Sorrindo pra Vida - 13/06/2012

As nossas decisões cooperam com os planos de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 13 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Ecl 28, 10-14.

“Sejamos promotores da paz!”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

“Com as nossas decisões nós podemos cooperar com o planos de Deus ou destruí-los. A nossa vida deve ser Dom para as pessoas.

“Abstém-te das contendas e diminuirás os pecados: quem é irascível provoca as disputas e o pecador perturba os amigos, lançando a inimizade no meio dos que viviam em paz. Como no bosque o fogo se alastra em proporção da lenha, assim a ira se inflama conforme o poder da pessoa: segundo a sua riqueza crescerá sua cólera. Uma contenda súbita acende o fogo, uma disputa violenta derrama sangue e a língua acusadora traz a morte. Se assoprares na centelha, ela se inflamará; se cuspires sobre ela, se apagará: ambas as coisas saem da tua boca.” Ecl 28, 10-14

Quem é que não enfrenta brigas e contendas em seu cotidiano? A Palavra do Senhor nos ensina que: “Abstém-te das contendas e diminuirás os pecados.” Ecl 28, 10

Muitas vezes queremos ter o controle da situação, mas saiba que o melhor a fazermos é evitar-las. Se você pode evitar, apague o fogo!

As pessoas que facilmente se irritam acabam gerando perturbações no meio de outras que estavam em paz. Que graça tem em trazer contendas onde existia a paz? Não nos deixemos dominar pela ira. Diante das situações que mais cedo ou mais tarde perdem o controle, você pode escolher evitar.

Da nossa boca devem ser a Palavra de Deus, pois é com ela que nós podemos acalmar as pessoas. É o Espírito que vem em nosso socorro e que por meio dele Deus venha nos ajudar a não cairmos nas discussões. É dos assuntos tolos é que vem as brigas.

Precisamos aprender a amar e a tolerar uns aos outros. Evitemos as disputas, principalmente com quem amamos. É triste ver a disputas entre casais: vocês casados, deve parar com essas brigas, pois isso não pode ser maior do que o amor entre vocês. O amor promove a paz. Esvazie-se desses sentimentos de disputas. Tire do seu meio esse espírito de disputa. Até mesmo Jesus, em momentos da sua vida, soube calar, aprendamos com Ele.

Para as pessoas briguentas as portas estão fechadas. Que Deus nos conceda a graça de vivermos sem sermos causa de tristezas em suas vidas.

Quantas vezes, causamos sofrimentos à pessoas que escolheram passar a sua vida inteira, de forma livre, ao nosso lado.

Se você percebe que a sua conversa está tomando um curso de disputa, evite! Mas, não deixe que a pessoa fique falando sozinho. Não temos o direito ferir as pessoas com nossas palavras. Quando estamos nervosos nós queremos atingir os outros. Porque depois que o fogo pega, é difícil de apagar.

Quando você for defender suas ideias seja firme no coração, mas seja suave nas palavras. Tome a decisão de agir com amor, pois o primeiro chicote que atinge às pessoas é a palavra. Profira palavras doces para com os que estão ao seu lado.

Nós precisamos ser pessoas boas, está em nossas mãos soprar o fogo, onde colocamos malícia nas conversas, ou cuspir no fogo e fazer apagar este mal, se fazermos o bem seremos uma benção por onde passarmos.

Os exemplos começam com nossas palavras, incentivemos as pessoas a agirem pelo bem. Ponha esperança no coração das pessoas, sejamos pessoas que intermedeiem conflitos que estabeleça a paz entre as pessoas.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.