Sorrindo pra vida - 21/10/2013

Aprenda a contar com o próximo

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 21 de outubro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Êxodo 18,13-26.

“Cuide do que lhe é especifico, pois se você fizer o serviço dos outros, depois não terá forças para fazer o seu”, ressalta Márcio.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

Às vezes, uma ajuda vem de onde a gente menos espera. Moisés foi um dos grandes nomes da Bíblia, um dos mais expressivos do Antigo Testamento, porque Deus o escolheu para tirar o povo da escravidão e para governá-los. Ele não era qualquer pessoa, era um homem temente ao Senhor e orante; um dos poucos que eram chamados de “amigo de Deus”. No entanto, o Altíssimo o aconselha por intermédio de seu sogro, que nem acreditava em Deus.

O Senhor usou a boca do sogro para aconselhar Moisés, este ouviu os seus conselhos e colocou em prática tudo que ele lhe havia dito. Deus sempre fala conosco por meio de um acontecimento ou de uma pessoa. E, se nós colocamos em prática esses conselhos e temos bons resultados, reconhecemos que foi realmente o Pai quem falou conosco por intermédio dessa pessoa ou situação. Os frutos vão dizer se a inspiração veio de Deus ou não. Os principais frutos que nós recebemos dessas inspirações são a paz, a bondade e o amor.

O conselho chegou a Moisés para lhe dizer que ele precisava de ajuda. Deus nos fez para vivermos em comunidade e não sozinhos. O Senhor nos criou para aprendermos que nós precisamos pedir ajuda e contar com os outros. Assumir uma responsabilidade não é fazer tudo sozinho. Por essa razão, de nada na nossa vida, nós devemos nos isolar. É claro que existem coisas que precisamos realizar sozinhos, mas a maioria delas, nós podemos e devemos fazer em comunidade.

Seja no dia a dia, seja nas coisas de Deus, nós precisamos entender que não dá para fazer tudo sozinhos. Para isso, nós precisamos aprender a dizer “não”, pois existem coisas que não cabem a nós fazer.

Moisés estava fazendo um serviço que não era dele. Ele foi chamado por Deus para estar à frente de um povo e até lhe deu um amigo, Aarão, pois o Senhor queria que ele aprendesse a contar com outras pessoas. E saibam que isso demorou a acontecer, pois, na Palavra de hoje, Moisés já havia libertado o povo da escravidão e já era chefe de uma nação inteira havia tempo, mas, mesmo assim, continuava errando por querer fazer tudo sozinho.

Nessa situação, o povo ia diretamente a Moisés para tentar resolver as coisas e ele ficava o dia todo atendendo essas pessoas. O seu sogro, ao ver isso, percebeu que não era certo o que ele fazia, pois sabia que uma hora ele iria se esgotar e não conseguiria ajudar mais ninguém.

Da mesma forma, quando você decide fazer tudo sozinho, uma hora vai acabar se esgotando. Então, ficará doente e depois não conseguirá fazer o que realmente deveria. Você pode, sim, ajudar os outros, mas tem de fazer também o que lhe cabe.

Nessa passagem bíblica, o sogro de Moisés o aconselhou a distribuir o serviço e a cuidar somente do que lhe era específico. Há coisas na sua casa, na empresa, e onde você trabalha que só você pode fazer, mas existem coisas que outros também podem fazê-lo, por isso distribua os serviços. Cuide do que lhe é especifico, pois se você fizer o serviço dos outros, depois não terá forças de fazer o seu.

Na Palavra, há uma dica de ouro para nós sobre as coisas importantes: “Para que Deus esteja com você: represente o povo diante de Deus e apresente junto de Deus as causas dele.” Leve ao Senhor os problemas mais importantes e aguarde a Sua resposta em oração. Deus responderá, Ele nunca deixa sem resposta uma pessoa que recorreu a Ele devido a situações importantes.

Se você colocar em prática tudo o que foi dito na reflexão de hoje, e que Deus esteja com você, o Senhor colocará a sua vida em ordem e você dará conta de tudo. Moisés ouviu, guardou-se para as questões difíceis e, em razão disso, fez o que Deus queria; dessa forma, todos ficaram em paz.

É essa paz que desejo a você nesta semana. A paz de poder contar com as outras pessoas, de saber que é justo pedir e receber ajudar, de poder levar os problemas para Deus e aguardar d’Ele a resposta em oração.

Peçamos ao Senhor a graça de rezar, de levar os problemas a Ele e aguardar Sua resposta com fé. Assim, permaneceremos humildes, não nos fecharemos e, consequentemente, não fecharemos as portas para o Senhor. 

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.