Sorrindo pra vida - 20/11/2013

Antes de censurar alguém, ouça-o!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 20 de novembro de 2013.

Devido a um processo de reestruturação do canal de podcast, comunicamos que os áudios não estão disponíveis nesta semana. Em breve, eles serão disponibilizados novamente.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

“Não censures ninguém antes de estares bem informado” (Eclo 11,7).
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 11, 7-9: “Não censures ninguém antes de estares bem informado; e quando te tiveres informado, repreende com equidade; nada respondas antes de ter ouvido, não interrompas ninguém no meio de seu discurso. Não indagues das coisas que não te dizem respeito; não te assentes com os maus para julgar.”

Estes são os três pontos que nos ajudam a manter a saúde emocional:

Primeiro: Não acrescente sofrimento onde o sofrimento já existe. Não piore as coisas.

Segundo: Não tome para si um sofrimento que não é seu, não se sinta na obrigação de estar mal só porque o outro está mal [para ajudar o outro você precisa estar bem].

Terceiro: Ore com fervor pela causa em questão, pois a oração tem grande poder.

A segunda maior dor, depois da impotência, é não ser compreendido por quem amamos. A incompreensão atrai o sofrimento. Se você começar a julgar alguém que vem até você sem antes ouvi-lo, não ajudará a pessoa que está no sofrimento. É preciso escutar o outro com o coração. O pai do filho pródigo ouviu aquilo que seu filho não conseguiu dizer, pois o ouviu com o coração. Escute a pessoa e tenha paciência com ela, depois censure-a com justiça se for preciso.

Veja as seis dicas para a correção:

1º: Não comece a conversa de maneira negativa, mas sim, parta de atitudes positivas da outra pessoa. Comece e termine o diálogo reforçando os pontos positivos da pessoa.

2º: Critique o ato e não a pessoa.

3º: Não mande, peça!

4º: Admita que você passou pelo mesmo erro ou que talvez ainda esteja passando pelos mesmos apertos e indique uma saída.

5º Naquela situação, corrija só uma vez e em particular.

6º Plante esperança no coração das pessoas.

Amados, tenham cuidado de não serem infelizes como as pessoas que decidiram ser infelizes, busquem o seu caminho. Não tomem para si o sofrimento do outro. Honre quem está sofrendo, ajude a pessoa no sofrimento, mas não tome para si os sofrimentos dela. Há pessoas que necessitam de alguém que lhes indique o caminho; mas se você estiver destruído [pelo sofrimento do outro], em vez de participar da ajuda irá arrastar ainda mais a pessoa para o fundo do poço.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.