Sorrindo pra vida - 08/07/2011

Ao honrar seus pais, você honra a Deus

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 8 de julho de 2011.

Ouça:

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Eclesiástico 3, 1 – 18.

“O perdão é um dos maiores dons que Deus nos deixou”, relembra Márcio Mendes
Foto: Maria Andrea/CN

Não existe sabedoria em negar nossas raízes, em ter vergonha das nossas origens. Devemos ter orgulho de onde viemos, pois só assim saberemos para onde vamos. Por essa razão, precisamos aprender a nos reconciliar com nossas raízes, que são as pessoas que passaram por nossa vida. Não adianta colocarmos culpa nos problemas e desafios que surgem em nossa vida. Só vamos ficar em paz conosco ao nos reconciliarmos com nossa história.

O perdão é um dos maiores dons que Deus nos deixou. Saber perdoar e, principalmente, pedir perdão, é um dom lindo. De nada adianta colocar o orgulho na frente da humildade. Sem ele [perdão] é praticamente impossível fazer justiça ao nosso passado.

Com coisas boas curamos as chagas de uma história má, conseguimos curar um passado doloroso e cheio de fraquezas.

Quando uma pessoa se determina a não perdoar, ela impede que a cura aja dentro dela, dentro do seu coração. Muitas vezes, nós nos sentimos presos, temos a impressão de que não conseguimos prosseguir, e é exatamente isso que acontece quando nos negamos a perdoar ou pedir perdão.

Aquele que honra pai e mãe dificilmente cairá em pecado, pois nossos pecados afetam nossos pais. Acabamos por desonrá-los com nossos erros.

Quem honra seus pais terá vida longa, será ouvido nas suas orações diárias. Honre-os com gestos e palavras. Pense, em cada ação diária, se tal atitude não refletirá de forma negativa sobre eles.

Por outro lado, muitas vezes, o filho está na graça de Deus, mas seus pais se desviaram do caminho. Nesse momento de insanidade, o filho deve ter paciência com eles, ampará-los nos momentos de fraqueza e interceder por eles diante de Deus.

O bom filho é aquele que fica ao lado dos seus pais, assim como qualquer pai faria por um filho. O ditado já diz: “Um pai cuida de dez filhos, mas dez filhos não cuidam de um pai”. Essa é a mais pura verdade, razão pela qual devemos nos esmerar ao máximo para sermos bons filhos.

Da mesma forma que a paternidade vem de Deus, devemos receber os dons divinos e aceitar a missão de honrar nossos pais, porque, por meio de suas palavras, ouvimos os conselhos de Deus e essa bênção não tem preço. Ao ignorá-los acabamos por ignorar a Deus Pai. Por isso, sejamos bons filhos e tenhamos fé em nossos pais, assim como devemos ter fé em Deus. Desse modo, nossa caminhada será muito mais segura e tranquila.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista à primeira parte do programa:

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone