Sorrindo pra vida - 18/10/2012

Basta a sua iniciativa!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 18 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 10, 25-37.

“Tomar a decisão de agir só depende de você”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Se há uma coisa que não se pode acusar sobre Palavra de Deus é que ela não é direta, clara e objetiva. Se um dia você ouviu alguém dizer que a Sagrada Escritura é alienante, é um equívoco, pois a Palavra é extremamente concreta, encarnada, e se você a coloca em prática é impossível que a vida não mude.

Isso foi o que Jesus disse àquele homem: “Faz o que manda a Palavra e a vida voltará a você”. E, querendo se justificar e escapar do que Jesus lhe pedia, o doutor provoca o Senhor. Mas, Jesus revertendo toda situação, lhe conta uma parábola maravilhosa. Precisamos ser muito agradecidos a esse senhor, pois se não fosse por ele, teríamos perdido uma das parábolas mais linda da Sagrada Escritura, que é a do bom samaritano.

Diante das desculpas daquele homem, Jesus conta-lhe essa parábola, que é extremamente clara e termina dizendo: “Vai e faze tu a mesma coisa.”

Nós recebemos de Deus um dever, o de amarmo-nos uns aos outros. O amor não é um privilégio que damos às pessoas, é uma dívida e nós precisamos amar porque Deus nos amou primeiro. Amar é um dever que compromete nosso coração porque é a nossa missão pessoal, é a hora em que precisamos tomar uma decisão.

Quando decidimos fazer o que se deve, a vida se renova. Porém, se negligenciamos a missão que Deus nos dá, perdemos a vida interior e o coração endurece, porque o nosso dever nos leva ao bem e à vida. O dever é algo que vem do coração e depende da decisão mais íntima da pessoa. É aceitar que precisamos tomar a iniciativa de fazer alguma coisa.

Fazer o que se deve é amar, é fazer de coração. Podemos até envolver outras pessoas na situação, mas há uma parte que é nossa, que só depende da gente para acontecer. Nessa hora entra a responsabilidade e a iniciativa.

Responsabilidade é aceitar e entender que algo depende de você, iniciativa é fazer acontecer. É a iniciativa que faz você andar. No momento que você toma a iniciativa de fazer o que você deve, imediatamente a força do Espírito Santo destrói todas as cadeias que prendiam você, as amarras da morte são despedaçadas pela força da vida q emana da cruz. Mas, é preciso unir a iniciativa de Jesus à sua. Você precisa querer e fazer alguma coisa.

Tomar a decisão de agir só depende de você. Quem tem iniciativa toma para si as situações da vida e as transforma em oportunidades que fazem crescer, amadurecer e ajudar aos outros Se os tempos estão difíceis, que bom que você está aí para melhorar o que acontece. A pessoa que se coloca a trabalhar pode mudar uma situação inteira.

Será que Deus não lhe escolheu para começar a mudar uma situação de discórdia, desavença ou tristeza? O mal alimentado cresce e corrompe muitas pessoas, mas o bem é mais forte que o mal, a vida é mais do que a morte. Só é preciso alguém para tomar a iniciativa

Aquele homem vinha para confundir Jesus, e a dúvida que ele trazia é a mesma que já esteve em nossos corações: “O que, de fato, melhora a nossa vida, qual o segredo para a felicidade?”

Felicidade é atitude e é isso que Jesus explica nessa Palavra. Não é o conhecimento que melhora nossa vida, mas sim a sua aplicação. Tem pessoas que sempre querem encontrar um culpado para justificar o que elas são, quando na verdade, elas são o que são por causa das escolhas que fazem diante das dificuldades.

Nessa manhã, Deus dá a você a oportunidade de escolher o que é certo e de não culpar mais as pessoas. Só cresce na vida quem vai atrás das oportunidades, quem se põe a trabalhar. Deus lhe dá no dia de hoje a chance certa, mas é preciso que você vá de encontro com ela. Não espere a disposição aparecer, vá e faça. Não fique parado, aprenda tudo o que tiver para aprender e tome a iniciativa.

“Bendito seja Deus pela pessoa que joga fora as desculpas da vida e se põe a fazer alguma coisa. Peço a Deus, de todo meu coração, que você jogue fora as desculpas que impeçam você de fazer o que o Senhor quer. Deus ama você e lhe diz: ‘Faze isso e viverás. Vai e faz o mesmo. ’ Toma a sua vida nas mãos, joga fora as desculpas, assuma os seus deveres e os transforme em oportunidades. Há um lugar maravilhoso que você pode chegar, basta a sua iniciativa. Vem Espírito Santo de Deus.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.