Sorrindo pra vida - 05/02/2013

Apoie-se no Senhor para encontrar a misericórdia divina

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 5 de fevereiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmo 71.

“Diante de toda confusão, das incompreensões e tristezas do dia a dia, não olhe para as pessoas, olhe para Deus”, orienta Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Nos dias atuais, muitas pessoas possuem uma página nas redes sociais, e estas costumam ser um terreno muito fecundo para a evangelização, pois nelas podem ser postadas mensagens e reflexões que evangelizam. Mas o interessante é ver que, nem sempre, o que uma pessoa quer transmitir é compreendido. É assim também na vida.

Muitas vezes, nós tentamos agradar a todos, mas isso é impossível, porque nem todos vão entender o que queremos transmitir. E é isso o que o salmista está vivendo. Mesmo vivendo na retidão e sendo fiel a Deus, ele é perseguido e incompreendido; diante dessa situação, ele desabafa com Deus, dizendo que está cansado e pede que o Senhor não saia de perto dele.

Talvez, hoje, você esteja vivendo isso com seus filhos, com seu marido ou esposa. Talvez você só queira dar bons conselhos ao seu filho e ele não o compreenda. Quanto mais você fala, mais ele se revolta. Talvez você, esposa, que tem feito tantos gestos de amor, não entenda por que seu marido continua tão rebelde. Mesmo assim, você não desiste, continua amando-o e perdoando-o, mas se pergunta: “Por que ele não me entende?” É uma grande confusão na sua cabeça.

O salmista está vivendo tudo isso, ele não entende por que as pessoas o perseguem, por isso diz ao Senhor que está cansado, sofrendo, mas, mesmo assim, ele nos traz uma receita maravilhosa: “Já no ventre materno eu me apoiava em ti, e no seio materno tu me sustentavas. Eu sempre confiei em ti.”

Mesmo com toda tristeza e confusão, ele não parou para olhar os homens que o perseguiam. Ele olhou para Deus. Reconhecendo que o Senhor sempre o protegeu, ele diz: “Não me rejeites agora que estou na velhice, não me abandones quando me faltam as forças. Ó Deus, não fiques longe de mim! Meu Deus, vem depressa me socorrer.”

Meu irmão, diante de toda confusão, das incompreensões e tristezas do dia a dia, não olhe para as pessoas, olhe para Deus. Não olhe para aquele que o persegue. Faça como o salmista, busque Deus, reze, silencie, apóie-se no Senhor e peça que Ele não se afaste de você.

Depois que o salmista escolhe ficar com Deus, ele faz a experiência da misericórdia divina. Faça também essa experiência, busque o Senhor, não pare nas pessoas que o perseguem. Se você se encontra amargurado, triste ou revoltado, porque feriram seu coração ou o destrataram, hoje é dia de, pela força do Espírito Santo, fazer tudo isso cair por terra. Diga: “Senhor, vem me ajudar. Não fique longe de mim, eu quero experimentar a Sua misericórdia.”

Quero indicar a vocês uma receita de monsenhor Jonas Abib que se chama “o terço do amor”. Ele possui esse nome, porque, em vez de rezarmos o Pai-Nosso e a Ave-Maria, repetimos várias vezes: “Senhor, que eu ame”, e depois disso falamos o nome da pessoa por quem queremos rezar. Essa é uma maneira insistente de rezar e de transformar o coração.

Você começa rezando o Credo, nas contas maiores você diz: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, e nas contas menores: “Senhor que eu ame e o nome da pessoa”. No final você conclui com um Salve Rainha. Experimente, reze esse terço em intenção daqueles que lhe causam dor, tormento ou raiva. Coloque essa pessoa diante de Deus, Ele vai atendê-lo e lhe dar um colo de mãe.

Deus vai colocar você perto d’Ele para que você viva a conversão. Feche os seus olhos e peça a Ele a graça de redescobrir a misericórdia na sua vida. Não pare nas pessoas que lhe causam dor, que o perseguem, olhe para Deus. Diga: “Senhor, fica perto de mim com Sua misericórdia. Não me abandone, faça-me misericordioso. Que eu ame! Transforma-me, porque hoje eu aprendi que a minha conversão é o encontro com a sua misericórdia.”

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.