Sorrindo pra vida - 22/01/2013

Aproxime-se de Deus e se permita ser curado

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, da comunidade Canção Nova, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 22 de janeiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Marcos 3,1-6.

“Não tenha vergonha da sua fragilidade”, diz Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A Palavra começa com a expressão “outra vez”. Nela, o evangelista traz a realidade de que Jesus retorna à sinagoga. No primeiro momento, o Senhor ensina que, quando Ele abre a boca para falar, todos ficam admirados, pois era um ensinamento novo. Todos se aproximavam para saber quem era esse homem que falava em nome de Deus; então Jesus começa a bater de frente com os ensinamentos dos doutores da lei.

Neste segundo momento, Jesus volta à sinagoga. Há uma multidão à sua volta, e também fariseus que observavam se Ele curaria, em um dia de sábado, aquele homem que tinha a mão seca.

No mundo espiritual, podemos fazer o paralelo da mão com a fé, pois é por esta que tocamos na Glória de Deus. O homem da Palavra estava com a mão atrofiada; hoje, muitos têm a fé atrofiada.

O evangelista conta que os homens observavam Jesus, mas não o homem com a mão atrofiada. Quantas vezes, no meio de nós, falta misericórdia! Quantas vezes nos afastamos por não entender algo que acontece com o outro!

Quando Jesus pede a ele que se levante, dá início à cura deste homem. Fale, agora, para você mesmo: “Levante-se!”, pois tudo pode acontecer quando o Senhor está contigo. Ele vai realizar um milagre na sua vida. Acredite!

Ao pedir que o homem fosse ao meio, queriar também que ele se juntasse à comunidade. Aquele que estava afastado e desanimado, seria acolhido pela sua comunidade, pois é bom viver na Igreja. Hoje, muitos servem a Igreja, porque foram acolhidos lá, mas não em casa.

Venha para o meio, para a Igreja, afim de que os seus também sejam acolhidos em sua casa. Não adianta se lamentar, junte-se aos outros, àqueles que estão próximos de Deus.

O Senhor diz: “Venha adorar-me na Igreja”. Uma alegria tomará conta de você sem que ninguém o entenda. Há mais alegria em dar do que em receber!

O homem que estava isolado torna-se exposto quando Jesus o chama. Muitos são expostos ao dar um testemunho. Vir para o meio significa mostrar sua fragilidade diante do Senhor. Jesus pediu para que o homem se aproximasse d’Ele, para que, assim, Ele também possa se aproxime de você. “Eu, o Senhor teu Deus, quero te escutar. Não tenha vergonha da tua fragilidade”.

Talvez, tudo que você faça hoje não seja bem visto pelas pessoas, pois muitas delas sempre procuram por defeitos. Você acha que tem de agradar todo mundo, mas Deus lhe diz que você pode expressar suas fragilidades.

Na Eucaristia, o Corpo e Sangue do Senhor curam. Aproximar-se de Deus permite que sejamos curados.

Bento XVI trabalha a mensagem do bom samaritano e diz assim: “Jesus é o filho de Deus, aquele que se despoja da sua veste divina para assumir a forma humana, afim de aproximar-se do sofrimento do homem”. É como se Ele abraçasse você e dissesse que está contigo no momento em que você fala com Ele sobre suas dificuldades.

Jesus se entristece com a dureza que existe no coração dos homens. Que, agora, caia por terra toda essa dureza que nos impede de nos aproximarmos do Senhor, da Igreja. Somos capazes de superar isso, desde que o Senhor esteja próximo de nós. Deixe-se curar por esse olhar amoroso de Jesus, deixe que essa libertação aconteça na sua vida. Venha para o meio!

Toque, Senhor, nesta alma que sofre com medo. Liberte-as, realize esse milagre. Faça cair por terra toda a dureza no coração dela e as traga para a Igreja.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.