Sorrindo pra vida - 03/01/2013

Assim como Maria, tenha fé sem ver

Mensagem do padre Arlon, da comunidade Canção Nova, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 03 de janeiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 1,26-38.

“Então, baixe a guarda e deixe o Senhor visitá-lo”, diz padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

O Evangelho começa dizendo que o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade de Nazaré e explica que, se nos dias de hoje ainda há alguém que duvide do que aconteceu, as dúvidas caem por terra devido a esse Evangelho, pois o anjo não visitou Maria porque ela quis, mas porque Deus quis assim.

O Senhor olha de cima a pequena cidade e diz: “Gabriel, chegou o tempo! Desça lá e anuncie-O a ela”. O anjo, então, obedece a Deus.

Sempre muito detalhista, Lucas nos dá um versículo muito importante, o qual mostra que o anjo foi enviado a uma virgem que era prometida em casamento. Nos tempos de Jesus, as famílias prometiam; nos dias de hoje, as pessoas pensam em se casar. No meio dos judeus a promessa era certa. Como eles não eram casados, ninguém tocava em Maria.

O anjo entra onde Maria estava por iniciativa de Deus. “Ave” é uma saudação, em latim, que o anjo diz para se alegrar, porque ela é cheia de graça, porque o céu veio visitá-la.

Fico imaginando aquela menina de 15 anos recebendo a visita do anjo, um ser celestial que lhe disse: “Não tenhas medo, Maria”. Essa palavra do anjo está tocando você neste momento. Você que está preocupado, sem metas e sem projetos para este ano que se iniciou. Você que não tem motivos para louvar, que está vivendo uma situação difícil, hoje o anjo entra na sua vida e diz: “Não tenha medo, eu estou contigo”. O Senhor está contigo neste momento. Você não está sozinho, não esteve e nunca estará, pois a palavra do anjo é o que em dar ‘liga’, agora, ao seu interior.

O anjo dialoga com Maria, e ela está livre para dizer ‘sim’ ou ‘não’ a ele. O céu esperou o ‘sim’ de Nossa Senhora. Eu imagino cada dia, cada instante que Deus espera o seu ‘sim’. Seja para ser um bom pai, uma boa mãe, para amar uma pessoa… A vida é cheia de opções.

Você é livre, por isso pare de culpar o Senhor. Cuidado para não colocar a culpa n’Ele por causa das coisas que você escolheu para si mesma.

O anjo continua dizendo: “Acalme-se! Se você aceitar, tudo isso vai acontecer, vai dar certo”. Mas é bonito ver que Deus aceita a nossa liberdade. Somos livres para fazer e aceitar ou não a vontade d’Ele na nossa vida.

Ela era a Virgem escolhida por Deus, e o anjo explicou tudo isso a ela. Ele continua, afirmando a história de Isabel, deixando-a cair sobre o coração de Maria como uma confirmação.

O Verbo é do Alto, mas foi a Virgem quem gerou o Corpo de Cristo no seu ventre. Ela é mãe do Verbo que se encarnou, que tomou a figura da Carne. Muitas vezes, você e eu, questionadores, não acreditamos na vontade de Deus. Só o céu pode nos convencer disso. Muitas vezes, precisamos dessa visita celeste.

Eu sinto que o Senhor está visitando muitas pessoas, e Ele tem visitado você de várias formas. Então, baixe a guarda e deixe o Senhor visitá-lo!

O impossível não acontece na sua vida, porque você não crê. Fé é acreditar sem ver, sem tocar e é isso que está faltando na sua vida. Você não vê o vício na sua casa, mas acredita que ele vai sair. Eu posso rezar por você, mas você precisa crer, pois senão nada vai acontecer. E a Virgem acreditou que ela ia ficar grávida pelo Espírito sem ter relação nenhuma.

Nossa Senhora termina dizendo: “Faça-se em mim segundo a Sua palavra!”. Foi assim que o Verbo se tornou Carne.

Fale para Deus que você se dispõe a fazer a Palavra d’Ele, e não sua própria. Você pede muitas coisas fúteis ao Senhor, mas Ele não lhe dá aquilo que é da sua vontade, mas lhe dá aquilo que pe para a sua necessidade.

“Estou Lhe pedindo, Senhor, que toque em tantos que, até hoje, não conseguiram fazer a Sua vontade. Hoje é o dia do ‘sim’, da vontade de Deus. Diga ‘sim’ sem ver! Apresente a Ele o que para você é impossível, dizendo “eu acredito”! Assim como Nossa Senhora disse ‘sim’ sem tocar e sem ver, acredite na vontade do Senhor.

Vem Espírito Santo, acalmando os corações e nos visite, nessa manhã; faça com que entendamos a sua vontade. Peço Sua visita, pois o impossível o Senhor pode realizar!

Padre Arlon

Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.