Sorrindo pra vida - 13/11/2012

Aprenda a ter os sentimentos de Cristo

Mensagem de padre Arlon, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 13 de novembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 17,1-6.

“Quanto maior for a nossa intimidade com Deus, mais vamos reproduzir os Seus sons e atitudes”, afirma padre Arlon
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de Deus, hoje, é muito clara, muito direta e muito dura. O Senhor começa nos dizendo que os escândalos são inevitáveis. É inevitável que o pecado não aconteça nas nossas vidas, porque eles fazem parte dela. E só haveria um modo para evitarmos os escândalos: se nós não fôssemos livres. Assim como Adão e Eva puderam escolher comer ou não a maçã, nós podemos ou não errar, porque temos liberdade para escolher.

O Senhor é ainda mais duro quando nos diz: “É inevitável que surjam ocasiões de pecado, mas ai daquele que as provoca”.

Pior do que cometer o próprio pecado é provocá-lo no outro. No mundo em que vivemos, muitos estão provocando escândalos nos pequeninos de Deus pelos meios de comunicação, pelas atitudes, levando os filhos do Senhor ao erro e ao pecado.

Quantos pais não brigam na frente de seus filhos, achando isso natural! Quantos jovens não estão induzindo outros a pecar, levando-os para caminho da bebida, das drogas, do sexo! Uma coisa é você ser escândalo e assumir os próprios erros, outra coisa é levar o outro ao erro e não ter comprometimento com essa atitude.

Hoje, o Senhor é claro e nos diz que nós não podemos escandalizar; muito menos ser motivo de escândalo para o próximo. Hoje, Ele nos chama para uma retomada, para buscarmos a santidade. Somente sendo santos e buscando a Deus, todos os dias, é que não seremos motivo de escândalo.

Você pode até dizer: “Padre, é fácil falar, mas muito difícil colocar em prática”. Mas é por isso que Jesus continua dizendo: “Cuidado, portanto! Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe.”

O Senhor nos dá o segredo para vivermos nesse mundo: o perdão. Muitos de nós apontamos o dedo na cara do outro, acusando-o por ter pecado, mas nos esquecemos que devemos perdoar. Precisamos sim educar, mas se a pessoa se arrepender e se converter, nós devemos perdoá-la.

Conversão e arrependimento andam lado a lado. De que adianta alguém querer se confessar, sendo que ela não se arrepende do pecado que cometeu? Agora, como é bonito quando ela se arrepende, pois significa que não quer cometer novamente o erro. O Senhor nos manda perdoar, mesmo que seja sete vezes no mesmo dia.

O Senhor nos mostra o segredo para o perdão e para a reconciliação: precisamos aprender a ter os sentimentos de Cristo. Quem os tem perdoa sempre. Para aprendermos a ter esses sentimentos precisamos estar sempre em contato com Deus.

É como acontece a uma criança, quando dizemos que ela tem os mesmos jeitos do pai ou da mãe. Isso acontece, porque ela está sempre em contato com os pais.

Quanto maior for a nossa intimidade com Deus, mais vamos reproduzir os Seus sons e atitudes. Para ter essa intimidade, é preciso convivência e é isso que Ele nos propõe no dia de hoje.

Deus chama você a ter os sentimentos de Cristo, a transbordá-Lo de tal maneira que todos O reconheçam em você.

O Senhor nos pede que pratiquemos o perdão; Ele nos ensina como fazer. Temos de amar o outro assim como Ele ama; e perdoar, porque Ele nos perdoa.

Muitas vezes, nós não perdoamos, porque só olhamos os defeitos e as limitações do outro. Mas o amor tem de superar esses defeitos. Muitas vezes, nós não conseguimos perdoar, porque ainda temos lembranças ruins do passado. No entanto, se ainda existem esses sentimentos, é porque o perdão não foi de coração.

Não podemos enxergar somente as coisas ruins e parar nelas; temos que perdoar. O Senhor nos chama a fazermos esse gesto. Sabemos que é difícil, mas precisamos ter os sentimentos de Cristo, aprender a conhecer o outro, a olhar as suas qualidades e perdoar. É dizer: “Eu perdôo, porque Deus perdoa; e amo, porque Ele ama.”

Ter os sentimentos de Cristo é amar e perdoar como Ele. Se o Senhor perdoa, porque você não pode também perdoar?

Quero terminar com a palavra que os discípulos disseram a Jesus quando entenderam que era difícil perdoar. Eles clamaram: “Aumenta a nossa fé!”

Só se aumenta o que já existe. A fé deles era pequena, mas eles queriam acreditar mais na Palavra de Jesus e é isso que nós pedimos ao Senhor nesse momento.

Que hoje você possa abrir o seu coração para amar, perdoar e ter os sentimentos de Cristo. Que hoje você possa se reconciliar com muitas pessoas, não perca tempo! Ame, perdoe e tenha os sentimentos de Cristo.

Padre Arlon

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.