acreditamos ser autossuficientes e sábios o bastante para resolvê-las sem aplicar a Palavra de Deus, mas, depois que o tempo passa e os danos das nossas atitudes se manifestam, nós analisamos melhor, colocamos a mão na cabeça e dizemos: “Meu Deus, o que foi que eu fiz?” Nessa hora, percebemos o quanto somos falhos e fracos.

A Palavra de hoje não mostra apenas o que devemos fazer diante dessas situações, mas de como devemos agir. Diante de um problema em um relacionamento, não é só o perdão que conta, mas também a reconciliação.

Nós podemos nos arrepender de coração por alguma atitude errada ou perdoar alguém que nos magoou, mas os danos estão ali e precisam ser reparados, a reconciliação e a paz precisam acontecer. Pode ser que o outro não esteja preparado para esse momento, mas, nessa hora, nós rezamos e pedimos ao Espírito Santo que repouse sobre essa pessoa para que haja a conversa da reconciliação ou para que nós possamos perdoá-la da maneira certa.

Entendam que, reconciliação não é somente retomar aos assuntos pendentes e tratá-los com toda transparência do mundo. Às vezes, é apenas tomar a decisão de ficar em paz com o que passou e seguir em frente. Com um simples gesto de carinho, um sorriso, um abraço, uma oferta de ajuda ou até um pedido de ajuda, você mostra para a outra pessoa que está tudo bem entre vocês.

Veja o que propõe a Palavra: “Se o seu irmão pecar, vá e mostre o erro dele, mas em particular, só entre vocês dois. Se ele der ouvidos, você terá ganho o seu irmão”.

Se alguém magoou você ou feriu seu coração, e você sente a necessidade de falar com essa pessoa, porque a situação atormenta sua vida, vá e resolva, mas só você e a pessoa. Não fique anunciando por aí as coisas que ela lhe fez, isso é difamação. Fazendo isso, você não melhora nada, pelo contrário, só faz com que os outros tomem partido da sua situação e fiquem contra ela.

Em vez de tentar arrumar alguém que o apóie, reze e peça a Deus que lhe dê tranquilidade para avaliar o que aconteceu antes de tomar qualquer decisão. Tente conversar com a pessoa a sós, porque diz a Palavra que se ela der ouvidos ao que você tem a dizer, você já ganhou ela para Deus pelo bem que você fez em prol do perdão e do amor.

Mas, isso não é fácil. Você chamar uma pessoa para conversar, sem machucá-la, para dizer que ela está errada ou que você não gostou do que ela fez, correndo o risco dela não aceitar o que você está dizendo, isso é difícil. Só para quem tem Deus no coração.

É preciso pensar antes de agir. Tentar conversar sabendo que a outra pessoa pode ou não aceitar o que você tem a dizer. Se ela aceitar, bem, se não, você prepara o coração para ouvir o que ela tem a lhe dizer. Se ela quiser brigar, você para a conversa, desculpa-se por ter ido procurá-la e diz a ela que, quando ela quiser, você estará disposto a conversar novamente. Esse é o caminho que traz os melhores frutos.

Mas a Palavra também diz: “Se ele não lhe der ouvidos, tome com você mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.”

Você pode chamar alguém para ajudá-lo, mas não para ficar do seu lado e lhe dar razão, porque razão todos querem ter, mas há momentos que é preciso sabedoria para reconhecer os erros. Então, você precisa de pessoas que o ajudem a tentar unir vocês. Se, mesmo assim, a reconciliação não acontecer ou a situação ficar insustentável, você ainda pode procurar alguém que tenha autoridade sobre a pessoa, como um pai, uma mãe, um padrinho de casamento que você sabe que tem influência sobre ela e até um padre, para que possam tentar ajudá-lo.

Agora, se apesar de tudo isso, a pessoa não quiser conversar, então que ela se torne pagã, pois é ela quem está decidindo ser contra o amor, o perdão e a Palavra de Deus. Daí, não há nada mais que você possa fazer.

Esse caminho não é fácil, só os que reconhecem os seus próprios erros são capazes de aceitar os erros dos outros. Se alguém ofendê-lo, não leve em consideração. Se for mentira, cairá por terra; se for verdade, aproveite para rever a sua vida, ore e peça a Deus a graça de reconhecer os seus erros, de ter com você pessoas que o ajudem a resolver essas situações e para que a pessoa que o insultou possa também encontrar a paz.

A Palavra termina dizendo: “Tudo o que vocês ligarem na terra, será ligado no céu; e tudo o que vocês desligarem na terra, será desligado no céu.”

Quando você não perdoa, você está destruindo o caminho do perdão e, talvez um dia, você também precise desse caminho. Para ter paz, você precisa deixar as pessoas em paz. A Palavra ensina que, para isso, é preciso manter seu coração aberto. Que Deus lhe dê a paz, nessa Palavra, que ela seja luz para sua vida.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.