Sorrindo pra Vida - 08/09/2011

Ame em abundância se quiser ser curado

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 8 de setembro de 2011.

Ouça

A Palavra meditada hoje está em Romanos 13, 8 – 14:

8. Não fiqueis devendo nada a ninguém… a não ser o amor que deveis uns aos outros, pois quem ama o próximo cumpre plenamente a Lei.
9. De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, se resumem neste: “Amarás o próximo como a ti mesmo”.
10. O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.
11. Sabeis em que momento estamos: já é hora de despertardes do sono. Agora, a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé.
12. A noite está quase passando, o dia vem chegando: abandonemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz.
13. Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nada de orgias e imoralidades, nem de contendas e rivalidades.
14. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não atendais aos desejos e paixões da vida carnal.

“Nunca uma coisa é bem feita quando estamos tomados pelo sentimento da raiva”, ressalta Márcio
Foto: Maria Andrea

A Palavra de Deus nos convida a refletir sobre com o que queremos encher o nosso coração e a nossa alma. Deus quer encher nosso coração com coisas boas, que vão nos fazer bem. E a melhor maneira de deixar entrar as coisas boas de Deus em nosso interior é com a Sua Palavra.

Se você estiver em débito com alguém, esforce-se para quitá-lo. Porém, o único débito que poderá ter com alguém é o do amor. Uma pessoa justa não fica com algo que não lhe pertence; pelo contrário, conserva o que é do outro e coloca à disposição aquilo que é seu, porque todo justo é generoso.

Na falta de generosidade sempre haverá injustiça. Se seu coração tem o desejo e está trabalhando para devolver aquilo que é do outro, este é o primeiro passo no caminho de justiça, a graça de Deus estará com você, Ele não vai desampará-lo.

Todos nós somos devedores, pois todo amor é dívida, mas nem toda dívida é amor. Nós devemos amor ao outro porque chegamos a este mundo envolvidos de amor, primeiro pelo amor de Deus e, segundo, pelo amor de nossos pais. Se sua história foi desprovida de amor, saiba que pelas mãos de alguém o amor chegou até você.

Todos nós temos feridas e lacunas de amor em nossa vida, mas é fato que somos amados. Deus nos ama e colocou outras pessoas em nosso caminho para manifestar Seu amor por nós. Se recebemos gratuitamente esse amor, mesmo não tendo feito nada para merecê-lo, o amor pelo próximo é nossa dívida.

Temos a obrigação de amar, mesmo se não fomos amados da maneira que queríamos ou deveríamos, pois todo amor que recebemos foi graça, bênção e o devemos ao próximo, amor que se traduz em atos concretos.

A passagem bíblica meditada hoje nos revela uma verdade maravilhosa: o amor não faz mal a ninguém. Se há maldade em algo é sinal de que não há amor; se existe esse sentimento contra uma pessoa é porque falta amor. A maior alegria desta vida é amar.

É próprio do ser humano ter manifestações de raiva. A raiva em si não é má, quando vemos uma injustiça e sentimos indignação isso não é mau. O que faz mal é direcionar a raiva contra alguém e o que fazemos a partir do que sentimos.

Um sábio afirmava que a melhor coisa a fazer para escapar da raiva é parar. Eis uma dica para quando sentirmos raiva, ficar parados, não andar, não nos mexer, não falar, porque o menor movimento a [raiva] faz crescer.

Nunca uma coisa é bem feita quando estamos tomados pelo sentimento da raiva. A raiva, a ira e outros sentimentos maus não fazem mal somente para o próximo, mas primeiramente para quem os sente.

Se você quer saúde interior esvazie seu coração dos maus sentimentos, das coisas negativas e coloque tudo isso aos pés de Jesus. Respire o ar do Espírito Santo, dispa-se de tudo aquilo que o envenena para vestir-se do sentimento de compaixão, paciência e compreensão.

Tire do seu coração todo o negativismo e todos os sentimentos maus; deixe entrar apenas coisas boas nele. Ame com abundância, pois quem ama cumpre plenamente a Lei de Deus.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa: