Sorrindo pra vida - 25/03/2014

Assim como Maria, sejamos servos de Deus

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 25 de março de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 1,26-38.

“O céu entra em festa toda vez que você dá o seu sim a Deus”, afirma padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Hoje é dia 25 de março, dia da Anunciação do Senhor a Virgem Maria. É o primeiro dia da gestação de Nossa Senhora. Daqui a nove meses, exatamente, será Natal, o dia do nascimento do Senhor. Como é bonito ver como as datas se encaixam na Liturgia!

Eu, na minha ignorância, sempre imaginei que o Verbo se fez carne quando Jesus nasceu, mas, depois, aprendi que isso aconteceu no momento em que o anjo apareceu a Maria, no primeiro dia da gravidez dela.

Eu fico pensando em como foi o momento em que Nossa Senhora falou com o anjo, imagino como o Céu esperava pelo ‘sim’ dela, pois, por causa de seu ‘sim’, ela se tornaria a nova Eva, a mãe da humanidade. O anjo disse à Virgem: “Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!”. Maria, com certeza, na sua humanidade, viveu um grande questionamento, um medo por pensar que seria mãe sem, ao menos, conhecer nenhum homem na sua vida. E nós, assim como ela, quando somos visitados pelo Senhor, muita vezes também não entendemos o que Ele vem nos dizer e ficamos nos questionando.

Logo após fazer o anúncio a Nossa Senhora, o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus”. E essa frase do anjo vai além. Hoje, o Senhor utiliza a boca dos anjos para falar a todos que estão com medo de uma traição, dos filhos caírem nos vícios, de serem humilhados, decepcionados, de todos os que têm medo da solidão, de não serem amados, de perderem suas amizades, de não serem autênticos: “Não tenham medo!”.

Deus está me dizendo que muitos estão sentindo medo no seu interior, mas não o demonstram e se fazem de fortes. Meus irmãos, não tenham medo, porque este sentimento não vem do Senhor. Pelo contrário, o Altíssimo nos dá paz e alegria. Não tenham medo de ser como o Senhor os fez, pessoas verdadeiras e de caráter. Assim como o anjo e o Céu visitam a Virgem, o Senhor e a Mãe também os visitam.

Voltando à Palavra e diante da escolha do Céu pela Virgem Maria, muitos se perguntam: “Por que ela foi a escolhida?”. Vejam, escolha não se explica, apenas se aceita. Deus escolheu Maria, porque Ele quis, porque Ele escolhe quem quer, quando quer, onde quer e como quer. É por isso que cada um de nós vem de um jeito nessa vida, cada um com uma idade, porque é assim que o Pai quis que fosse, no momento em que Ele achava certo.

Para quem fala que nós idolatramos Nossa Senhora, vou explicar que isso não é verdade, usando um exemplo científico: A lua não brilha. Quando a vemos no céu é porque ela está refletindo a luz do sol. É isso que vemos no céu, à noite, o reflexo do sol na lua. Maria é a lua que reflete Jesus, que é o sol. E seu Filho, que é o sol, quer que ela brilhe. Maria brilha, porque o Senhor quer, porque ela é o reflexo d’Ele.

Como é bonito ver a Virgem Maria dizendo ‘sim’ a Deus. Ela se torna a Arca da Nova Aliança, a Nova Lei, o Pão da Vida. Imagine todo o Céu esperando o ‘sim’ dela. Deve ter sido uma grande festa!

Da mesma forma, o Céu se alegra quando você diz ‘sim’ a Deus. O céu entra em festa toda vez que você dá o seu ‘sim’ ao Senhor. E veja, o difícil, talvez, não seja falar ‘sim’, mas aceitar as consequências desse ato.

Maria sabia que, naquele momento, poderia sofrer muitas repressões, mas ela abraçou todas as consequências. A você que disse ‘sim’ ao seu matrimônio, ao seu sacerdócio, ao seu dom de ser pai e mãe, mas agora quer largá-lo, porque não aguenta mais as consequências, o Senhor diz que você não pode fugir da sua cruz. Agora, é hora de demonstrar o seu amor, de abraçar o que se prontificou a fazer.

Você não pode fugir da dificuldade e da sua cruz, mas sim a abraçar. Não se engane, cristão, a sua vida se assemelha a de Jesus Cristo, por isso você vai passar pelo sofrimento. Veja que a Virgem do ‘sim’ é a mesma que estava aos pés da cruz. E ela foi até o fim.

Pare de reclamar da vida, procure Deus. Seja como Nossa Senhora, dê o seu ‘sim’ alegre e aceite as consequências dele. Que o seu ‘sim’ seja definitivo para Deus e para tudo que você se comprometeu a fazer.

Maria, após ouvir o anúncio do anjo, perguntou como tudo aconteceria. O anjo lhe respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus”. Maria termina dizendo: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo a deixou.”

Hoje, é dia de darmos um ‘sim’ definitivo a Deus, é dia de nos abandonarmos n’Ele para que seja feita a vontade d’Ele, não a nossa.

Venha, Espírito Santo, sobre nós, nos refazer e nos dar forças. Venha sobre as nossas vontades e ajuda-nos a sermos como Maria, servos na mão do Senhor e não filhos pirracentos que querem a própria vontade. Faça-nos dóceis como a Virgem Santíssima. Sim, Mãe, nós lhe pedimos que nos proteja com seu manto e nos ensine a ser humildes, fiéis e apaixonados por Jesus como a Senhora.

Venha, Espírito Santo de Deus, sobre nós.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.